Tempo de leitura: 4 minutos
Aqui no nosso site, explicamos o que é um certificado digital e como é possível comprá-lo, de diversas formas. Porém, há um processo tão importante quanto a escolha e a compra de um certificado digital, que é a sua validação.
Todo certificado precisa ser autenticado por uma Autoridade de Registro (AR), que verifica se a documentação do solicitante está dentro do que a lei exige. Somente após a validação, é possível usar o documento digital de forma plena para a assinatura de compromissos, emissão de notas fiscais, entre outras funções usadas no dia a dia.
Neste artigo, vamos explicar como funciona a validação e renovação de certificados digitais, trazendo os 4 métodos usados por nós, da Infoco Digital, para coordenar esse processo. Confira todos os detalhes abaixo!
Leia também: A importância de prestar um bom atendimento
Comprando um certificado digital
Você pode comprar um certificado digital de duas formas. É possível escolher e adquirir o documento pessoalmente, em uma AR, ou on-line, para as empresas que possuem e-commerce.
No caso da Infoco Digital, priorizamos a venda de certificados pela nossa loja on-line. Por lá, você consegue obter os modelos e-CPF e e-CNPJ, em formatos A1 e A3. Também comercializamos outros certificados mais específicos, como e-Contador, e-Jurídico e e-Saúde, pelo mesmo sistema.
Com a pandemia da Covid-19, automatizamos ainda mais as nossas vendas, que estão totalmente voltadas para o site. A ideia é evitar encontros presenciais, mantendo o distanciamento necessário. Também é uma medida fundamental para a otimização do tempo dos nossos clientes, que agora não precisam se deslocar e sair de casa para comprar o certificado digital.
Além do método de compra on-line, oferecemos 4 formas de validação do certificado digital. Como explicamos acima, esse processo é fundamental para que o documento funcione.
1) Validação presencial
É possível validar o seu certificado digital de forma presencial, em uma das 10 unidades Infoco espalhadas pelo Brasil. Como explicamos anteriormente, estamos priorizando os processos on-line, para evitar encontros presenciais. Porém, caso seja necessário validar o certificado presencialmente, é só entrar em contato.
Temos filiais em cinco estados brasileiros:
- Minas Gerais (em Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora, Sete Lagoas, Contagem, Pará de Minas, Betim, Araxá e Montes Claros);
- São Paulo (em Franca);
- Santa Catarina (em Chapecó);
- Rio Grande do Norte (em Natal);
- Paraíba (em João Pessoa).
Se quiser validar o seu certificado digital presencialmente, basta consultar a unidade Infoco mais perto de você pelo nosso site e se dirigir ao local com o seu documento de identificação.
2)Atendimento VIP
A validação por atendimento VIP segue o caminho inverso da anterior. Por meio dela, nós vamos até você! Para receber o atendimento de um atendente Infoco na sua empresa, basta selecionar a opção “Vamos até você” no momento da compra no e-commerce. Depois, basta escolher a unidade no Estado e na Cidade mais próxima de você, para agendar uma visita da Infoco Digital.
Nesse modelo, você recebe a validação do seu certificado digital sem sair de casa. Levamos tudo o que você vai precisar e ajudamos na instalação do documento.
Lembrando: por conta da pandemia, é possível que o atendimento VIP esteja indisponível em algumas cidades. Por isso, antes de solicitá-lo, é importante consultar se esse serviço está presente na sua região.
3)Emissão e renovação on-line
Se você já tem um certificado, mas ele está próximo da data de vencimento, é possível renová-lo sozinho, sem qualquer tipo de auxílio. No nosso site, você consegue renovar o certificado digital usando um modelo e-CPF (A3) para assinar a operação.
Em poucos minutos, você já garante a renovação e emissão da nova versão do certificado. Na emissão on-line, é necessário ter feito a validação presencial anteriormente, na própria Infoco Digital, ou em uma AR parceira do grupo.
4) Emissão por videoconferência
A emissão de certificados digitais por videoconferência é o método mais seguro, eficaz e ágil da atualidade. Com ele, é possível comprar e validar um e-CPF ou e-CNPJ muito mais rápido do que nos métodos anteriores.
Esse método é recente. Ele foi liberado de forma oficial em 2021, por conta da pandemia. Agora, você consegue autenticar os certificados com a mesma segurança que fazia de forma presencial.
Funciona da seguinte forma:
- depois de comprar o certificado digital, você recebe um voucher por e-mail. Esse arquivo conta com um link de acesso para o agendamento da videoconferência;
- na página de agendamento, basta inserir os dados pessoais do titular (que solicitou o certificado) e escolher um horário para realizar a videoconferência;
- durante a videochamada, é necessário apresentar os documentos de identificação para o atendente;
- por fim, você receberá um e-mail com instruções de instalação do certificado digital.
Pronto! Depois de seguir os passos acima, você terá garantido o seu certificado digital por videoconferência. Além de garantir a emissão com segurança, sem sair de casa, você não paga nenhuma taxa extra para validar o certificado digital via videoconferência.
Na emissão por videoconferência, a coleta de biometria, usada para validar certificados presencialmente, foi substituída pelo reconhecimento facial. Assim, a ICP-Brasil garante a segurança e a autenticidade do documento. Atualmente, o horário de atendimento para essa modalidade é de 8h às 22h.
Garanta o seu certificado digital com atendimento humanizado!
Desde o início da nossa trajetória, sempre tivemos o objetivo de agilizar a sua vida com as melhores tecnologias, sem deixar de lado o atendimento humanizado, fundamental para construir boas relações.
Começamos como uma Autoridade de Registro e em 2020, nos credencia para atuar como Autoridade Certificadora (AC). Ou seja, além de validar e distribuir certificados digitais, agora a Infoco emite os documentos, gerenciando todo o processo.
Com nossa rede de parceiros, que fazem parte do Grupo Infoco, oferecemos soluções digitais em contabilidade para o Brasil inteiro, com suporte on-line e presencial para todas as ocasiões. Você pode fazer parte da nossa família como um revendedor, ou empresa parceira, pelo nosso site.
Você também pode seguir a Infoco Digital no Instagram, ou esclarecer todas as suas dúvidas sobre certificação digital no nosso site. Estamos sempre disponíveis para dar suporte em qualquer questão. Conte conosco!