fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quarta-feira (23), a Receita Federal irá abrir a partir das 10h, a consulta ao lote residual de restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) referente ao mês de novembro. 

Ebook: Tudo sobre Imposto de Renda 2022

Vale lembrar que o lote residual do Imposto de Renda nada mais é do que o valor pago aos contribuintes que tinham uma quantia a receber, caíram na malha fina, mas regularizaram suas pendências. 

Lembrando que o crédito aos contribuintes será depositado no dia 30 de novembro!

Segundo a Receita Federal, o lote contemplará 556.685 contribuintes entre os grupos prioritários e não prioritários. 

Do total, R$ 607.928.834,99 vão ser transferidos para os contribuintes com prioridade legal, sendo 15.889 contribuintes idosos acima de 80 anos. Já outros 115.654 são contribuintes que possuem idades entre 60 e 79 anos, 10.306 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave e 47.774 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, também foram contemplados 367.062 contribuintes não prioritários.

A relação entre Imposto de Renda e Certificado Digital

Como saber se o seu nome está no lote?

A consulta pode ser realizada a partir das 10h na página da Receita Federal na internet. Para acessar, basta que o contribuinte clique na opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Vale ressaltar que também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. 

Caso haja alguma pendência, o contribuinte poderá retificar a declaração para corrigir as informações que podem estar incorretas. Neste caso, deve esperar os próximos lotes da malha fina.

O que é a restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução de parte do valor pago à Receita Federal. Isso acontece quando o órgão identifica que o contribuinte pagou mais imposto do que deveria, de acordo com sua renda. Desta forma, é definido que esse valor extra precisa ser devolvido ao cidadão, geralmente até o mês de dezembro daquele ano.

Como fazer para declarar meu Imposto de Renda?

Em geral, a restituição acontece por conta das deduções do Imposto de Renda, que são as condições que fazem com que o cidadão precise pagar menos tributo do que imaginava anteriormente. Gastos com a educação de dependentes e despesas em saúde são exemplos de possíveis deduções.

Na prática, o que acontece é que a maior parte dos contribuintes tem seu Imposto de Renda retido na fonte, ou seja, cobrado diretamente do salário ao longo do ano. Desta forma, as deduções não são calculadas até o momento da Declaração de Imposto de Renda. Assim que ela é enviada, se você pagou mais imposto do que deveria, vai começar a receber a parte de volta.

Saiba como o Certificado pode facilitar a declaração do seu Imposto de Renda