Estimated reading time: 18 minute(s)
Já está chegando a hora de realizar a declaração de um dos tributos mais importantes do Brasil (Imposto de Renda). E assim como nos anos anteriores, no ano de 2023, é recomendado que o processo seja realizado com antecedência. Afinal, neste ano milhares de contribuintes já devem começar a se programar para o pagamento do tributo.
Imposto de Renda 2023: Que tal se planejar?
De acordo com alguns especialistas, é fundamental que as pessoas se programem de uma maneira antecipada, uma vez que o número de contribuintes obrigados a realizar o pagamento do Imposto de Renda 2023 deve aumentar.
Para te ajudar a se programar, a Infoco preparou o conteúdo para que você saiba aquilo que precisa ser declarado e a documentação que você deverá ter no momento da declaração. Vamos lá!? Boa leitura.
Imposto de Renda: O que precisa ser declarado
No momento da declaração do Imposto de Renda de 2023, o contribuinte deverá declarar todos os rendimentos que obteve no ano de 2022 (mesmo os isentos de tributação).
Vale ressaltar que dependendo dos seus rendimentos durante o ano anterior, como por exemplo, ganhos com a venda de imóveis ou até mesmo aluguéis de imóveis, pode ser que você tenha que baixar outros programas complementares, como o GCAP e o Carnê Leão, respectivamente, para realizar corretamente a sua declaração.
Veja a seguir a lista daquilo que precisa ser declarado:
- Atividade Rural;
- Bens e Direitos;
- Dívidas e Ônus Reais;
- Doações Efetuadas;
- Doações a Partidos Políticos e Candidatos;
- Espólio;
- Ganhos de Capital;
- Imposto Pago/Retido;
- Pagamentos Efetuados;
- Renda Variável;
- Rendimentos Isentos e Não Tributáveis;
- Rendimentos Recebidos Acumuladamente;
- Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva;
- Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior;
- Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica;
Você sabe para que serve o Imposto de Renda
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda?
Caso você esteja incluído entre as pessoas que estão nos critérios de obrigatoriedade, e não realizar a declaração do Imposto de Renda, saiba que você pode ter que arcar com o pagamento de uma multa por atraso, ou, na pior das hipóteses, até mesmo ser processado e investigado por crime de sonegação fiscal.
Vale ressaltar que enquanto a pendência não for resolvida, o cidadão ficará impedido de fazer algumas coisas, como por exemplo:
- Abrir conta em banco;
- Prestar concurso público;
- Pegar empréstimo;
- Tirar/renovar passaporte;
- entre outras coisas;
Imposto de Renda: Documentação necessária
Para começar a preencher a declaração, você precisará fazer o levantamento de uma série de documentos, sejam pessoais ou trabalhistas.Tenha todos eles em mãos para não correr o risco de fornecer alguma informação incorreta para a Receita Federal. Veja quais são os documentos necessários para preencher o IR:
- Comprovante de compra e venda de bens;
- Comprovante de pagamento a entidades de previdência privada;
- Comprovante de rendimento e pagamento de aluguéis;
- Cópia da Declaração de Imposto de Renda do ano anterior, para quem já fez no ano anterior e pretende agilizar o processo;
- Cópias de recibos e notas fiscais, para quem é autônomo;
- CPF de dependentes, para aqueles que possuem dependentes legais, como filhos,etc;
- Documentos de rendimentos diferentes do salário (pensão, doações, heranças, 13º salário, férias,etc.);
- Extrato do INSS, para os aposentados;
- Informe de gastos com educação em instituições de ensino;
- Informe de rendimentos, que são os documentos recebidos das fontes que pagam o seu salário ou renda;
- Pessoais, como RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência; Recibos de procedimentos ou planos médicos;
O que é restituição do Imposto de Renda?
Após tomar conhecimento daquilo que precisa ser declarado e já ciente da documentação necessária, vamos aprender a fazer a declaração do Imposto de Renda!
Passo a passo para declarar o Imposto de Renda
- Faça uma revisão dos critérios de obrigatoriedade e, em seguida, faça um cálculo rápido para saber se você é obrigado a declarar o Imposto de Renda;
- Se a resposta for sim, junte os documentos e dados necessários (seus, dos seus dependentes, de empregadores e outras fontes pagadoras);
- Entre no site da Receita Federal e faça o download do programa IRPF, no caso, você deverá baixar a versão 2023;
- Preencha os formulários do programa com os dados básicos pessoais;
- Em caso de dependentes, é necessário incluir os dados do mesmo no momento da declaração, basta clicar na ficha “Dependentes”;
- Informe os rendimentos, sejam eles tributáveis ou não;
- Informe ao programa quais pagamentos foram realizados, o que pode gerar algumas deduções, nos campos “Imposto de Renda retido na fonte”, “Carnê-Leão”, “pagamentos efetuados” e “doações efetuadas”;
- Na última parte do preenchimento de informações da declaração, inclua os bens, direitos, dívidas e ônus. Nessa categoria estão imóveis, veículos, saldos de poupança, bens com valor de aquisição maior que R$ 5 mil e dívidas;
- Após fazer o procedimento, clique em “pendências” para ver se faltou preencher alguma informação, estando tudo certo é só entregar a declaração;
- Para finalizar, clique em “entregar a declaração” e emita o DARF para proceder com o pagamento do imposto;
Modelos de declaração
Existem dois tipos de Declaração de Imposto de Renda, são elas: simplificada e completa. Elas apresentam uma ligeira diferença entre si, tanto no pagamento do tributo, quanto no que deve ser realizado no momento da declaração.
Saiba o que é alíquota de Imposto de Renda e como calcular
Vale ressaltar que na medida em que os dados são preenchidos, o próprio programa IRPF sugere o melhor modelo para você.
Confira a seguir um pouco mais sobre os modelos de declaração!
Modelo Simplificado
A Declaração do Imposto de Renda Simplificada tem um desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis! Caso essa opção seja escolhida, não serão considerados os pagamentos efetuados para reduzir o imposto a pagar.
O modelo simplificado normalmente é escolhido por quem possui um volume menor de rendimentos e não possui ganhos de capital, rendimentos de aluguel, ou não conta com aplicações de padrões mais altos em sua declaração.
Modelo Completo
Por outro lado, a Declaração de Imposto de Renda completa, normalmente é escolhida por aqueles que possuem rendimentos maiores e mais complicados. Ela é indicada para quem tem muitas despesas e muitos dependentes.
Nesse modelo de declaração, o contribuinte consegue obter um desconto maior, graças às suas despesas que são declaradas, como por exemplo gastos com saúde e educação, seja em nome do titular ou seus dependentes.
Ao preencher seus dados, o programa IRPF mostra, no canto inferior esquerdo, uma estimativa de quanto você vai pagar de Imposto de Renda, dependendo do modelo de declaração escolhido. Isso facilita a escolha entre os modelos simplificados e simples.
Clique aqui e baixe o nosso Guia completo do Imposto de Renda 2022