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A transformação digital tem sido uma pauta recorrente e ganhado cada vez mais a atenção das pessoas, especialmente empreendedores, a respeito de quais mudanças norteiam essa transformação, sobretudo como o Certificado Digital contribui para difundi-la. Acompanhe o artigo para saber sobres os três principais pilares da Transformação Digital. 

Transformação Digital: Os três principais pilares

É inegável que atualmente as pessoas do mundo inteiro estão cada vez mais conectadas através das redes de internet. Portanto, pensar em negócios sendo mantidos em uma estrutura totalmente física é praticamente impossível já nos dias atuais.

Quando estendemos esse pensamento para o futuro, tendo em vista que o panorama indica um uso cada vez maior de plataformas e sistemas online, passa a ser impensável que a internet não esteja envolvida em qualquer tipo de negócio.

A tecnologia já transformou o modo com que a grande maioria das empresas administram a relação com os clientes e os processos que envolvem o trabalho. Todas as organizações, em qualquer lugar do mundo, precisam observar os pilares da transformação digital para conseguir implementar, usufruir e se adaptar aos novos meios.

Empresas que optarem por não se atualizar, ou não inserir algumas mudanças fundamentais, podem se tornar obsoletas ou perder competitividade.

Aos gestores e empreendedores que não se prepararam de forma adequada, a transformação digital assusta, por parecer uma implementação altamente complexa. 

Porém, as ferramentas e metodologias já fazem parte de uma realidade para diversas empresas, que podem sair na frente por aplicá-las. É necessário um plano de ação: pesquisar, aprender, fazer um benchmark, analisar as características da empresa para conseguir colocar em prática.

A transformação digital pode ser classificada dentro de três grandes pilares, e conhecê-los é muito importante. Vamos a eles:

Tecnologia e transformação dos processos operacionais

Não existe transformação digital sem tecnologia. A evolução tecnológica modificou a grande maioria dos processos humanos, e é o principal agente dessa transformação.

Além disso, a tecnologia está em constante mudança e atualização, fazendo com que seja necessário se inteirar disso e adequar diversas ferramentas à metodologia e aos processos de cada negócio.

É aqui que entra o Big Data, que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais, que viabiliza uma melhor análise comportamental e de diversos outros aspectos antes da tomada de decisão.

Outro recurso que aparece é o Cloud Computing (computação em nuvem), usado para o armazenamento de dados, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador. Isso faz com que centros de dados sejam disponíveis para muitos utilizadores pela Internet.

Além disso, as redes de internet que se fazem presentes em incontáveis dispositivos conectados, cria oportunidades de análise de dados e oportunidades de negócios de variadas formas.

As empresas precisam estar cada vez mais cientes de como a tecnologia se faz presente, e usufruir dela para fazer parte da transformação digital, e assim, criar oportunidades de ampliar o negócio.

A automação de processos, fez com que tarefas que antes exigiam um maior gasto de energia, tempo e dinheiro, sejam feitas com um gasto muito menor de todos esses recursos. Ou seja, quem não estiver por dentro, perderá competitividade.

Cultura digital e transformação dos modelos de negócios

A cultura digital precisa estar implementada dentro das empresas. Aquelas que já começaram a existir na era digital, já carregam essa cultura. Porém, empresas mais antigas e tradicionais, devem se esforçar para inserir esse ‘mindset’ entre os gestores e colaboradores em todas as áreas do negócio. 

É necessário contar com líderes antenados nas mudanças e evoluções que acontecem a todo momento, que consigam movimentar a empresa e promover atitudes que tirem todos de uma zona de conforto, para que estejam prontos para se atualizar e adaptar todas as novas possibilidades ao negócio.

Além disso, a cultura digital envolve de forma direta os clientes. Além de facilitar e fornecer a experiência mais simples para a compra e consumo dos produtos, de forma ágil e integrada às redes digitais, é necessário que haja uma entrega de valor cada vez maior em todas as etapas.

Para isso, é fundamental que aconteça um maior fluxo de informação, colaboração e trabalho em equipe.

A valorização do potencial humano

Por fim, apesar de toda a automação que a tecnologia consegue oferecer, os humanos pensam, controlam e transformam. Portanto, para que a transformação digital aconteça da melhor forma e consiga ser aplicada para aumentar a competitividade e o resultado das empresas, é fundamental que todos os colaboradores tenham as condições mais favoráveis para trabalhar.

Autonomia para pensar, compartilhar ideias, buscar inovar, aprender mais, sair da zona de conforto, apresentar novas tecnologias e transformar o local de trabalho, visando sempre uma melhoria para todos.

Organizando o trabalho de forma que se encaixe melhor em cada empresa ou negócio, é fundamental para que o colaborador seja potencializado. As amarras de um ‘modelo tradicional’ podem ser rompidas e repensadas em cada modelo de negócio. Novas tecnologias surgem a todo momento e apresentam diferentes maneiras de exercer um trabalho. 

Além disso, premiar o colaborador pelos seus méritos e produtividade agregam bastante para mantê-los motivados e em constante busca por melhorias e evolução dentro do local de trabalho.

Mais uma vez, o pensamento deve se estender para além dos colaboradores da empresa. Os clientes também precisam ser levados em consideração, uma vez que são seus interesses que precisam ser atendidos.

Entender a forma de pensar do consumidor e os motivos que os fariam buscar o produto do negócio, devem ser o foco de cada empreendimento. A estratégia é conhecer melhor as expectativas, medos e dúvidas dos clientes, para quebrar todas as objeções e oferecer exatamente aquilo que ele espera obter. 

Conhecer as ferramentas tecnológicas que auxiliam nessa missão precisa ser o foco de todo gestor de negócio, para buscar facilitar etapas e potencializar as pessoas que fazem a roda girar.

 

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Transformação Digital e a identificação eletrônica

Já foi falado a importância da tecnologia e do potencial humano nesse momento de transformação digital. Processos burocráticos de assinatura de documentos e comprovação de identidade de pessoas e empresas, podem ser facilmente substituídas por poucos cliques nos dias de hoje.

O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica, que garante a validade jurídica de documentos. Com isso, seu utilizador passa a ser mais competitivo no mercado, uma vez que custos são reduzidos e diversos processos passam a ser mais ágeis e com segurança, uma vez que essa identificação eletrônica é inquestionável.

A Certificação Digital é uma parte da Transformação Digital, muitos negócios surgirão a partir das assinaturas eletrônicas e novos processos.

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