fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Economia esteve presente na 7ª edição da Reunião Ministerial de Governo Digital da América Latina e Caribe, que foi realizada junto com a 16ª Reunião Anual da Rede Interamericana de Governo Digital (Red Gealc), em Lima, capital do Peru.

O tema principal do evento foi “Transformação Digital para a Reativação Econômica e Social” e contou com apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Brasil obteve destaque e, ganhou, menção especial no Prêmio de Excelência em Governo Digital. Além disso, também fechou um acordo de assinatura digital transfronteiriça.

Ebook: Como a assinatura digital impacta o mercado

Leonardo Sultani, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (SEDGG/ME), esteve presente no painel “Boas Práticas dos Países do Mercosul”. Ele conversou sobre as iniciativas brasileiras de transformação digital. Além dele, o evento também contou com a participação do secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Mitkiewicz, que apontou as ações do Governo Digital no eixo temático “Inovação”. Lembrando que a delegação brasileira também foi composta por representantes do Ministério de Relações Exteriores e do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI). 

Os 4 pilares da Transformação Digital

Durante a sua participação no evento, Leonardo Sultani, apresentou o “Brasil Digital”, desenvolvido e efetivado através do GOV.BR, plataforma de relacionamento do Estado com o cidadão. 

Entre outras coisas, o secretário destacou os principais serviços do GOV.BR, suas facilidades e a segurança que proporciona à população ao acessar os serviços públicos pela internet. “Os usuários contam com serviços de autenticação, gestão de privacidade, acesso a documentos, certificados e assinatura digital, dentre outros serviços. Toda essa performance contribuiu para que o Brasil conquistasse, neste ano, a segunda posição no ranking mundial de maturidade em Governo Digital”, ressaltou. 

ICP-Brasil é avaliado como o melhor serviço público digital   

O GOV.BR já conta com 140 milhões de cidadãos cadastrados, e permite o acesso a vários serviços digitais, com um único usuário e senha. Atualmente, a plataforma conta com 4,8 mil serviços públicos de todos os órgãos do governo federal. No total, 86% dos serviços já estão totalmente digitalizados e a integração digital já está presente em 24 dos 27 estados do país, além de 150 municípios.

Entenda como funciona cada selo de confiabilidade do site gov.br

Para finalizar, Leonardo Sultani destacou quais são as principais entregas do Governo Digital, são elas:

Ebook: 11 grandes funções do certificado digital

Também obteve destaque o Programa Startup GOV.BR, que, no momento, conta com 230 profissionais especialistas em transformação digital trabalhando em 28 projetos estratégicos para o país. 

Com informações do gov.br