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Na última segunda-feira (25/04), a plataforma de relacionamento do governo federal “gov.br”, disponibilizou a opção de assinatura digital pelo celular. Ao dispor de todos os cidadãos brasileiros, a tecnologia permite que os usuários possam assinar, diretamente do aplicativo, todo tipo de documentação que tenha interação com o Poder Público.
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Vale ressaltar que atualmente, existem 4,9 mil serviços disponibilizados no gov.br, sendo que deste total, 74% deles já são inteiramente digitais.
A plataforma gov.br, é o canal unificado de acessos a serviços do governo federal. Atualmente, ela é utilizada para uma infinidade de serviços, que vão desde consultas de certidões até a obtenção de benefícios.
Através do canal, também são disponibilizados os seguintes serviços:
- Consulta à Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Certificado de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Ações sobre aposentadoria feitas através do app Meu INSS;
Como obter uma Assinatura Digital para celular no Gov.br?
Antes de mais nada, para utilizar a plataforma Gov.br, o cidadão deverá realizar o seu cadastro. Lembrando que existem três tipos de modalidades de cadastro conforme o serviço solicitado:
- Bronze;
- Prata;
- Ouro;
Vale destacar que cada um deles possui um nível de segurança diferente, além de demandar um tipo de coleta de dados própria. Para utilizar o serviço de assinatura digital, o usuário deverá contar com uma conta prata ou ouro.
Qual a relação entre Certificado Digital, Contrato Digital e Assinatura Digital?
Para obter uma conta prata ou ouro, os cidadãos precisam entrar no site gov.br e realizar a biometria facial, ou então acessar o aplicativo, optando pela identificação através do seu banco. Atualmente, temos nove instituições financeiras que estão integradas à plataforma do governo federal, são elas:
- Agibank;
- Banco de Brasília (BRB);
- Banco do Brasil;
- Banrisul;
- Bradesco;
- Caixa;
- Itaú;
- Santander;
- Sicoob;
Entenda como funciona cada selo de confiabilidade do site gov.br
Por fim, após obter a certificação desejada, o cidadão deverá clicar em um link chamado “Assinar documento digitalmente”. Fazendo isso, ele será direcionado para o portal de Assinatura Eletrônica da plataforma gov.br.
Quais são as diferenças entre assinatura eletrônica e assinatura digital?