Estimated reading time: 6 minute(s)
Nesta sexta-feira (30) será pago o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O valor será pago a 1.220.501 contribuintes, chegando a quantia de R$ 1,9 bilhão em recursos. Vale destacar que as consultas para o lote estão abertas desde a última sexta-feira (23).
Imposto de Renda: Receita abre consulta a 5º e último lote de restituição
Além disso, também foram liberadas as consultas aos considerados lotes residuais de anos anteriores, ou seja, de contribuintes que caíram na malha fina, porém já se acertaram com o leão.
Da quantia total do lote, R$ 221 milhões vão ser pagos aos contribuintes que possuem prioridade legal, sendo:
- Idosos acima de 80 anos: 5.201 pessoas;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos: 36.492 pessoas;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 4.247 pessoas;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 15.378 pessoas;
Ebook: Tudo sobre Imposto de Renda 2022
Também foram contemplados 1,16 milhão de contribuintes não prioritários. Os quatro lotes anteriores foram pagos nos dias 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho e 31 de agosto, para 17,3 milhões contribuintes.
Vale ressaltar que o pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária que foi informada no momento da declaração. De acordo com as regras do Imposto de Renda, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês subsequente ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, acrescentando 1% no mês do depósito.
O que é restituição do Imposto de Renda?
Como realizar a consulta
As consultas podem ser realizadas das seguintes maneiras:
- Na página da Receita Federal na internet;
- No aplicativo da Receita Federal para Android e iOS;
Saiba como o Certificado Digital pode facilitar a declaração do seu Imposto de Renda
De acordo com dados divulgados no dia 22 de setembro pela Receita Federal, mais de 1 milhão de contribuintes foram pegos na malha fina do Imposto de Renda. Segundo o fisco, no total foram entregues 38.188.642 de declarações até o mês de setembro.
Realizando a consulta, o contribuinte poderá saber se existem ou não, pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele foi enquadrado na chamada “malha fina”.