fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Tendências da contabilidade: Saiba mais

Como todos nós sabemos, o ano de 2022 foi bastante desafiador para o setor contábil, com diversas adequações e mudanças que favorecem o crescimento contínuo da área.

Tudo que você precisa saber para ser um “Contador do Futuro” em 2023

Com o passar dos últimos anos várias novidades começaram a surgir, e com isso, grandes tendências contábeis passaram a ser evidenciadas, sobretudo, nas vertentes de tecnologia e automação de processos.

Tecnologia na contabilidade: conheça algumas instruções para inovar seu escritório

Sendo assim, o contador já precisa botar na sua cabeça que o ano de 2023 não será diferente! O novo ano que está prestes a começar, chegará com grandes perspectivas para a área e com uma expectativa de crescimento muito acelerado no campo econômico, com várias possibilidades e um mercado bastante aquecido para os profissionais contábeis.

A importância do Contador do Futuro para o sucesso dos negócios em 2023

Em meio a tantas novidades, nada melhor do que estar por dentro das principais novidades do setor para o ano de 2023, correto? Pensando em você, a Infoco preparou um conteúdo com 5 tendências da contabilidade para o próximo ano. Vamos lá!? Boa leitura.
Mas antes disso, que tal conferir um guia completo com algumas mudanças que vão impactar a contabilidade no próximo ano? A Infoco preparou um material completo para você! Nele, você encontrará informações sobre:

Principais mudanças que vão impactar a contabilidade em 2023

Confira a seguir 5 tendências da contabilidade que todo profissional precisa estar atento para o ano de 2023!

Contabilidade: Uso de novas ferramentas digitais

Durante os últimos anos, consumidores e empresas precisaram adotar soluções digitais para algumas transações, incluindo serviços de contabilidade. Podendo ir de programas contábeis baseados em nuvem a assinaturas eletrônicas, os clientes desejam que sua empresa de contabilidade forneça tecnologias fáceis de usar, que geram economia de tempo e seja conveniente para comunicações e transações.

Assinatura Eletrônica: saiba quais são e como diferenciar

Para o ano de 2023, a segurança continua sendo uma preocupação. A transferência de dados pelo ciberespaço e o aumento da comunicação tecnológica, acabam criando medos adicionais de segurança dentro e fora da organização.

No entanto, para que isso aconteça, é necessário aumentar a automação contábil. Lembre-se que a necessidade de tarefas de contabilidade e a entrada de dados irá diminuir à medida que o uso da automação contábil aumentar.

Contudo, pelo lado positivo, empresas que adotam soluções de automação possuem mais tempo para se dedicar a oferecer outros serviços para os clientes, como por exemplo, assessoria financeira, soluções criativas para empresas e consultorias. Além do mais, vale ressaltar que a automação corta custos internos e torna a empresa mais competitiva.

Utilizar a tecnologia para melhorar os serviços é sempre o melhor caminho! Nos dias de hoje, é preciso mais do que apenas uma grande ideia para obter sucesso em uma empresa. Isso porque o atendimento ao cliente tem que ser um dos aspectos mais importantes para o contador em 2023 e no futuro.

5 lições que contadores devem saber em 2023

Contabilidade: Integração Contábil

Uma das principais demandas para os escritórios contábeis no ano de 2023 é a integração de sistemas contábeis, rotinas financeiras e softwares de gestão em uma única plataforma.

Vale destacar que a integração contábil possibilita que os contadores e clientes consigam otimizar o seu tempo e ampliar a sua produtividade. Eles conseguem fazer isso desburocratizando processos trabalhosos e minimizando grandes intervenções e ações por parte dos contadores. O serviço se torna mais ágil, dinâmico e flexível.

Contabilidade: Serviços Contábeis por assinatura

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa “Capterra” com foco em negócios por assinatura, 9 de cada 10 entrevistados (94%) já conta com alguma inscrição nesse modelo de serviço.

Lembrando que o formato de consumo é caracterizado pelo pagamento mensal de um serviço para usufruí-lo durante um período de tempo, sem nenhum tipo de restrição.

Vale ressaltar que na contabilidade, a assinatura dos serviços contábeis continuará em alta por muito tempo e promete ser um negócio muito lucrativo, crescente e bastante rentável.

Ebook: Como a Assinatura Digital impacta o mercado

Assessoria MEI

O Brasil possui aproximadamente 14 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos no país. A perspectiva é de que esse número continue crescendo no próximo ano, sendo assim, a “Assessoria MEI” será um serviço contábil bastante procurado em 2023.

A Assessoria MEI nada mais é do que um serviço orientativo que possui o foco em auxiliar o Microempreendedor Individual (MEI) em processos simples para a manutenção preventiva da empresa, como por exemplo:

Ebook: Vale a pena ser MEI?

Blockchain

Você já ouviu falar de Blockchain? Essa tecnologia, que funciona como uma estrutura de dados digitais, é capaz de registrar transações financeiras ou contabilidades. É um recurso muito popular no registro de transferências de bitcoins, a principal moeda virtual.

O blockchain permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informações através da internet. A tecnologia é altamente segura, e por isso viabiliza a transação das criptomoedas.

O blockchain nos possibilita unir a parte de finanças e tecnologia, porém com uma certa vantagem, ele consegue otimizar outros processos além dos financeiros. Além de possuir uma imensa estrutura de alta segurança, existe um enorme potencial, de a tecnologia ajudar nos processos contábeis. Isso facilitaria o trabalho dos contadores e dos clientes.

Dicas para aumentar o faturamento em contabilidades

Dica extra: Inteligência artificial

Uma tendência do mercado contábil que já é uma realidade e irá continuar no ano de 2023 é a adesão de sistemas com base em Inteligência Artificial nas empresas.

Tendências para empresários e empreendedores em 2023

No entanto, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, essa tecnologia não surgiu com o intuito de tomar o trabalho humano, mas sim de dar mais tempo para que ele possa lidar com questões estratégicas das quais a tecnologia não tem domínio. Veja alguns exemplos:

Existe um grupo das principais ferramentas que utilizam a tecnologia e que valem o seu investimento, são elas: