fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

O prazo para realizar a entrega da declaração anual do MEI (Microempreendedor Individual) se encerrou no dia 30 do último mês. Também conhecida como DASN-Simei, a declaração anual é considerada uma das únicas obrigações do MEI.

MEI 2022: Prazo para entregar a declaração anual se encerrou no último dia 30

No momento da realização de sua DASN, o microempreendedor deverá informar o faturamento bruto. Ou seja, tudo aquilo que foi vendido no último ano, independentemente de ter nota fiscal ou não.

Como usar o Certificado Digital para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe)?

Mesmo o prazo tendo se encerrado no último dia 30, o MEI que ainda não providenciou a entrega terá a chance de regularizar sua situação e entregar o documento. Para isso, ele terá que arcar com a multa de 2% ao mês, que possui o valor mínimo de R$ 50,00, e máximo de 20% sobre o valor total dos tributos declarados.

A Receita Federal aconselha que todos os microempreendedores, que atuaram em algum período de 2021, enviem o documento mesmo tendo que arcar com multas de atraso. Vale lembrar que a guia de pagamento da multa é emitida de forma automática após a declaração ser transmitida.

Tudo que você precisa saber sobre o MEI em 2022 

Faça sua regularização pelo Portal do Simples Nacional

Para realizar sua declaração do MEI, o empreendedor deverá acessar o serviço do DASN-Simei, informar o CNPJ da empresa e clicar em continuar. Tudo através da internet.

Clique aqui e acesse o Portal do Simples Nacional

Será solicitado que o empreendedor informe as receitas obtidas durante o último ano, de acordo com os diferentes tipos de atividade:

Lembrando que o microempreendedor que se manteve ativo, mas não obteve nenhum tipo de faturamento no último ano, deverá preencher o valor de R$ 0,00  e concluir a sua declaração. Além disso, caso o MEI tenha contratado um funcionário durante o ano de 2021, será preciso marcar a opção “sim” no campo que aparece o formulário.

Depois de concluir sua declaração, o contribuinte deverá guardar o recibo recebido por 5 anos, como uma forma de garantia e prevenção para possíveis contestações.

Ebook: Vale a pena ser MEI?