fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

O prazo para realizar a Declaração Anual do Microempreendedor Individual (DASN-MEI) 2022 está chegando ao fim. Os empreendedores precisam entregar o documento até amanhã (30). Também conhecida como DASN-Simei, a declaração de renda anual é considerada uma das únicas obrigações do MEI.

Tudo que você precisa saber sobre o MEI em 2022

Independentemente da quantia arrecadada, todo empreendedor que decidiu abrir um CNPJ até o mês de dezembro de 2021, é obrigado a realizar a entrega da Declaração Anual.

Resumindo, a Declaração Anual do Microempreendedor Individual, funciona como o Imposto de Renda da Pessoa Física, servindo como uma espécie de fechamento financeiro. No documento, será analisado tudo aquilo que a sua empresa faturou e gastou, no ano anterior ao da declaração.

As vantagens e desvantagens de ser MEI

Como fazer para informar os rendimentos do MEI no momento da declaração

Seja para o ICMS ou ISS, os rendimentos devem ser informados de maneira bruta. Caso a declaração seja entregue após o prazo estabelecido, o MEI ficará sujeito ao pagamento de uma multa com o valor de R$ 50,00 ou 20% sobre o valor em que ele estiver realizando a declaração. Portanto, é sempre bom evitar futuras dores de cabeça com o Governo, não esqueça de realizar o preenchimento do seu documento até amanhã (30).

MEI: Saiba por que você deve ter um certificado digital

Como já falamos aqui, aqueles que abriram um CNPJ até o dia 31 de dezembro do ano passado, precisam realizar a declaração deste ano. Enquanto isso, os que se tornaram Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2022, independentemente do mês de abertura, vão ter que entregar a declaração apenas em 2023.

Aqueles que não entregarem a declaração anual podem ter o CNPJ cancelado. Além disso, isso também é prejudicial para a abertura de um CNPJ futuro.

As diferenças entre CLT, MEI e PJ

Passo a passo para realizar a declaração do MEI 2022

Ebook: Vale a pena ser MEI?