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Plataforma gov.br: Saiba mais
Desde a última segunda-feira (17), foi estabelecido pelo Portal dos Documentos Fiscais Eletrônicos (SVRS) que além do atual Recaptcha, agora também será necessário o login de usuário na plataforma gov.br com o CPF do usuário, para a realização de consultas públicas de documentos eletrônicos.
Entenda como funciona cada selo de confiabilidade do site gov.br
De acordo com informações do SVRS, o intuito da mudança é dar mais segurança e disponibilidade nos serviços oferecidos aos usuários.
Como vai funcionar?
Os dados dos usuários vão ser gerenciados através da plataforma de login único do Governo Federal. Lembrando que essa é a mesma plataforma utilizada para poder acessar as seguintes informações:
- Carteira de vacinação;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Imposto de Renda;
- INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
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No momento do primeiro acesso será necessário fazer login com sua conta gov.br. Com isso, para qualquer outro tipo de consulta realizada durante o mesmo acesso, o usuário não precisará realizar o login novamente. Contudo, ao solicitar informações de outro documento fiscal será necessário preencher o Recaptcha do usuário.
O que é o gov.br
O gov.br permite que o usuário crie uma conta com uma única senha. Com isso, ele terá acesso a diversos serviços governamentais digitais. Veja bem, utilizando sua conta gov.br, você poderá acessar serviços digitais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), seguro-desemprego e carteira de trabalho digital.
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Vale ressaltar que o cadastro é gratuito e está disponível para todos os cidadãos brasileiros, seja pelo site ou aplicativo.
Como acessar
Para ter acesso a sua conta e usufruir de todos os serviços oferecidos pela plataforma, é só seguir o passo a passo, e ter acesso aos serviços digitais do gov.br.
- Crie sua conta pelo site ou aplicativo;
- Depois de criar a conta baixe o aplicativo gov.br (disponível para Android e iOS;
- Faça seu reconhecimento facial;
- Por fim, comece a utilizar os serviços disponíveis;