fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Vários escritórios de contabilidade incentivam seus clientes a investirem em diferenciais competitivos administrativos, comportamentais e tecnológicos. No entanto, existe uma dúvida que não sai da cabeça dos próprios escritórios e profissionais do setor: como está a busca por diferenciais competitivos no universo contábil?

Ebook: Assessoria Contábil

Segundo uma pesquisa realizada pelo professor, administrador de empresas e sócio-presidente do Conselho da NTW Franchising, Roberto Dias Duarte, aproximadamente 20% dos escritórios contábeis possuem essa preocupação. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, em média, as organizações contábeis dedicam:

Já para as atividades comerciais, de marketing, parcerias estratégicas, planejamento estratégico e gerenciamento dos resultados do escritório sobram apenas 5% do tempo total.

Ebook: Parceiros estratégicos para contabilidade

Obviamente, a maioria dos profissionais contábeis almejam, pensam e querem contar com diferenciais competitivos em seus respectivos escritórios. Contudo, são poucos aqueles que conseguem aproveitar o pouco tempo que possuem disponível para buscar por diferenciais.

Também de acordo com a pesquisa, os escritórios estão empregando seus diferenciais em processos que são, na verdade, obrigações contábeis, como o cumprimento rigoroso das obrigações acessórias e o cálculo correto dos tributos.

Ebook: Tudo sobre Regimes Tributários

Ou seja, podemos dizer que o que os escritórios contábeis estão fazendo, é a mesma coisa de uma padaria oferecer um pão fresquinho para os seus clientes. Ora, é óbvio que o consumidor espera que uma padaria ofereça um pão para que ele possa se alimentar no café da manhã ou da tarde. 

Por isso, também é óbvio que o cálculo correto dos tributos, cumprimento rigoroso das obrigações acessórias, ética, e excelência no atendimento precisam ser características obrigatórias de um escritório de contabilidade, e não apenas um diferencial.

Pensando em você, contador, a Infoco preparou este conteúdo. Aqui, vamos falar um pouco mais, e dar algumas dicas sobre alguns diferenciais competitivos existentes no setor contábil. 

Antes disso, que tal ler um guia completo sobre o tema? Clicando no link a seguir, você poderá conferir o material completo que preparamos a respeito do tema “Diferencial Competitivo”. Nele você irá encontrar:

Diferencial competitivo da contabilidade: como definir o seu?

Vamos lá!? Boa leitura.

Você sabe o que é um diferencial?

Podemos dizer que um diferencial é tudo aquilo que extrapola aquilo que é considerado “tradicional”, ou até mesmo que vai além das características explícitas no produto ou serviço. 

Veja o exemplo de um simples colchão: O seu diferencial pode ser considerado a tecnologia que é aplicada no seu formato e na disposição das molas, de uma maneira que proporcione um tratamento ortopédico. Ou então, a durabilidade, a garantia, a impermeabilidade, o peso, entre outros.

Nos escritórios de contabilidade isso não é diferente. Veja bem, para que o seu escritório possa se destacar, o profissional deverá oferecer:

Ebook: Estratégias definitivas para aumentar a renda em sua contabilidade

Confira alguns diferenciais competitivos que você pode utilizar para destacar seu escritório.

Diferenciais Competitivos: Registre o seu escritório

Vamos começar pelo básico? O primeiro passo para oferecer um diferencial competitivo é registrar o seu escritório. Se você não enxerga essa parte como um diferencial competitivo na contabilidade, saiba que ela é sim muito importante! Destacamos que a última fiscalização realizada pelo CRC detectou mais de 11 mil profissionais sem registro só em São Paulo! Ou seja, podemos notar que mesmo sendo um requisito fundamental para o funcionamento de um escritório, vários ainda não têm essa obrigação tributária devidamente registrada. 

No entanto, saiba que para regularizar essa pendência e ser encontrado com mais facilidade no mercado, é mais simples do que você imagina. Para isso, basta procurar o órgão competente do seu estado. Lembre-se que os seus clientes precisam saber que o escritório em que eles confiam está devidamente registrado. Isso irá proporcionar mais credibilidade ao seu trabalho. 

Por fim, embora seja algo algo que pode ser copiado, uma vez que todos precisam ter esse registro, ele pode sim ser um diferencial quando o cliente tiver que escolher entre você e um concorrente que faça parte do grupo de mais de 11 mil sem registro. 

O Marketing Digital como agente da modernização de um escritório de contabilidade

Diferenciais Competitivos: Defina o seu nicho

Alguns escritórios contábeis atendem todo e qualquer tipo de demanda. Normalmente, isso acontece por causa da alta competitividade do mercado de trabalho. Em várias ocasiões, o contador acaba enxergando o atendimento segmentado como um problema, tendo em vista que ele terá que recusar alguns clientes ao longo da jornada.

No entanto, ter um foco irá proporcionar um diferencial competitivo para o seu escritório, isso porque irá qualificar o portfólio, ampliar o seu “know-how” na área e auxiliar no recrutamento de novos clientes. Você será classificado como um verdadeiro especialista no segmento, ou seja, você e o seu escritório serão referência no assunto. 

Como avaliar a satisfação dos clientes na contabil

Produza bons conteúdos para a internet

No ano de 2020, o Brasil abriu mais de 1,4 milhão de novas micro e pequenas empresas. Ou seja, foram abertos milhares de novos empreendedores, cheios de dúvidas, tentando entender esse mundo dos negócios. 

Sendo assim, a produção de bons conteúdos para a internet pode ser um grande diferencial competitivo do seu escritório contábil, afinal, os materiais podem educar os novos empreendedores que estão surgindo no país. O empreendedor pode utilizar o blog do seu site e, aliado a uma boa estratégia de SEO, escrever sobre o que o empreendedor deseja saber. Também é recomendado a criação de posts didáticos em sua rede social ou até mesmo apostar na criação de vídeos no Youtube e Webinários. 

Mostre para o seu cliente que além de educá-los naquilo que diz respeito às suas obrigações, você também é capaz de cuidar dos seus negócios. Com isso, você irá se tornar uma referência no assunto e consequentemente atrair mais clientes para o seu escritório. Lembre-se que eles já confiam em você. 

Ebook: Redes Sociais para contabilidade