Estimated reading time: 18 minute(s)
A Black Friday 2022 está se aproximando! E assim como aconteceu no ano passado, a tendência é que as compras online dominem o período.
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a Black Friday deve movimentar mais de R$ 6 bilhões no e-commerce em 2022. Os números significam um aumento de 3,5% na comparação com o ano passado.
Certificado Digital para e-commerce faz sentido?
E claro, nunca é demais lembrar que para poder aproveitar todos os preços baixos com toda segurança, o consumidor precisa ter cuidado com as ciladas proporcionadas pelo e-commerce.
Durante o período da Black Friday, diversas lojas e empreendedores se preparam para oferecer bons descontos e garantir que a população brasileira possa ter acesso àqueles produtos que tanto desejam. Com o intuito de ajudar você, consumidor, preparamos um conteúdo exclusivo com algumas dicas/cuidados que você precisa ter ao realizar compras online durante a época.
QR Code – O que é e cuidados que devem ser tomados
Os aparelhos de informática já aparecem nas categorias de itens mais pesquisados pelos consumidores nesta época do ano. O intuito dos consumidores ao adquirir os produtos desta natureza é melhorar o desempenho de computadores, celulares, notebooks, etc.
No entanto, com o amplo número de empresas e ofertas no mercado, vários consumidores acabam se esquecendo de que é necessário realizar muita pesquisa e estar atento à qualidade do atendimento, à reputação das lojas, além das condições de entrega dos e-commerces.
Antes de continuarmos a leitura, que tal conferir um conteúdo que a Infoco preparou com tudo aquilo que você precisa saber sobre a Black Friday em 2022? Ao conferir o nosso material, você terá acesso a tópicos importantes do tema, como por exemplo:
- Quando acontece a Black Friday em 2022;
- Quando acaba;
- Como surgiu;
- Descontos;
- Black Friday no Brasil;
- E-commerce;
- Tendência;
- entre outros tópicos;
Clique no link a seguir para saber mais!
Quando é a Black Friday em 2022? Você precisa saber disso sobre este período de compras e vendas
Confira agora o conteúdo que preparamos com algumas dicas para você realizar compras online com toda segurança.
Black Friday: Confira se o site é confiável
Sites falsos, duvidosos e maliciosos são muito bem construídos para fazer você acreditar que eles são reais. No entanto, a diferença não é tão “fácil” quanto se imagina.
Porém, existem alguns detalhes que podem te ajudar a realizar a identificação de uma compra segura, veja a seguir:
- Confira a avaliação a respeito da loja na guia “Reclama Aqui”;
- Confira com calma, o endereço da loja. Várias vezes as pessoas copiam mudando apenas uma letra;
- Na barra de endereços, confira se existe um cadeado na frente do nome do site;
- Caso você tenha clicado em um link direto para a promoção, abra uma nova aba no navegador na página inicial e procure pela oferta;
Como funciona o Certificado Digital para e-commerce?
Black Friday: Evite utilizar o cartão de crédito
Sempre que você puder, realize pagamentos utilizando serviços de pagamento online, como por exemplo Mercado Pago, PagSeguro e PayPal, ao invés de inserir os dados do seu cartão de crédito no site ou aplicativo.
Contudo, caso não tenha jeito e você tenha que utilizar o seu cartão de crédito, saiba que alguns bancos oferecem versões virtuais para a realização de compras online. Sendo assim, o dado original do seu cartão físico não ficará salvo na loja virtual. Pesquise diretamente com o seu banco como funciona esse procedimento.
Lembre-se que isso é muito importante para os pagamentos que são mensalidades de parcelas, planos mensais ou de clubes de compras. Segundo Rodrigo Jorge, diretor de segurança de informação da empresa Neoway, “já existem bancos que oferecem cartões virtuais específicos para estes pagamentos mensais recorrentes”.
Especialistas afirmam que o cartão virtual funciona como uma espécie de extensão da modalidade física , porém com informações específicas criadas no aplicativo do banco. Ele reúne todos os dados necessários para uma compra online, como por exemplo o nome do titular do cartão, o número do cartão de crédito, o código CVV e a data de vencimento.
Conheça tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
Não utilize o wi-fi público para a realização de compras
Por muitas vezes possuir a internet gratuita disponível acaba sendo um sonho, no entanto, as redes públicas e sem senhas podem ser supervisionadas por golpistas que conseguem acessar os dados mais facilmente. Isso pode incluir locais como shopping, restaurantes, bares e aeroportos. Sendo assim, deixe para realizar suas compras quando estiver em casa ou em uma rede fechada.
Tenha em mente que qualquer transação bancária precisa ser realizada em redes seguras, no seu próprio wi-fi ou conexão 4G. Isso irá diminuir drasticamente o risco de invasões, vazamento de dados, além da vulnerabilidade do dispositivo.
“Independentemente da Black Friday ou de outras datas sazonais do comércio, como Natal, Dia das Mães e o Dia dos Namorados, nunca é aconselhável usar redes públicas de wi-fi”, afirmou Marcus Garcia, especialista em segurança digital da FS Security em entrevista ao portal UOL.
Não realize compras em lojas virtuais que não possuem o https
Lembre-se que a certificação digital do site, o famoso (https) é representada no início da barra do navegador por um ícone de um cadeado.
Ebook: Guia completo do Certificado Digital
O protocolo é capaz de aumentar a segurança do site e, além disso, contribui para dificultar que seus dados pessoais, sejam copiados ou interceptados pelos cibercriminosos durante a realização de uma compra. Sendo assim, é importante que o cidadão fique de olho se o site encontrado possui o símbolo do cadeado.
Certificado SSL
O Secure Sockets Layer, ou Camada de Soquetes Segura, é uma espécie de certificado que foi criado nos anos 90, pela empresa Netscape. Naquela época, a internet ainda estava em adaptação. Sendo assim, a empresa buscou por uma forma de garantir a segurança dos usuários, fazendo com que os dados gerados em alguns sites não pudessem ser acessados por outras pessoas.
No entanto, o tempo passou e a internet se modernizou! Com isso, novos desenvolvedores criaram versões melhores Certificado SSL, mas o objetivo permaneceu o mesmo:
- proteger sites e usuários de ataques maliciosos e invasão de terceiros, além de trazer mais credibilidade para a marca vendedora.
Resumindo, o Certificado SSL é um documento de segurança que traz integridade às informações veiculadas em algum site, além de ser um tipo de “selo” de confiabilidade para os visitantes.