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Aqui no nosso site, explicamos o que é um certificado digital e como é possível comprá-lo, de diversas formas. Porém, há um processo tão importante quanto a escolha e a compra de um certificado digital, que é a sua validação.

Todo certificado precisa ser autenticado por uma Autoridade de Registro (AR), que verifica se a documentação do solicitante está dentro do que a lei exige. Somente após a validação, é possível usar o documento digital de forma plena para a assinatura de compromissos, emissão de notas fiscais, entre outras funções usadas no dia a dia.

Neste artigo, vamos explicar como funciona a validação e renovação de certificados digitais, trazendo os 4 métodos usados por nós, da Infoco Digital, para coordenar esse processo. Confira todos os detalhes abaixo!

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Comprando um certificado digital

Você pode comprar um certificado digital de duas formas. É possível escolher e adquirir o documento pessoalmente, em uma AR, ou on-line, para as empresas que possuem e-commerce.

No caso da Infoco Digital, priorizamos a venda de certificados pela nossa loja on-line. Por lá, você consegue obter os modelos e-CPF e e-CNPJ, em formatos A1 e A3. Também comercializamos outros certificados mais específicos, como e-Contador, e-Jurídico e e-Saúde, pelo mesmo sistema.

Com a pandemia da Covid-19, automatizamos ainda mais as nossas vendas, que estão totalmente voltadas para o site. A ideia é evitar encontros presenciais, mantendo o distanciamento necessário. Também é uma medida fundamental para a otimização do tempo dos nossos clientes, que agora não precisam se deslocar e sair de casa para comprar o certificado digital.

Além do método de compra on-line, oferecemos 4 formas de validação do certificado digital. Como explicamos acima, esse processo é fundamental para que o documento funcione. 

1) Validação presencial

É possível validar o seu certificado digital de forma presencial, em uma das 10 unidades Infoco espalhadas pelo Brasil. Como explicamos anteriormente, estamos priorizando os processos on-line, para evitar encontros presenciais. Porém, caso seja necessário validar o certificado presencialmente, é só entrar em contato.

Temos filiais em cinco estados brasileiros:

Se quiser validar o seu certificado digital presencialmente, basta consultar a unidade Infoco mais perto de você pelo nosso site e se dirigir ao local com o seu documento de identificação. 

2)Atendimento VIP

A validação por atendimento VIP segue o caminho inverso da anterior. Por meio dela, nós vamos até você! Para receber o atendimento de um atendente Infoco na sua empresa, basta selecionar a opção “Vamos até você” no momento da compra no e-commerce. Depois, basta escolher a unidade no Estado e na Cidade mais próxima de você, para agendar uma visita da Infoco Digital.

Nesse modelo, você recebe a validação do seu certificado digital sem sair de casa. Levamos tudo o que você vai precisar e ajudamos na instalação do documento.

Lembrando: por conta da pandemia, é possível que o atendimento VIP esteja indisponível em algumas cidades. Por isso, antes de solicitá-lo, é importante consultar se esse serviço está presente na sua região.

3)Emissão e renovação on-line

Se você já tem um certificado, mas ele está próximo da data de vencimento, é possível renová-lo sozinho, sem qualquer tipo de auxílio. No nosso site, você consegue renovar o certificado digital usando um modelo e-CPF (A3) para assinar a operação.

Em poucos minutos, você já garante a renovação e emissão da nova versão do certificado. Na emissão on-line, é necessário ter feito a validação presencial anteriormente, na própria Infoco Digital, ou em uma AR parceira do grupo.

4) Emissão por videoconferência

A emissão de certificados digitais por videoconferência é o método mais seguro, eficaz e ágil da atualidade. Com ele, é possível comprar e validar um e-CPF ou e-CNPJ muito mais rápido do que nos métodos anteriores.

Esse método é recente. Ele foi liberado de forma oficial em 2021, por conta da pandemia. Agora, você consegue autenticar os certificados com a mesma segurança que fazia de forma presencial.

Funciona da seguinte forma:

Pronto! Depois de seguir os passos acima, você terá garantido o seu certificado digital por videoconferência. Além de garantir a emissão com segurança, sem sair de casa, você não paga nenhuma taxa extra para validar o certificado digital via videoconferência. 

Na emissão por videoconferência, a coleta de biometria, usada para validar certificados presencialmente, foi substituída pelo reconhecimento facial. Assim, a ICP-Brasil garante a segurança e a autenticidade do documento. Atualmente, o horário de atendimento para essa modalidade é de 8h às 22h.

Garanta o seu certificado digital com atendimento humanizado!

Desde o início da nossa trajetória, sempre tivemos o objetivo de agilizar a sua vida com as melhores tecnologias, sem deixar de lado o atendimento humanizado, fundamental para construir boas relações.

Começamos como uma Autoridade de Registro e em 2020, nos credencia para atuar como Autoridade Certificadora (AC). Ou seja, além de validar e distribuir certificados digitais, agora a Infoco emite os documentos, gerenciando todo o processo.

Com nossa rede de parceiros, que fazem parte do Grupo Infoco, oferecemos soluções digitais em contabilidade para o Brasil inteiro, com suporte on-line e presencial para todas as ocasiões. Você pode fazer parte da nossa família como um revendedor, ou empresa parceira, pelo nosso site.

Você também pode seguir a Infoco Digital no Instagram, ou esclarecer todas as suas dúvidas sobre certificação digital no nosso site. Estamos sempre disponíveis para dar suporte em qualquer questão. Conte conosco!