fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao longo dos últimos anos, o Brasil tem ganhado cada vez mais novos empreendedores (MEI), principalmente após a criação da possibilidade de realizar o registro de microempresas.

Ebook: Vale a pena ser MEI?

Com o aumento de Microempreendedores Individuais no país, automaticamente os índices de negócios também aumentam. No entanto, como é uma questão mais recente, os profissionais ainda não conhecem uma série de fatores.

Existem várias situações em que o trabalhador pode se complicar juridicamente, podendo ocasionar até mesmo a perda do CNPJ. Segundo o Ministério da Economia, temos mais 13 milhões de Microempreendedores Individuais em atividade no Brasil, o número representa aproximadamente 70% dos negócios ativos no ano de 2022.

Contudo, por se tratar de uma formalização oficial o programa conta com um monte de regras que precisam ser cumpridas. Sendo assim, após informar algumas delas, o trabalhador pode ser analisado quando estiver próximo de perder o CNPJ.

Passo a passo: Saiba como se tornar MEI em 2022

Lembrando que o processo para se tornar um Microempreendedor Individual é bem simples e pode ser realizado de maneira totalmente online. Para isso, basta acessar o portal do empreendedor. 

O que pode ocasionar o cancelamento do MEI?

MEI: Empreendedor ainda pode regularizar sua situação com o fisco

MEI: Saiba por que você deve ter um Certificado Digital

Entre as obrigações que devem ser cumpridas nessa modalidade, está a emissão de notas fiscais eletrônicas para vender seus serviços ou produtos. 

Um requisito para a emissão dessas notas, é o certificado digital, que serve como uma assinatura do responsável legal pelo negócio. Sem isso, as transações não podem ser validadas. É o equivalente a uma assinatura numa folha de papel, porém, feita de maneira digital.

Clique aqui e emita o seu Certificado Digital com a Infoco