fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

ECF: Saiba mais

Não é novidade para ninguém que o setor contábil passa por mudanças em suas regras a todo momento. Isso acaba resultando na necessidade de a todo momento de atualização por parte dos contadores.

Sendo assim, podemos dizer que os profissionais de contabilidade que não aprimoram os seus conhecimentos, acabam correndo o risco de ameaçar o crescimento do seu próprio negócio. Isso acontece com aqueles contadores que trabalham com regras e procedimentos desatualizados.

Receita Federal prorroga prazo para apresentação da ECD e da ECF

É bem verdade que o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), da Receita Federal, facilitou e muito, a rotina contábil. Uma vez que agora as transmissões dos documentos é realizada eletronicamente.

Destacamos que o Sped Fiscal atualizou mais uma vez a sua versão de envio da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), a nova atualização possui algumas alterações. Sendo assim, vale a pena se manter atento.

SPED Fiscal: você sabe o que é e como funciona?

O que é a ECF

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é um projeto instituído pelo Decreto nº 6.022/07 que também faz parte do Sped. Essa escrituração veio para substituir a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), espécie de documento que é entregue anualmente para a Receita Federal.

O intuito é modernizar cada vez mais o cumprimento das obrigações acessórias, utilizando da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, proporcionando a validade jurídica no formato digital.

Clique aqui e emita o seu Certificado Digital com a Infoco 

Quem é obrigado a entregar a ECF?

Ano após ano, as pessoas jurídicas são obrigadas a entregar a ECF. Até mesmo aquelas que estão imunes e/ou isentas, sejam elas tributadas pela apuração do lucro arbitrado, lucro presumido ou lucro real, exceto:

6 aspectos relevantes sobre o SPED Contábil que você precisa saber!

ECF 2022: Atualização da versão 8.0.7

A versão 8.0.7 do programa da ECF, foi publicado com as seguintes alterações:

Vale destacar que a versão deve ser utilizada para aquelas transmissões de arquivos da ECF referentes ao ano-calendário 2021 e situações especiais de 2022.