fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quinta-feira (23), a Receita Federal deve liberar a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022. Lembrando que a consulta é disponibilizada sempre uma semana antes da data do pagamento, que deverá ser realizado na próxima quinta-feira (30). 

O primeiro lote de restituições foi pago no mês de maio. É importante destacar que aqueles que entregaram a declaração com antecedência vão receber a restituição primeiro. 

Ebook: Tudo sobre Imposto de Renda 2022

Confira o calendário de pagamentos de restituição do Imposto de Renda 2022:

Muitos contribuintes que possuem direito de receber a restituição ainda não sabem quando o pagamento será realizado. A Receita Federal também não divulgou essa informação com antecedência. Em todos os lotes, o cidadão precisa verificar o pagamento de cada lote na véspera, e confirmar se teve sua restituição incluída.

Restituição do Imposto de Renda: Como consultar? 

Como o contribuinte consegue saber se vai receber a restituição?

O contribuinte que deseja obter a informação se terá o pagamento liberado neste lote, precisa acessar o site da Receita Federal e informar o número do seu CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e por fim, a data de nascimento (contendo apenas os números, sem as barras).

Para que não exista nenhum tipo de dúvida, a data de nascimento deverá ser digitada da seguinte maneira: dois algarismos para o dia, dois algarismos para o mês e quatro para o ano.

O que é restituição do Imposto de Renda?

Onde o dinheiro será depositado?

O pagamento da restituição será realizado diretamente na conta bancária que o contribuinte informou no momento da declaração do Imposto de Renda. Caso o valor não seja depositado em sua conta por algum motivo específico, como por exemplo, o desativamento da conta, a quantia ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Sendo assim, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos contatos da central de relacionamento do banco, através dos números: