fbpx

Tempo de leitura: 3 minutos

Na última terça-feira (24/05), a Receita Federal liberou as consultas ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Vale destacar que o lote também irá contemplar restituições residuais de exercícios anteriores.

Quer saber tudo sobre o Imposto de Renda? Lembre-se que o prazo para realizar a declaração se encerra na próxima terça-feira (31). Baixe o material GRATUITO da Infoco agora mesmo! Nele, você encontrará tudo aquilo que precisa saber para enviar o seu documento para a Receita Federal.

Ebook: Tudo sobre Imposto de Renda 2022

No total, o primeiro lote de restituição irá contemplar 3,38 milhões de contribuintes. Ao todo, as restituições somam R$ 6,3 bilhões que serão pagos pela Receita no dia 31 de maio. 

Todo o valor será destinado para aqueles que possuem prioridade legal, confira como será a divisão dos 3.383.969 milhões de contribuintes

O que é restituição do Imposto de Renda

Para realizar a consulta e verificar se a restituição já está disponível, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal na internet www.gov.br/receitafederal, depois clicar em “Meu Imposto de Renda”, e por fim, selecionar a opção “Consultar a Restituição”. 

Caso possua alguma dúvida ou não consiga realizar a consulta, clique aqui e veja o passo a passo que a Infoco preparou para você.

Na página da Receita Federal, o contribuinte encontrará todas as informações e orientações necessárias para consultar o lote de restituição. Por exemplo, é possível realizar dois tipos de consulta, simplificada ou completa. Além disso, vale ressaltar que caso identifique algum tipo de pendência em sua declaração, o contribuinte poderá retificar a declaração, corrigindo as informações que ele considera “equivocadas”.

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets, para aqueles contribuintes que desejarem consultar o lote de restituição diretamente nas bases do órgão. No aplicativo, é possível verificar informações sobre a situação cadastral de uma inscrição no CPF, além da liberação das restituições.

Saiba como enviar documento por e-mail para regularizar o CPF

Assim como aconteceu no ano passado, em 2022, o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda será pago no último dia do prazo de entrega, que será na próxima terça-feira (31).

Segundo a Receita Federal, até a última segunda-feira (24), o órgão havia recebido 25,09 milhões de declarações do Imposto de Renda. No total, a Receita espera receber 34,1 milhões de declarações.

Malha Fina

Ao realizar a consulta no site da Receita Federal, o contribuinte poderá saber se existem pendências que ainda estão impedindo o pagamento da restituição. Em outras palavras, ele saberá se caiu na chamada “Malha Fina” do leão.

Os contribuintes que desejarem saber se estão na malha fina, ou não, podem acessar o extrato do Imposto de Renda no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Lembrando que o extrato do Imposto de Renda pode ser acessado com o código de acesso gerado no site da Receita Federal, ou de um Certificado Digital emitido por uma autoridade habilitada, como é a Infoco.

Clique aqui e emita o seu Certificado Digital

Declare o Imposto de Renda utilizando um Certificado Digital

Sabia que o certificado digital é uma ferramenta de extrema importância, e que ajuda bastante o contribuinte na hora da declaração do Imposto de Renda? Com o documento eletrônico você encontrará um monte de vantagens, como:

Utilizando o certificado digital, o contribuinte consegue obter todos os dados de sua declaração anterior. Confira o passo a passo de como fazer o procedimento:

Vale lembrar que além da famosa declaração pré-preenchida, quem possui o certificado digital também pode utilizar a modalidade da declaração online para preenchê-la diretamente na nuvem, sem precisar baixar o programa ou realizar qualquer tipo de atualização.

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital