fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe como precificar seus honorários contábeis? Estipular o valor de um trabalho realizado da forma mais justa e possível para poder ser competitivo, porém, sem abrir mão do retorno financeiro dos serviços prestados, é uma das maiores dificuldades encontradas por um profissional liberal, em especial os contadores.

Muitos profissionais do setor contábil não possuem noção de quanto devem cobrar pelos serviços prestados e começam a utilizar parâmetros completamente arbitrários na precificação de seus serviços. Tudo isso pode ser prejudicial não só para o seu negócio, mas também para a categoria. Uma vez que uma “má gestão” pode causar sérios prejuízos financeiros, ou até mesmo a não continuidade do seu escritório.

No conteúdo de hoje, a Infoco vai te dar 5 dicas de como o contador pode precificar os seus honorários contábeis. Quer ler um conteúdo completo sobre o tema? Clique no link a seguir e saiba tudo sobre precificação de serviços de contabilidade.

Como precificar serviços de contabilidade?

5 passos para precificar honorários contábeis #1: Entenda o cenário geral do mercado

Antes de sair definindo os preços do seu serviço, procure se informar sobre a sua concorrência. Você sabe quanto eles estão cobrando pelo mesmo tipo de serviço que você oferece?

Embora este não seja um fator DETERMINANTE para o sucesso do seu negócio ou não, afinal, oferecer um serviço mais barato nem sempre é garantia de sucesso. No entanto, é sempre bom estar atento ao seu redor.

Sendo assim, podemos dizer que fazer uma pesquisa de mercado, deve ser a primeira medida tomada pelo contador. Após fazer isso, o profissional terá uma perspectiva maior sobre o quanto está sendo competitivo, ou não, naquilo que diz respeito ao preço.

Contudo, é preciso ter cuidado antes de se informar sobre quanto é cobrado por cada serviço do pacote. Isso porque seus concorrentes podem estar oferecendo um serviço mais barato, porém, sem a mesma qualidade e sem utilizar as ferramentas capacitadas que você utiliza. Neste tipo de situação, fique atento ao que se cobra, e não quanto se cobra.

Como fazer um diagnóstico contábil?

5 passos para precificar honorários contábeis #2: Entenda os processos que envolvem as finanças do seu negócio

Antes de tomar qualquer decisão a respeito do seu negócio, o contador precisa conhecer e entender todos os processos que envolvem as finanças da empresa. Entre eles estão: 

Para deixar a situação mais confortável, organize todos os itens citados acima em um software no seu dispositivo, para que você possa ter mais controle sobre a real situação do seu escritório. Com isso, ficará muito mais fácil conseguir visualizar e estudar detalhadamente cada processo, para então saber quais são os pontos que podem ser melhorados. 

Após saber exatamente por onde passam as finanças do seu negócio, sua gestão de recursos será muito mais eficiente. Resumindo, o contador terá todas as informações necessárias para cuidar da vida financeira do seu negócio.

5 dicas para aumentar a renda da sua contabilidade

5 passos para precificar honorários contábeis #3: Analise o preço mínimo

O preço mínimo, é responsável por manter a sustentabilidade do seu negócio. Antes de fazer esta análise, procure levantar todos os custos do seu escritório, variáveis e  fixos, além de despesas mensais.

Mais uma vez, precisamos ressaltar a importância que o contador precisa ter para mensurar isso por cada serviço. Na maioria das vezes, a gestão do tempo das horas produtivas da sua equipe conseguem te dar uma boa ideia para que o profissional consiga calcular o valor.

Antes de continuarmos a leitura, nos responda uma pergunta: Você sabe vender contabilidade? Se a resposta for não, clique no link a seguir e saiba tudo aquilo que você precisa saber para vender seu serviço contábil.

O que você precisa saber para vender contabilidade

Voltando para a gestão do tempo, sabia que um sistema de gestão pode te ajudar a medir o tempo produtivo, fazendo com que ele seja completamente integrado com a solução principal de software utilizada por você e sua equipe? Converse com o seu fornecedor e confira o que ele pode te oferecer, são várias soluções, como por exemplo:

Contabilidade online vale a pena?

Após isso, realize uma estimativa mais conservadora de quantos clientes você pode atender em um mês. Ou, dependendo da forma com que você trabalha, quantas horas você precisaria trabalhar durante o período atendendo ao máximo de serviços possíveis.

Por fim, divida os custos pelo número de clientes/serviços, para chegar ao preço mínimo que é necessário cobrar para cobrir os gastos e estar em um ponto de equilíbrio.

5 passos para precificar honorários contábeis #4: Encontre um ponto de equilíbrio

Para que você possa entender os limites de uma negociação e não comprometer o funcionamento de suas atividades contábeis, é extremamente importante que você encontre o ponto de equilíbrio ideal. Lembre-se que a sua meta de lucro está diretamente ligada ao quanto você cobrará acima do valor estipulado como ponto de equilíbrio.

Vamos lá, suponha que você tem R$ 5.500 por mês em gastos e despesas, contando tudo que você possa imaginar (aluguel de sala, luz, água, internet, iptu, telefone, etc.) Se você atende em torno de 10 clientes por mês, quanto você terá que cobrar de cada um deles? Na prática, a quantia MÍNIMA cobrada pelo seu escritório deverá ser de R$ 550,00, assim você poderá arcar com suas obrigações financeiras.

Quais são as parcerias ideais para contabilidades?

#5: Defina seu lucro

Após entender como se encontra o atual cenário da contabilidade,  entender os processos que envolvem as finanças do seu negócio, ter uma noção do preço mínimo e encontrar um ponto de equilíbrio, finalmente chegou o momento do contador definir o seu lucro.

Ao precificar seu serviço você não deve considerar apenas os gastos, os lucros também devem estar presentes. Faça uma pesquisa de qual é a média de lucro base dos outros escritórios, assim você não definirá preços caros e baratos, mas sim de acordo com o seu tipo de serviço prestado.

Já tem um Certificado Digital?

O certificado digital é uma das ferramentas modernas mais úteis dos últimos anos. Empreendedores de diversos segmentos podem se beneficiar desse recurso, que pode ser usado para operações pequenas, médias e grandes do dia a dia.

Seja você da contabilidade, ou de qualquer outra área, é fundamental saber como usar o certificado digital em toda a sua potencialidade, para diversas ações do seu dia a dia. Afinal, modernizar o negócio é uma vontade que qualquer empreendedor possui. Ninguém quer ficar para trás.

Sabia que com o uso do certificado digital você reduz diversas burocracias do seu dia a dia? A Infoco comercializa certificados digitais de diversos modelos, com metodologias que se encaixam nas necessidades de cada cliente. 

Emita o seu certificado digital agora mesmo

Se você precisar realizar alguma transação bancária, acessar algum portal da Receita Federal, assinar um contrato online, emitir uma nota fiscal, transferir um veículo, ou até mesmo fazer a declaração do seu imposto de renda, o certificado terá um papel fundamental e facilitador na sua rotina.

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital