fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Simples Nacional: Saiba mais

Você é um micro ou pequeno empresário que ainda está sofrendo as consequências da pandemia de Covid-19? Pois saiba que você terá mais uma chance de colocar suas dívidas em dia.

O Governo Federal entendeu que os prejuízos impostos pela recessão prejudicaram, e muito, o pequeno empreendedor. Sendo assim, as empresas que fazem parte do Simples Nacional ganharam mais tempo para colocar seus débitos em dia.

Quem precisa fazer a declaração do Simples Nacional?

O prazo de renegociação de dívidas de microempreendedores (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte foi prorrogado para o dia 31 de outubro, mais especificamente até às 19h deste dia. Isso representa um certo alívio para os empreendedores que ainda estão correndo para regularizar sua vida financeira e não entrar em mais dívidas ativas.

 Passo a passo: Saiba como se tornar MEI em 2022

Condições da negociação

O governo oferece algumas opções de renegociação, tudo dependerá do prazo de vencimento da dívida. Existem duas possibilidades:

Sendo assim, aqueles que optarem pela Transação de Pequeno Valor, vão poder pagar uma entrada de 1% do valor devido, e parcelar o resto em até 57 meses, tendo um desconto de até 40%. Lembrando que para escolher esse tipo de negociação, o débito consolidado deverá ser igual ou inferior a 60 salários mínimos.

Enquanto isso, a regularização do Simples Nacional possui o desconto de até 100% dos acréscimos legais (multas, juros e encargo legal). Com isso, a empresa poderá realizar o pagamento em até 120 meses, com entrada de 1% do valor total, tudo parcelado em até 8 meses.

Quais são as vantagens de optar pelo Simples Nacional?

Independente de qual será a forma escolhida, lembre-se que a parcela precisa ser superior a R$ 25 para o microempreendedor individual e a R$ 100 para microempresas ou empresas de pequeno porte.

Como aderir à renegociação?

Para conseguir aderir à renegociação, o pequeno empreendedor terá que acessar o portal “Regularize” e seguir os seguintes trâmites.

Ebook: Tudo sobre Regimes Tributários