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Você já sabe como e onde é possível comprar um certificado digital? Essa ferramenta, que está cada vez mais popular entre empresas e pessoas físicas de diversos segmentos, é uma das tecnologias mais úteis para o ambiente corporativo. 

Com o certificado digital, é possível levar todas as negociações para o ambiente virtual, agilizando processos, reduzindo custos operacionais e tornando o nosso dia a dia mais dinâmico. Tarefas que antes levavam dias, podem ser resolvidas em poucos minutos, graças ao uso da ferramenta.

Além disso, é um recurso fundamental para oferecer mais segurança aos usuários durante a navegação on-line, funcionando como uma espécie de identidade virtual, que legitima as operações e garante o sigilo, por meio de criptografia. 

Neste artigo, vamos te mostrar como é possível comprar um certificado digital, de diversas formas. Porém, antes vamos recapitular alguns benefícios dessa ferramenta, explicando como ela funciona e quais são os seus principais recursos. Confira abaixo!

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O que faz um certificado digital?

De forma bem resumida, podemos dizer que o certificado digital é uma espécie de documento de identidade on-line, que pode ser usado tanto por pessoas físicas, com o e-CPF, quanto por pessoas jurídicas, que usam o e-CNPJ.

Com a popularização das compras e negociações on-line, surge a necessidade de criar um documento digital que garanta não só a agilidade dessas operações, mas também a sua segurança. É para isso que o certificado digital serve. É uma ferramenta que garante que a identidade dos envolvidos em um negócio esteja correta.

O certificado digital é usado para:

Ou seja, com o certificado digital em mãos, você consegue otimizar seus processos corporativos com extrema segurança. Os riscos de invasões ou fraudes são muito reduzidos, justamente por conta das entidades envolvidas nesse processo. Vamos falar sobre elas abaixo. 

Que empresa pode me vender um certificado digital?

Muitas entidades fazem parte do processo de criação, venda, emissão e validação de certificados digitais. A produção de um certificado digital passa por diversos critérios, que envolvem órgãos responsáveis que garantem a funcionalidade e a segurança da ferramenta.

Existem quatro entidades principais no processo de emissão do certificado digital. Todas elas, juntas, são responsáveis para que o documento chegue até as pessoas com segurança. Vamos falar sobre cada uma abaixo.

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)

O ITI é o órgão mais importante do processo de certificação digital brasileiro. Essa entidade tem a missão de coordenar o processo de certificação em todo o país, de forma tecnológica. Ou seja, é o órgão responsável por garantir a segurança do certificado digital.

Também é missão do ITI coordenar projetos de melhoramento de tecnologias de identidade digital, gerindo também a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil)

A ICP-Brasil é um órgão responsável por manter a estrutura de chaves públicas do certificado digital. Na prática, é uma entidade que cria regras, normas e práticas que devem ser seguidas pelas Autoridades Certificadoras (ACs) no processo de certificação, garantindo assim a sua segurança. É considerada a Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) do Brasil.

Também é responsabilidade da ICP-Brasil, junto ao ITI, fiscalizar as Autoridades Certificadoras (AC) e Autoridades de Registro (AR), para garantir que todas estão cumprindo seus papéis e seguindo as normas necessárias da certificação

No Brasil, todos os certificados digitais devem ter o selo ICP-Brasil, que garante a funcionalidade e segurança do documento.

Autoridade Certificadora (AC)

As ACs são empresas subordinadas à ICP-Brasil (a Autoridade Certificadora Raiz), que tem como missão emitir, renovar, revogar, distribuir e validar certificados digitais. As ACs são responsáveis por fornecer a chave privada de criptografia, correspondente à chave pública, que garante a segurança dos documentos para o usuário.

Assim, a AC garante que o documento não será fraudado. É ela quem fornece o sistema e de fato emite o certificado digital para os usuários. As ACs são auxiliadas por empresas de outra categoria, as chamadas Autoridades de Registro (AR).

Autoridades de Registro (AR)

As ARs são as empresas responsáveis por coletar a documentação de quem solicita um certificado digital, fazendo todo o papel burocrático para validar a identidade do usuário perante a AC. 

Ou seja, são empreendimentos que atuam como intermediários entre o usuário e a AC, garantindo que todo o processo burocrático foi feito corretamente para, desta forma, solicitar a emissão do documento. É um papel fundamental, que agiliza e descentraliza todo o processo de emissão. 

Trabalhando em perfeita harmonia, o ITI, a ICP-Brasil e as demais ACs e ARs espalhadas pelo Brasil garantem a emissão de certificados digitais em diversos modelos e formatos, garantindo assim uma maior segurança no ambiente on-line.

Quais são os tipos de certificado digital que existem?

Você sabe quais são os principais tipos de certificados digitais que existem no mercado? Em geral, o mais comum é que as pessoas compram certificados e-CPF, feitos para pessoas jurídicas, e e-CNPJ, modelo criado para empresas e profissionais autônomos.

Com ambos os modelos, é possível assinar documentos digitalmente, emitir notas fiscais, acessar portais do governo (Receita Federal, e-Social, Conectividade Social, entre outros) e transmitir dados no meio digital.

Além desses dois modelos, existem diversos certificados digitais específicos, feitos para uma determinada profissão É o caso de certificados como o e-Contador, e-Jurídico e e-Saúde. Com o último, por exemplo, é possível assinar receitas médicas em consultas on-line de forma válida e segura.

Esses são os modelos principais de certificado digital no mercado, mas também há uma diferenciação importante para essa tecnologia: o formato. Existem dois formatos principais de certificado digital, que se diferenciam pelo tipo de mídia, ou seja, o local em que o documento fica armazenado, e também pela validade do certificado.

São dois formatos principais de certificado digital: A1 e A3. O A1 tem esse nome por conta de sua validade, que é de 12 meses (ou 1 ano). Ele é armazenado em formato de software, ou seja, fica na chamada nuvem. Pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico.

O A3, por outro lado, tem uma duração de 3 anos. Ele é armazenado em mídias físicas, como tokens, smart cards, entre outros dispositivos que podem ser inseridos em um computador. Ambos os formatos, podem ser comprados e renovados posteriormente.

Comprando e validando certificados digitais

Agora, é hora de explicar o ponto mais importante do processo, que é a compra de certificados digitais. Como explicamos acima, o processo de compra e validação da certificação passa pela Autoridade Certificadora (AC) e Autoridade de Registro (AR).

A Infoco Digital já exerceu esses dois papéis em sua história, começando a trajetória como AR, mas se tornando AC com o passar do tempo. Hoje, somos uma empresa envolvida em todas as etapas desse processo, garantindo mais agilidade e segurança.

Para comprar um certificado digital, você deve:

  1. acessar o site da AC em questão;
  2. escolher o modelo e formato de certificado que você precisa;
  3. validar o certificado digital por meio da documentação;
  4. emitir o certificado aprovado.

O processo de compra do certificado é bem simples e autoexplicativo. No caso da Infoco, por exemplo, basta entrar no site, escolher o modelo do seu interesse e acessar o nosso e-commerce. Depois, basta escolher o método de validação do documento.

O momento de validação é que traz algumas questões extra. Isso porque ele pode ser realizado de duas formas diferentes, sendo feito presencialmente ou on-line. Aqui na Infoco, trabalhamos com 4 formas de validação, duas on-line e duas presenciais. Vamos falar sobre elas abaixo.

Validando de forma presencial

Após confirmar a compra do seu certificado digital, chega o momento de renovar o documento. Para fazer isso de forma presencial, você tem duas opções:

  1. ir até à loja em que você adquiriu o certificado, com toda a documentação exigida em mãos;
  2. agendar uma visita em sua própria empresa ou casa, para fazer a validação.

O primeiro processo é mais simples. Basta recolher toda a sua documentação e ir até uma unidade Infoco próxima de você. Por lá, um dos nossos agentes de registro vai realizar a coleta de dados e a validação, para garantir que o seu certificado possa ser emitido.

No outro método, que chamamos de Atendimento VIP, agendamentos uma visita até o seu local de interesse, para fazer a validação sem que você precise sair de casa. Esse atendimento in loco não está disponível em todas as unidades Infoco, por isso, é importante checar com cada local para se certificar de que o processo está funcionando.

Agora, se você busca mais facilidade e agilidade na hora de validar o seu certificado digital, as opções on-line podem ser um bom caminho para você.

Validando on-line

Com o avanço da tecnologia, o processo de validação de certificado digital se tornou ainda mais fácil. Em 2021, a ICP-Brasil passou a permitir que todas as ACs brasileiras pudessem realizar a validação de certificado por videoconferência. Essa liberação facilitou a vida das empresas e dos clientes, que ganharam mais tempo no processo.

Hoje, a Infoco trabalha com duas formas de validação de certificado digital on-line:

  1. validação e emissão on-line com certificado A3 (na compra de um segundo certificado);
  2. validação por videoconferência.

No primeiro método, você consegue emitir o seu certificado digital usando outro que já adquiriu anteriormente. É um processo que dá total autonomia ao cliente, mas há um porém: só é possível para quem já é cliente Infoco, ou seja, quem fez o cadastro biométrico previamente para obter um certificado.

Se este não for o seu caso, o melhor a fazer é partir para a segunda opção, que é a emissão por videoconferência. Para fazê-lo, você precisa selecionar esse método no e-commerce, no momento da compra. 

Depois de finalizar a compra do certificado, você recebe um e-mail da Infoco com todos os detalhes do agendamento da videoconferência, junto a solicitação de documentos.

Em seguida, o processo fica muito simples. Basta comparecer à videochamada, com os documentos exigidos em mãos, para dar início ao processo de emissão. Em poucos minutos, o agente de registro valida a sua identidade e libera o documento.

Para participar da videoconferência, você deve acessar o link, enviado anteriormente por e-mail, usando um computador, tablet ou celular. Durante a videochamada, recomendamos que você use o navegador Google Chrome. 

Também é importante fazer o processo em um ambiente limpo, bem iluminado, sem grandes barulhos ou distrações. O sigilo do procedimento também é fundamental, por isso, é recomendado que você não faça a videochamada em um ambiente com outras pessoas.

A certificação por videoconferência foi uma das maiores evoluções do mercado da contabilidade nos últimos anos. Ela proporcionou um método de compra e validação de certificados digitais muito mais barato, ágil e eficiente. Agora, você consegue ter o seu documento sem precisar sair de casa!

Garanta já o seu certificado digital!

Agora que você já conhece todas as formas de comprar, validar e emitir um certificado digital, é hora de colocar a mão na massa e garantir o seu com a Infoco Digital!

Somos uma Autoridade Certificadora (AC), mas também temos uma longa trajetória no mercado como Autoridade de Registro (AR). Há mais de uma década, comercializamos certificados digitais de diversos modelos, com metodologias que se encaixam nas necessidades de cada cliente. 

Além da experiência ampla, contamos com o suporte do Grupo Infoco, uma rede de empresas especializadas em soluções tecnológicas. Nosso objetivo é empoderar todos os clientes, auxiliando não só no processo de compra dos certificados, mas também garantindo que todos saibam usar as ferramentas da melhor forma.

Assim, geramos resultados melhores para nós e para nossos clientes, que estão cada vez mais conectados, com uma rotina de trabalho mais ágil e dinâmica. Agora que aprendeu como comprar um Certificado Digital, garanta já o seu!

Ainda tem dúvidas sobre os certificados digitais e suas formas de funcionamento? Você pode esclarecer tudo acompanhando os conteúdos do nosso blog, ou enviando uma mensagem pelo Instagram e/ou site. Venha crescer junto com a gente!