fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

O processo de contabilidade para a categoria MEI é um serviço voltado para os Microempreendedores Individuais que precisam de um apoio contábil para a realização de suas rotinas e obrigações.

Ebook: Vale a pena ser MEI?

De acordo com a legislação, não existe uma obrigatoriedade para que os microempreendedores individuais contratem um contador ou até mesmo um escritório contábil para abrir ou manter o seu negócio em funcionamento. No entanto, ainda temos alguns processos e rotinas que acabam gerando várias dúvidas em muitos clientes dentro desse perfil.

Contabilidade para MEI: serviços que um contador pode oferecer

Independentemente do seu porte, toda empresa precisa realizar alguns procedimentos e cumprir com uma série de obrigações fiscais e tributárias, além de precisar realizar alguns procedimentos excepcionais, esporadicamente.

Além de oferecer o suporte para a realização de algumas atividades, na contabilidade para o MEI, temos alguns serviços que o contador pode oferecer para garantir o cumprimento dessas obrigações, confira os principais deles:

Passo a passo: Saiba como se tornar MEI em 2022

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital

Contabilidade para MEI: Confira 3 obrigações do Microempreendedor Individual

Emissão de Nota Fiscal

Quando o seu serviço for prestado diretamente para uma empresa, ou pessoas jurídicas, o Microempreendedor Individual é obrigado a emitir uma nota fiscal. Já no caso da prestação de serviço para uma pessoa física, a emissão da nota fiscal só é obrigatória se for exigida pelo cliente.

É papel do contador orientar que todo Microempreendedor Individual guarde todas as notas fiscais de compras e vendas por um determinado período de tempo.

Nota Fiscal Eletrônica NF-e: Saiba tudo

Pagamento da guia DAS

Mês após mês, o MEI é obrigado a efetuar o pagamento de um valor referente aos tributos incluídos no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). 

Lembrando que o valor da guia pode sofrer variações dependendo da atividade exercida pelo microempreendedor individual, que corresponde a 5% do salário mínimo vigente.

O Microempreendedor Individual que atua em atividades do Comércio e Indústria pagam a quantia de R$ 1 a mais de ICMS. Já o MEI que atua com atividades ligadas ao serviço, pagam a quantia de R$ 5 a mais, referente ao ISS (Imposto Sobre Serviços).

O contador precisa saber que para realizar o pagamento, basta entrar no Portal do Empreendedor e emitir a guia DAS-MEI preenchendo os dados do cliente e realizando o download da guia para o pagamento. 

Ebook: Soluções para o contador sobrecarregado

Declaração Anual do Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI)

A geração da DASN-SIMEI é uma das obrigações mais relevantes do MEI. Isso porque esse documento é responsável por registrar o valor recebido pelo MEI ao longo do ano, o que acaba proporcionando um controle financeiro adequado.

A DASN-SIMEI precisa ser entregue até o dia 31 de maio de cada ano. Nele, deve ser indicado o montante recebido pelo profissional no último ano de exercício. Para facilitar o envio do documento, basta se organizar corretamente preenchendo o relatório mensal de receitas.

Vale ressaltar que caso a DASN-SIMEI seja entregue com atraso, o microempreendedor deverá pagar uma multa, caso contrário ficará impossibilitado de gerar a DAS mensalmente, podendo ocorrer até mesmo o cancelamento do MEI, mesmo com valores pendentes em aberto. 

Quais são as obrigações do MEI?