fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

RG Digital: Saiba mais

Em março deste ano, o Governo Federal anunciou a criação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como novo RG. Com isso, a expectativa do governo é reduzir o número de fraudes e oferecer mais praticidade para o dia a dia da população brasileira.

Vale destacar que a nova Carteira de Identidade permitirá que todos os registros estejam em um único documento. No entanto, é preciso ficar atento! Afinal, a emissão do novo RG não irá isentar a emissão dos demais documentos que possuem obrigatoriedade no país.

Conheça o DNI e saiba como ter um RG Digital

Baixando o RG Digital em seu celular

Para poder acessar o RG Digital, será necessário conferir se o seu Estado já está ofertando o serviço. Após isso, basta baixar o aplicativo que está disponível tanto para Android quanto para iOS. Para isso, na loja de aplicativos do seu smartphone, digite “RG” mais a sigla do seu estado.

Feito isso, será possível escanear o documento original e, então, obter acesso a versão original do documento. Depois da realização do processo, será preciso fazer o reconhecimento facial e confirmar a sua identidade. Ai sim, o usuário terá acesso a versão digital do documento.

O que é Cidadania Digital?

Quais estados já estão emitindo o RG Digital?

É importante destacar que cada Estado é responsável pela emissão do modelo atual do RG. Sendo assim, o novo documento não segue um padrão nacional. Cabe a cada estado do país disponibilizar a versão digital do documento. 

Atualmente, temos os seguintes Estados brasileiros que permitem a emissão do documento de forma digital, são eles:

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital

O que mudou na nova carteira de identidade?

Ebook: Como a Assinatura Digital impacta o mercado

Como emitir o RG Digital

O documento poderá ser emitido por quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. Ou seja, a nova carteira de identidade digital poderá ser solicitada por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).

Inicialmente, será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando:

– CPF;

– Nome;

– Filiação;

– Data de nascimento;

– Endereço de e-mail;

– Número do telefone e senha de sua escolha.

Depois, é só finalizar a solicitação em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Posteriormente as carteiras serão distribuídas pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.

CNH Digital: Ative a sua habilitação com o Certificado Digital