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RG Digital: Saiba mais
Em março deste ano, o Governo Federal anunciou a criação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como novo RG. Com isso, a expectativa do governo é reduzir o número de fraudes e oferecer mais praticidade para o dia a dia da população brasileira.
Vale destacar que a nova Carteira de Identidade permitirá que todos os registros estejam em um único documento. No entanto, é preciso ficar atento! Afinal, a emissão do novo RG não irá isentar a emissão dos demais documentos que possuem obrigatoriedade no país.
Conheça o DNI e saiba como ter um RG Digital
Baixando o RG Digital em seu celular
Para poder acessar o RG Digital, será necessário conferir se o seu Estado já está ofertando o serviço. Após isso, basta baixar o aplicativo que está disponível tanto para Android quanto para iOS. Para isso, na loja de aplicativos do seu smartphone, digite “RG” mais a sigla do seu estado.
Feito isso, será possível escanear o documento original e, então, obter acesso a versão original do documento. Depois da realização do processo, será preciso fazer o reconhecimento facial e confirmar a sua identidade. Ai sim, o usuário terá acesso a versão digital do documento.
Quais estados já estão emitindo o RG Digital?
É importante destacar que cada Estado é responsável pela emissão do modelo atual do RG. Sendo assim, o novo documento não segue um padrão nacional. Cabe a cada estado do país disponibilizar a versão digital do documento.
Atualmente, temos os seguintes Estados brasileiros que permitem a emissão do documento de forma digital, são eles:
- Alagoas;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Pará;
- Paraíba;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo;
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O que mudou na nova carteira de identidade?
- Assinatura e impressão digital do polegar direito do titular;
- Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
- Código de barras bidimensional no padrão QR code;
- Data de validade, local e data de expedição do documento;
- Expressão “Válida em todo território nacional”;
- Foto 3x4cm;
- Identificação do ente federativo que a expediu;
- Identificação do órgão expedidor;
- Número de registro geral nacional;
- Número único da matrícula de nascimento ou de casamento;
- Nome, filiação, sexo, nacionalidade, local e data de nascimento do titular;
- Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão da OACI;
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Como emitir o RG Digital
O documento poderá ser emitido por quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. Ou seja, a nova carteira de identidade digital poderá ser solicitada por pessoas que tiveram as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).
Inicialmente, será necessário instalar o aplicativo do DNI (Documento Nacional de Identidade). Ao abrir a plataforma, o cidadão deverá preencher um pré-cadastro informando:
– CPF;
– Nome;
– Filiação;
– Data de nascimento;
– Endereço de e-mail;
– Número do telefone e senha de sua escolha.
Depois, é só finalizar a solicitação em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. Posteriormente as carteiras serão distribuídas pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.
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