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Nesta quinta-feira (23), a Receita Federal deve liberar a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022. Lembrando que a consulta é disponibilizada sempre uma semana antes da data do pagamento, que deverá ser realizado na próxima quinta-feira (30).
O primeiro lote de restituições foi pago no mês de maio. É importante destacar que aqueles que entregaram a declaração com antecedência vão receber a restituição primeiro.
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Confira o calendário de pagamentos de restituição do Imposto de Renda 2022:
- 1º lote: 31 de maio.
- 2º lote: 30 de junho.
- 3º lote: 29 de julho.
- 4º lote: 31 de agosto.
- 5º lote: 30 de setembro.
Muitos contribuintes que possuem direito de receber a restituição ainda não sabem quando o pagamento será realizado. A Receita Federal também não divulgou essa informação com antecedência. Em todos os lotes, o cidadão precisa verificar o pagamento de cada lote na véspera, e confirmar se teve sua restituição incluída.
Restituição do Imposto de Renda: Como consultar?
Como o contribuinte consegue saber se vai receber a restituição?
O contribuinte que deseja obter a informação se terá o pagamento liberado neste lote, precisa acessar o site da Receita Federal e informar o número do seu CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e por fim, a data de nascimento (contendo apenas os números, sem as barras).
Para que não exista nenhum tipo de dúvida, a data de nascimento deverá ser digitada da seguinte maneira: dois algarismos para o dia, dois algarismos para o mês e quatro para o ano.
O que é restituição do Imposto de Renda?
Onde o dinheiro será depositado?
O pagamento da restituição será realizado diretamente na conta bancária que o contribuinte informou no momento da declaração do Imposto de Renda. Caso o valor não seja depositado em sua conta por algum motivo específico, como por exemplo, o desativamento da conta, a quantia ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Sendo assim, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos contatos da central de relacionamento do banco, através dos números:
- 4004-0001: Para capitais;
- 0800-729-0001: Para demais localidades;
- 0800-729-0088: Telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditivo;