fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Por ser um processo prático, rápido e seguro, a assinatura digital de documentos é uma tecnologia que veio para ficar.  Vale lembrar que essa tendência se consolidou durante o período de pandemia de Covid-19, e trouxe diversas vantagens para as empresas e também para a população. Isso porque ela dispensa o papel, e possui o mesmo valor de uma assinatura física, com a vantagem de tornar a gestão de documentos mais eficiente e ambientalmente mais sustentável.

Ebook: Como a assinatura digital impacta o mercado

“Com a adoção das assinaturas digitais, podemos agilizar documentações que precisam ser assinadas por mais de uma pessoa. Além disso, ao dispensar o uso do papel, pode-se arquivar tudo diretamente no servidor ou nuvem, o que conhecemos como tecnologia cloud, que aumenta a segurança das informações e também possibilita uma organização mais eficiente para o trabalho”, afirmou Guilherme Baumworcel, CEO da plataforma de tecnologia Rupee.

Assinatura Digital: tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta

Além da agilidade, uma das principais características das assinaturas digitais é o seu caráter tridimensional. Elas são responsáveis por incorporarem as camadas de informação, indicando:

Com isso, os riscos de fraudes diminuem, uma vez que, através de uma auditoria, pode-se obter uma trilha segura de metadados, com todas as informações sobre o documento. 

“Quase como uma impressão digital, esse tipo de assinatura é uma mensagem codificada única, que permite a vinculação do documento ao assinante e total integridade dos dados, garantindo às empresas muita segurança nos processos contratuais ”, ressalta o CEO. 

Lembrando que para isso, é necessário um certificado digital, ferramenta que assegura a segurança das informações e a autenticidade dos assinantes.

Clique aqui e emita o seu certificado digital com a Infoco

Uma outra vantagem da assinatura digital, é que com a sua praticidade, ela pode ser realizada em qualquer lugar, a qualquer momento, seja pelo celular, tablet ou notebook. A assinatura digital dispensa o uso de papéis, além de taxas de envio dos documentos, o reconhecimento de firma e a gestão de papeladas.

“Tudo isso traz agilidade e diminui burocracia, otimizando o tempo das áreas de gerenciamento jurídico, contábil, fiscal, compras, compliance, entre outras mais diversas áreas das empresas”, finalizou Guilherme Baumworcel.

Qual a relação entre Certificado Digital, Contrato Digital e Assinatura Digital?

Com informações do site contábeis.com.br