fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Conhecido como um dos principais direitos dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o 13º salário representa um adicional de mais um salário, da mesma maneira que funciona para os trabalhadores CLT.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o benefício está sendo antecipado para os segurados, da mesma forma que aconteceu neste ano, quando tivemos a primeira parcela paga no mês de abril.

Quem tem direito ao décimo terceiro salário

O que é o 13º salário

Também conhecido como “gratificação natalina”, o décimo terceiro salário foi instituído no Brasil, no ano de 1962. Esse direito/benefício proporcionado para o trabalhador foi implementado durante o governo João Goulart, por meio da Lei nº 4.090/1962. Como o próprio nome já diz, ele é uma espécie de salário “extra”, pago para a população trabalhadora.

Quando implementada no país, a lei foi instituída acompanhando aquelas empresas, que por livre e espontânea vontade, já realizavam o pagamento da gratificação para os seus colaboradores. Foi a partir disso, que outros trabalhadores começaram a ter acesso ao benefício.

Clique aqui e veja tudo aquilo que você precisa saber sobre o décimo terceiro salário

13º salário em cota única

O pagamento do 13ª salário do INSS em cota única vai ser destinado para todos os segurados que tiveram a concessão do benefício em 2022, e não tiveram acesso ao benefício antecipado, justamente pelo fato do benefício ainda não ter sido concedido no período.

O calendário do pagamento será dividido em dois grupos

O cronograma foi definido baseado no último número do cartão do benefício, desconsiderando o dígito que é o último número após o traço.

Calendário de pagamentos para quem recebe um salário mínimo:

Calendário de pagamentos para quem recebe acima de um salário:

Aprenda a calcular o décimo terceiro salário

O cálculo do 13º salário do INSS é semelhante ao que acontece com os trabalhadores CLT, o pagamento é pago proporcionalmente a quantidade de meses que o segurado receberá o benefício em 2022.

A conta é a mesma dos trabalhadores, que recebem o 13º salário proporcional à quantidade de meses trabalhados ao longo do ano.