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Já pensou em colocar sua empresa de contabilidade nas redes sociais? Ainda não? Olha só, você está perdendo uma ótima oportunidade! 

É possível divulgar uma empresa em diversos canais de mídia. Rádio, televisão, jornal, revistas… todos podem aumentar o alcance de uma marca, mas nos dias de hoje, não há plataforma mais bem-sucedida do que a internet. Além de ser o meio mais barato, é o mais democrático, que abre espaço para que todos os tipos e tamanhos de empresas participem livremente.

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Portanto, a internet é hoje o melhor lugar para divulgar qualquer negócio, especialmente nas redes sociais, que são muito fortes no Brasil, onde milhões de pessoas estão diariamente conectadas de alguma forma na web. 

Neste texto, vamos te ajudar a se posicionar pela primeira vez nas redes sociais. Além de trazer algumas dicas sobre boas práticas, vamos conhecer quais plataformas são realmente relevantes e como as redes sociais auxiliam o trabalho do contador no dia a dia.

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Começando nas redes sociais

Os perfis corporativos podem fazer muito sucesso nas mídias sociais. Atualmente, as grandes marcas promovem campanhas diárias nas principais plataformas, atraindo assim milhões de seguidores, que se tornam clientes em potencial.

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Isso também se aplica para as empresas de contabilidade. Com as estratégias certas, é possível atrair seguidores de diversos perfis, que vão agregar bastante na dinâmica do seu negócio e impulsionar toda a empresa.

Criar uma conta empresarial em uma rede social exige um planejamento. Não basta criar um perfil e sair postando de qualquer jeito. Para ter sucesso, é necessário definir alguns pontos, como:

– Personalidade e voz da marca;

– Plataformas em que o negócio estará presente;

– Tipo de conteúdo que será divulgado;

– Frequência de postagens;

– Público-alvo atingido.

Além desses pontos básicos, há outra etapa fundamental: a contratação de uma equipe qualificada, sendo ela terceirizada ou não. É crucial ter bons designers e redatores trabalhando para construir um bom conteúdo.

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Boas práticas

Se você já definiu a personalidade da sua marca nas redes e seguiu todos os passos que citamos, é importante ter conhecimento sobre as boas práticas nas redes sociais, ou seja, comportamentos que são considerados positivos. 

Considere essas dicas:

– interagir com os seguidores de forma positiva, sem respostas agressivas, discussões ou ofensas;

– monitorar e responder todas as dúvidas dos usuários em até 24 horas;

– produzir conteúdo com uma boa frequência;

– verificar os direitos de distribuição e dar créditos a qualquer conteúdo extraído de outro lugar (imagens, textos, vídeos, artes, etc.);

– explorar os assuntos discutidos de forma séria, sem achismos ou opiniões infundadas.

Além dessas regras, que valem para todas as empresas, existem algumas normas específicas para o segmento da contabilidade.

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De acordo com o Código de Ética Profissional do Contabilista, a criação e divulgação de conteúdo, em qualquer veículo de comunicação, que ofenda ou diminua um colega, colaborador e empresa do ramo, está proibida. Todo profissional deve respeitar os concorrentes e agir de forma limpa, sem deslealdade, agressões ou notícias falsas. Além disso, é importante evitar comparações pejorativas entre empresas e profissionais, promoções infundadas e qualquer tipo de menosprezo a órgãos contábeis.

Ou seja, na hora de entrar nas redes sociais, é importante ter um código de ética exemplar e uma conduta firme, justamente para não sujar a imagem da sua empresa. Essa imagem, inclusive, é muito afetada pelas redes em que você está presente e pela forma em que você se manifesta nelas, seja de forma positiva ou negativa!

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Em quais redes sociais minha empresa deve estar presente?

Nem toda rede social é fundamental para a estratégia do seu negócio. Apesar de muito parecidas (em alguns casos) em termos de ferramentas, as redes sociais possuem lógicas diferentes de comunicação. São públicos diferentes, linguagens distintas e propostas diversas. Não dá para usar todas da mesma forma e nem sempre é necessário usar todas para se comunicar.

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Porém, há um contraponto! Não é necessário ser ativo em todas as redes, mas é importante se atentar para o fato de que sua empresa sempre estará em todas as plataformas, de uma forma ou de outra. Os usuários conversam sobre empresas e discutem se gostam ou não dos produtos. Mesmo naquelas em que a própria marca não está presente.

Por isso, estar em todas as redes, mesmo que de uma forma mais simples, em alguns casos, é uma forma de participar das conversas, e também de acompanhar o que os usuários pensam sobre o seu negócio e esclarecer dúvidas. Esteja de olho em tudo!

Agora, para produzir conteúdo de qualidade e relevância, a recomendação é:

– Instagram: é uma rede interativa, com milhões de contas comerciais de sucesso;

– Facebook: apesar de não ser mais tão popular, ainda é relevante e atinge um público enorme;

– LinkedIn: totalmente voltada para o mundo corporativo, potencialmente o lugar mais importante;

– WhatsApp: é o principal canal de comunicação entre pessoas no Brasil.

Ter conta nessas redes pode levar a sua marca para outro nível de interação com o público, beneficiando o seu negócio de diversas formas.

Crescendo e interagindo

Não há como fugir: estar nas redes sociais é essencial para qualquer empresa, e já entendemos os motivos. Para quem está no ramo da contabilidade, é um caminho positivo para ganhar clientes de forma orgânica, sem precisar gastar milhares de reais em publicidades de mídia física. Além disso, é um espaço fundamental para estabelecer diálogos e esclarecer as dúvidas de milhares de pessoas, que muitas vezes não entendem os processos e termos da contabilidade.

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