fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Em parceria com a SEMPE, a Receita Federal alterou o padrão do nome empresarial do Microempreendedor Individual (MEI). A alteração faz a adequação necessária com o intuito de atender a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Conheça tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Jucetins define que nome empresarial de MEIs não conterá CPF

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) que se inscreveram antes do dia 12/12/2022 vão ter o nome empresarial atualizado de maneira automática para o novo padrão ao acessarem o formulário de alteração cadastral.

Ebook: Vale a pena ser MEI?

Sendo assim, para que aconteça a mudança do nome empresarial para o novo padrão, os MEIs inscritos antes desta data, deverão acessar o Card “Atualização Cadastral” e atualizar os dados.

MEI: Veja como preencher o relatório mensal

Veja o que muda

O Nome Empresarial do MEI agora irá utilizar os 8 dígitos do número do CNPJ, separados por pontos, e seguido pelo Nome Civil ou Nome Social do titular constante na base CPF:

Depois de fazer a inscrição do MEI pelo Portal do Empreendedor, o sistema irá atribuir automaticamente o Nome Empresarial. Com isso, o contribuinte terá a opção de optar pelo Nome Civil ou o Nome Social (se constar na base CPF).

Saiba como regularizar o CPF

Como fica a situação dos MEIs já existentes?

Após efetuar uma Alteração no “Portal do Empreendedor”, caso o Nome do MEI não estiver no padrão definido acima, o sistema irá apresentar uma mensagem informando que o Nome Empresarial será alterado para o novo padrão adotado para o MEI, ficando assim:

Lembrando que o Nome Empresarial do CNPJ será alterado, de forma automática, para o padrão adotado pelo MEI, que é formado pelo número raiz do CNPJ acrescido do Nome do Empresário constante na base CPF. Para finalizar, tenha em mente que a alteração também acontecerá para os empresários que efetuarem sua opção como MEI em janeiro de cada ano.

O que você precisa saber para abrir um CNPJ?

Com informações do Jornal Contábil