fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Em época de fim de ano, principalmente no período de compras de Black Friday, podemos ver de tudo no comércio. No entanto, é preciso tomar bastante cuidado! Afinal, existem ofertas que vão desde a famosa “Black Fraude” até o surgimento de possíveis golpes financeiros.

Conheça tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Sendo assim, é muito importante que o consumidor tenha noção e saiba como se esquivar de possíveis ofertas mal intencionadas e redobrar a atenção aos preços que realmente vão valer a pena para o seu bolso.

Diversas pessoas deixam para comprar um smartphone novo, notebook, videogame, tablet, etc na data de Black Friday. Por outro lado, as empresas e os empreendedores aproveitam o período para potencializar as vendas, fidelizar os clientes e atrair mais compradores para suas lojas físicas e online.

No entanto, o consumidor precisa se atentar para conseguir aproveitar as melhores ofertas proporcionadas e poder realizar a compra daquilo que ele realmente precisa. Não caia nas armadilhas e pegadinhas da “Black Fraude”.

Pensando em você, a Infoco preparou um conteúdo com algumas dicas para que você possa fazer as melhores escolhas durante a Black Friday. Quer saber quais são? Então siga a leitura e venha conosco.

O que é a Black Friday

Surgida nos Estados Unidos, a Black Friday é considerada a data de abertura do período de compras do final do ano. Aliás, nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é considerado um dos feriados mais importantes do país. A data é celebrada ano após ano na quarta quinta-feira do mês de novembro.

E é justamente após a celebração do Dia de Ação de Graças, na última quinta-feira de novembro, que acontece a Black Friday, por isso o “Friday” de sexta. Essa data é marcada por ser um dia inteiro onde os comerciantes oferecem descontos (de verdade) para poder liquidar os seus estoques e fomentar as vendas de natal.

Certificado Digital para E-Commerce faz sentido?

Durante a Black Friday, é comum encontrarmos celulares, televisores, notebooks, e outros eletrônicos com até 80% de desconto. Existem pessoas que acampam na frente de lojas, estabelecimentos, shoppings, etc, para poder chegar primeiro e participar das ofertas proporcionadas.

A primeira Black Friday no Brasil só aconteceu no dia 28 de novembro de 2010, de forma totalmente online. Na época, aproximadamente 50 marcas se reuniram na “edição brasileira da Black Friday”.

Contudo, foi no ano de 2013, quando a data se firmou como fundamental para o e-commerce nacional. Afinal, naquele ano as vendas no Brasil bateram recordes, faturando a quantia de R$ 590 milhões. Um marco e tanto para a época.

Esse número significativo contempla uma série de produtos vendidos, como por exemplo:

Desde então, o fenômeno da data só cresceu no país. No ano seguinte, 2014, as vendas chegaram à incrível marca de R$ 871 milhões em vendas.

Que tal conferir um conteúdo que a Infoco preparou com tudo aquilo que você precisa saber sobre a Black Friday em 2022? Ao conferir o nosso material, você terá acesso a tópicos importantes do tema. Clique no link a seguir para saber mais.

Quando é a Black Friday em 2022? Você precisa saber tudo sobre este período de compras e vendas

Faça uma lista daquilo que você precisa comprar

É importante que o consumidor separe aquilo que ele realmente precisa daquilo que ele compraria apenas por conveniência. Em uma entrevista concedida para a CNN Brasil, a diretora de investimentos e especialista em educação financeira, Patrícia Palomo, afirmou que deve ser elaborada uma lista antes do momento das compras.

De acordo com ela, isso ajuda a não tomar qualquer tipo de decisão por impulso ou por simples medo de ficar de fora das promoções, no considerado “ efeito manada”.

“Grande parte da nossa decisão de compra é emocional, então, quando colocamos no papel aquilo que precisamos, de fato, acabamos tirando um pouco a emoção na hora de compra”, afirmou Patrícia Palomo.

Faça uma pesquisa sobre as lojas com Black Friday

Por mais que possa parecer que as melhores promoções sejam da Black Friday, é importante que o consumidor conheça bem a loja antes de realizar uma compra.

Existe uma maneira bastante eficaz de se fazer isso, que é buscar através do Serasa, nos sites especializados em reclamações, como o Reclame Aqui, ou até mesmo nas redes sociais das empresas.

Como comprar online com segurança na Black Friday?

Uma outra maneira de se informar a respeito das lojas é no próprio site da Black Friday.  Nele, irá encontrar a lista com as lojas participantes e todas as informações interessantes. Isso significa uma segurança a mais no momento de realizar uma compra, tendo em vista que elas têm compromisso com os organizadores.

Aqui no Brasil, temos um ranking com as 15 lojas que possuem as melhores notas em preço, atendimento, facilidade de compra e entrega. Você pode checar as vencedoras dos últimos anos clicando aqui.

Fuja de sites duvidosos

Tenha em mente que os sites duvidosos e mal intencionados vão sempre tentar fisgar os seus consumidores pelo preço. Sendo assim, é importante fazer uma análise se aquele site de fato realiza as entregas, se não possui nenhum tipo de reclamação e se os produtos que estão sendo ofertados são autênticos.

Para Aline Bak, especialista em novos negócios, uma ótima alternativa é checar em sites de denúncia, que avaliam a reputação de um negócio. “Caso surja alguma promoção muito boa de um e-commerce que você nunca ouviu falar mas que parece ser ok, pesquise aquele site. Confira se não há queixas sobre aquela empresa no Reclame Aqui, Procon ou denúncias no Google, de modo geral”, afirmou a especialista em entrevista concedida ao portal terra.

Como não ser enganado na Black Friday

Black Friday e Certificado Digital

A Black Friday mudou, e muito, o hábito de compra da população brasileira. Se no passado a expectativa de demanda era destinada para o último mês do ano, após a solidificação do evento, os consumidores se dividem entre os dois últimos meses do ano (novembro e dezembro).

Contudo, da mesma forma que o número de negociações online aumentou durante o período da Black Friday, a incidência de fraudes e golpes virtuais também cresceu. Portanto, é necessário focar na busca por sites confiáveis e de credibilidade antes de fazer uma compra. E uma das melhores maneiras de fazer isso é encontrar as lojas virtuais que contam com o Certificado SSL.

Clique aqui e emita o seu Certificado Digital com a Infoco