Tempo de leitura: 2 minutos
A Caixa Econômica Federal comunicou que irá disponibilizar para os seus correntistas a liberação do 13º salário para a quitação de dívidas, compra de algum item necessário ou para outros fins. Os trabalhadores vão poder retirar as quantias entre R$ 500 e R$ 20 mil. Em outras palavras, o banco fará um tipo de empréstimo para os beneficiários.
Vale destacar que o prazo para o pagamento do crédito será a data original em que a parcela seria depositada, sendo de até 330 dias. Já os juros, serão estabelecidos no período de contratação sobre o valor adiantado.
O que é o Décimo Terceiro salário
Além disso, o Imposto sobre operações Financeiras (IOF) também será recolhido no momento da contratação. A exigência faz parte das regras da Caixa.
Como funciona a antecipação do 13º salário
O trabalhador poderá antecipar a quantia entre R$ 500 e R$ 20 mil de acordo com o valor correspondente ao seu 13º salário líquido. Lembrando que o crédito está sujeito a capacidade de pagamento que for definida pelo banco para o trabalhador.
O pedido de adiantamento só poderá ser realizado por quem recebe o salário diretamente em conta da Caixa, e já esteja exercendo o seu trabalho há, pelo menos, 12 meses. Ou seja, aposentado/pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Quem tem direito ao décimo terceiro salário?
O valor cairá na conta do trabalhador na data do recebimento do 13º salário. No entanto, antes de realizar a solicitação, será preciso verificar com a empresa, órgão ou entidade responsável pelo parcelamento do abono acerca da disponibilização do crédito.
Assim que o contrato vencer, o trabalhador terá que devolver o dinheiro para o banco.
Não caia em golpes
Com o intuito de manter suas contas protegidas (dos golpistas), a Caixa chama atenção de seus correntistas para que eles redobrem os cuidados para que a transação seja realizada com segurança. O pedido do banco, leva em consideração que os fraudadores costumam visar as contas bancárias mais “recheadas”.
Confira algumas dicas para evitar golpes:
- Em hipótese alguma a Caixa irá ligar para o cliente solicitando senha e número do cartão;
- O banco não manda empregado/motoboy até a casa do cliente para retirar o cartão, por qualquer motivo;
- A Caixa não liga pedindo a realização de transferência ou qualquer tipo de pagamento em nome de terceiros;
- Caso receba uma ligação informando que o seu cartão foi supostamente clonado, o cliente deverá encerrar imediatamente a conversa, e ligar para o número que que se encontra no verso do cartão para confirmar se houve problema com seu cartão;
- Por fim, saiba que a Caixa não manda mensagens através de e-mail, Whatsapp ou SMS com link sem a solicitação do cliente;