fbpx

Tempo de leitura: 7 minutos

Todo recém-formado da faculdade tem muitas dúvidas sobre o futuro. Independentemente da profissão, é difícil decidir o que fazer na carreira sem ter uma noção de como o mercado de trabalho funciona na prática. Com os profissionais da contabilidade, isso não é diferente. É necessário se preparar para definir os rumos da carreira de uma forma inteligente.

Se você acabou de se formar na faculdade de contabilidade e está com dúvidas sobre o seu futuro (e você certamente está), este texto é para você! Por aqui, vamos dar algumas dicas de como você pode criar uma estrutura de trabalho que funcione, mostrar os principais caminhos possíveis na carreira de contador e explicar como é possível ser bem-sucedido de diferentes formas nesse mercado tão amplo.

Também vamos dar algumas dicas práticas, sobre conhecimentos que você precisa dominar o quanto antes para continuar crescendo como profissional, independentemente da empresa ou do regime de trabalho em que você atua. A Infoco Digital está aqui para ajudar qualquer contador no início de carreira. Confira as nossas dicas abaixo!

Leia também: Certificado Digital é necessário para o produtor rural: saiba como a ferramenta pode ser útil

Estrutura ideal para trabalhar como contador

Antes de falarmos sobre medidas mais práticas, é importante lembrar de algo fundamental: o mercado da contabilidade está se modernizando constantemente e isso deve fazer parte da nossa rotina de trabalho.

As novas tecnologias estão sempre voltadas para a facilitação de processos e a simplificação das relações de trabalho. O certificado digital, por exemplo, que é o grande motor da Infoco, é uma tecnologia que está sempre passando por mudanças. Um exemplo foi a liberação por videoconferência, que foi liberada em 2020.

Entretanto, algumas normas antigas continuam valendo, apesar das mudanças do mercado. Sempre vai caber ao contador a obrigação de zelar pela saúde financeira dos empreendimentos em que trabalha e isso sempre será uma verdade da profissão, independentemente da tecnologia que está sendo empregada, ou do ramo escolhido.

Porém, para desempenhar o trabalho com qualidade, é preciso montar uma estrutura bem elaborada, que te ajuda a organizar os processos e garantir a execução do trabalho dentro do que é viável.

A primeira coisa que você deve pensar é na estrutura de trabalho para começar a carreira. Se você é um autônomo (e vamos falar mais sobre isso a seguir), por exemplo, é imprescindível que você tenha uma estrutura de trabalho bem montada, para evitar transtornos durante o expediente. O mesmo vale para quem é contratado por uma empresa. É preciso se preparar. Por isso, indicamos que você:

Seguir todos esses passos citados acima é importante para dar o pontapé inicial na carreira, estabelecendo metas e objetivos concretos e se preparando para enfrentar os desafios da profissão, que são inúmeros.

O atendimento é a primeira imagem que seu negócio deixa para os clientes. Preparamos um guia gratuito do atendimento ideal. Baixe agora!

Conhecimentos iniciais

Ao começar a sua carreira de contador, também é importante buscar o domínio completo de algumas habilidades, que são fundamentais para trabalhar em qualquer empresa ou organização. Para controlar a saúde financeira de um negócio e regularizar suas questões contábeis, é necessário dominar os seguintes conhecimentos:

  1. emissão de notas fiscais eletrônicas (NFS-e);
  2. SPED fiscal e suas especificidades;
  3. técnicas de obtenção e manutenção de clientes;
  4. habilidades básicas de gestão;
  5. assinaturas eletrônicas e digitais, por meio de certificado digital;
  6. avaliação operacional de empresas, com análise de custo-benefício, eficiência, etc.

Também é fundamental acompanhar as notícias da contabilidade constantemente, para estar por dentro das grandes novidades do mercado. Assim, você não perde as principais coisas que estão acontecendo e pode se planejar melhor para realizar as atividades que precisa.

É importante lembrar que existem diversos caminhos para um contador. Você pode trabalhar em uma empresa comum, de qualquer ramo, ou buscar um negócio voltado especificamente para a contabilidade. Também há a opção de atuar como um autônomo, escolhendo seus próprios clientes e trabalhando com eles dentro do seu tempo.

Aprenda a calcular o valor ideal de seu produto, considerando todos os custos!

Agora, vamos explicar as vantagens e desvantagens de cada caminho de carreira. Confira!

Os caminhos da carreira de contador

Existem diversos caminhos que um contador pode trilhar em sua carreira. É possível ser bem-sucedido fazendo diversas coisas, de formas diferentes, mas para tudo, é necessário ter uma certa preparação

A carreira mais tradicional para um contador é prestar serviços para uma empresa, seja como empregado contratado na CLT, ou como um autônomo, que atua sob um contrato de pessoa jurídica. Há vantagem em ambas as modalidades de trabalho, mas também é necessário tomar cuidado com os problemas que surgem. 

Autônomo ou empregado?

Quando você tem um vínculo empregatício pela CLT, você tem diversos direitos trabalhistas garantidos, que dão mais estabilidade e segurança para os seus rumos profissionais. Porém, nesses moldes, há uma certa perda de liberdade. Um contador CLT está limitado a prestar serviços para a empresa que o contratou. Dificilmente será liberado para atuar com outros empreendimentos.

Já o autônomo, por outro lado, tem menos segurança profissional. Seu contrato de trabalho pode ser rompido a qualquer momento, sem qualquer benefício ou recurso. Porém, há uma maior liberdade nas relações de trabalho. Além de poder atuar com outros negócios, o autônomo tem a facilidade de se organizar no dia a dia, montando uma rotina de trabalho própria.

Tudo que é importante saber sobre o MEI.

Principais vantagens e desvantagens

Como explicamos acima, existem diversas vantagens e desvantagens em ser um profissional de contabilidade autônomo ou vinculado a uma empresa. Vamos listar as características de ambas as atividades.

Vantagens em ser autônomo

  1. Mais facilidade para organizar a rotina de trabalho na busca por especializações;
  2. Liberdade para trabalhar com mais de uma empresa ao mesmo tempo;
  3. Horários flexíveis de trabalho.

Desvantagens em ser autônomo

  1. Maior pressão e responsabilidade nas entregas;
  2. Falta de garantia em relação ao faturamento, que pode variar mês a mês;
  3. Ausência de benefícios em caso de desemprego.

Sobre o modelo de tributação e recebimento, é importante relembrar que o autônomo não necessariamente precisa ser MEI, ou ter um CNPJ. É possível receber por meio de Recibo de Pagamento Para Autônomo (RPA), que envolve pagamento de INSS e descontos na renda, que são calculados de acordo com a quantidade recebida.

Vantagens de atuar como contador em uma empresa

  1. Estabilidade profissional e financeira, já que o cargo está garantido;
  2. Menor grau de responsabilidade na organização pessoal, já que a empresa coordena suas atividades e horários;
  3. Possibilidade de crescimento e plano de carreira bem definido.

Desvantagens em atuar como contador em uma empresa

  1. Pouca liberdade para organizar demandas e horários;
  2. Obrigações hierárquicas com a empresa podem atrapalhar o desenvolvimento de algumas habilidades;
  3. Impossibilidade de prestar serviços para mais de uma empresa ao mesmo tempo.

No caso dos trabalhadores formais, tudo é feito sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas, conhecido popularmente como CLT. Esse é o modelo de trabalho formal do Brasil, usado por quase todas as empresas que contratam pessoas físicas por meio da Carteira de Trabalho.

É possível triunfar seguindo qualquer um dos dois caminhos, seja autônomo ou empregado. No começo de carreira, é bem comum que contadores priorizem trabalhos em empresas, para buscar mais experiência e conhecimento de mercado. Ao longo do tempo, depois de ganhar mais estrutura profissional, alguns contadores decidem até mesmo montar o seu próprio negócio.

O caminho empreendedor também é um rumo possível para contadores. Muitos são administradores por natureza, e ao mergulhar em questões de finanças e gestão das empresas, acabam ganhando aptidão para montar um negócio próprio. É sobre esse modelo que vamos falar abaixo.

Empreendendor como contador

Um terceiro caminho, diferente dos que citamos acima, é o de abrir uma própria empresa de contabilidade. Essa é uma possibilidade muito comum para profissionais da área, especialmente os mais experientes, que já possuem qualidade técnica e maturidade para construir um negócio sólido.

Vantagens de ter a própria empresa de contabilidade

  1. Maior margem de lucro, dependendo do nível do empreendimento;
  2. Possibilidade de atender diversos clientes ao mesmo tempo, estabelecendo uma parceria sólida;
  3. Capacidade maior de investimento e busca por inovações do mercado, em parceria com outras empresas.

É um contador iniciante? Temos um guia gratuito para você ter sucesso!

Desvantagens em ter a própria empresa de contabilidade

  1. Dificuldade inicial para obter lucro e investimento;
  2. Alta competitividade com grandes empresas;
  3. Necessidade de habilidades avançadas de gestão, tanto para os funcionários, quanto na busca por novos clientes e parceiros.

Uma empresa de contabilidade pode funcionar sob diversos regimes tributários. É possível ser Microempreendedor Individual (MEI), montar uma Sociedade Autônoma (S.A), Sociedade Limitada (LTDA.) e diversas outras formas de organização, que possuem suas próprias vantagens e desvantagens, tributações diferentes, entre outras especificidades.

No fim das contas, não há um caminho certo e bem desenhado para contadores. É possível se dar bem como um profissional empregado pelo resto da vida, crescendo em uma empresa e se tornando referência no mercado. Também é possível conquistar muita coisa sendo autônomo, criando assim a experiência necessária para abrir o próprio negócio no futuro.

Abordamos todas essas possibilidades para mostrar que o mercado da contabilidade é muito rico em opções profissionais, desde que você se dedique e crie um ambiente propício para o aprendizado constante e o desenvolvimento de habilidades na prática.

Porém, caso esteja em seus planos a ideia de criar uma empresa própria, é importante ter em mente que nenhuma empresa surge do nada, ou cresce sozinha. É preciso encontrar colaboradores e parceiros fortes no mercado de trabalho, que possam fornecer investimentos, emprestar estruturas e até mesmo dividir o know-how do mercado. 

Parcerias relevantes

Nessa etapa da carreira, é importante contar não só com um vasto conhecimento, mas também com parcerias confiáveis de empresas como a Infoco Digital. Na hora de abrir uma empresa, você precisa de suporte técnico para alavancar o empreendimento. É isso que nós oferecemos. Nossos parceiros contam com diversos benefícios, como

Ao contar com um grande parceiro na contabilidade, você consegue acelerar o crescimento do seu próprio negócio, que ganha uma estrutura pronta para trabalhar, sem a necessidade de grandes investimentos iniciais. É uma grande etapa para a independência que deve ser conquistada no futuro.

Além disso, a Infoco Digital é uma Autoridade Certificadora (AC), título dado às empresas especializadas em certificados digitais. Essa ferramenta é fundamental para contadores e empreendedores, porque ajuda não só no cumprimento de obrigações ao fisco, mas também na gestão empresarial do dia a dia, com assinatura de contratos e emissão de notas fiscais.

Preciso de ajuda. Como começar?

Ainda tem dúvidas sobre o mercado da contabilidade? Nós podemos te ajudar! A Infoco Digital está sempre pronta para auxiliar jovens contadores no mercado de trabalho, que precisam de orientação nos conceitos fundamentais da área. Por isso, criamos um conteúdo especial, o e-book Guia Jornada do Novo Contador.

Esse material traz diversas dicas essenciais para contadores recém-formados que estão se encaixando no mercado de trabalho. Por lá, você encontra formas de organização, conhecimentos essenciais e até mesmo sites e aplicativos úteis para iniciantes da profissão. 

Caso ainda tenha algum questionamento, você pode entrar no nosso site para checar a nossa sessão de dúvidas frequentes. Lá, você também encontra diversos conteúdos sobre o mercado da certificação digital e ainda pode garantir o seu documento pelo nosso e-commerce. Vendemos certificados de modelo A1 e A3, para pessoas físicas e jurídicas, de diversos segmentos.

Você também é bem-vindo no nosso Instagram! Por lá, você pode acompanhar as principais novidades do Grupo Infoco e conversar com a gente diretamente. Mande suas dúvidas por lá!

Esse material gratuito é imperdível: FORMAS DE AUMENTAR A RENDA EM SEU ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE!