QUAL A DIFERENÇA ENTRE O BIRD ID E O E-CPF A3?
Existem diferenças quanto ao armazenamento do Certificado e o uso.
O e-CPF A3 é armazenado em Token ou Smartcard (que precisa de leitora) e permite acesso a diversos sistemas governamentais e assinatura de documentos através do Adobe. Entretanto, não está integrado aos sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica impossibilitando a assinatura de documentos como laudos, exames, receitas e atestados.
O Bird ID é um Certificado Digital em nuvem e precisa apenas do aplicativo para assinar documentos. Além de todas as funções do e-CPF A3, é integrado aos principais sistemas médicos de prescrição e prontuário eletrônico. Esse modelo pode ser usado diretamente no smartphone ou tablet.
COMO COMPRAR O CERTIFICADO DIGITAL?
De modo geral, existem três formas para adquirir o Certificado:
– Renovação Online: confira a pergunta “EM QUAIS CASOS É POSSÍVEL FAZER A RENOVAÇÃO ONLINE?
– Videoconferência: de acordo com Resolução n°170, todo Certificado Digital emitido por videoconferência terá validade de 12 meses. Para compra, basta clicar aqui.
– Presencial e VIP: Caso precise de um Certificado com validade superior a 12 meses ou a mídia criptográfica (token ou cartão), é necessário adquiri-lo presencialmente na unidade de atendimento mais próxima.
Confira aqui as unidades abertas. Recomendamos que ligue antes para verificar possíveis alterações de funcionamento.
O cliente que precisa de um Certificado com validade superior a 12 meses, também pode adquiri-lo solicitando um atendimento em sua residência ou empresa. Para isso deve ligar em uma de nossas unidades, conferir o valor cobrado e disponibilidade. Saiba quais as unidades estão abertas clicando aqui
ONDE ENCONTRO UNIDADES QUE ESTÃO EM FUNCIONAMENTO DA INFOCO?
Confira aqui as unidades abertas para aquisição do Certificado Digital presencialmente.
EM QUAIS CASOS É POSSÍVEL FAZER A RENOVAÇÃO ONLINE?
Primeiramente, para fazer a renovação online, você precisa ter um Certificado PF A3 ou Bird ID válido. Assim sendo, através desse processo é possível:
- Renovar o Certificado PF A3
- Emitir um novo Certificado PF A1
- Emitir ou renovar o Bird ID
- Emitir um novo Certificado PJ A3
- Emitir um novo Certificado PJ A1
É POSSIVEL EMITIR CERTIFICADO COM PROCURAÇÃO?
É possível apenas para Certificados PJ. Entretanto, a procuração precisa ser pública, específica ao Certificado Digital e deve estar dentro do prazo de 90 dias.
O Certificado Digital emitido por procuração tem o uso limitado e permite apenas a emissão de Nota Fiscal eletrônica. Com ele, não é possível, por exemplo, acessar o sistema da Receita Federal.
QUAL O CERTIFICADO INDICADO PARA ADVOGADOS?
O Certificado indicado é o PF A3.
Se for renovação e já possuir a mídia, o Certificado pode ser adquirido com desconto clicando aqui.
Se for primeira compra, você pode adquirir o Certificado e Token com desconto e ir até uma loja Infoco. Clique aqui para comprar.
FIZ A COMPRA, MAS AINDA NÃO RECEBI E-MAIL.
Se a compra foi feita por boleto, você receberá o e-mail após a compensação dele, que acontece em 1 dia útil após o pagamento. Se feita em cartão, o e-mail será enviado após a aprovação da operadora de cartão, que pode até entrar em contato para confirmar a compra. Em ambos os casos é possível acompanhar também dentro da conta que foi criada na loja virtual.
É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.
DESEJO ESTORNAR A COMPRA. COMO PROCEDER?
Será preciso que envie um e-mail para contato@infocodigital.com.br com o assunto “Estorno compra”. No corpo do e-mail escreva o número do pedido. No máximo em 2 dias úteis daremos o retorno.
VALIDAÇÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA
QUALQUER PESSOA PODE FAZER A VALIDAÇÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA?
Conforme a Resolução Nº 170 do ITI, em 24 de abril 2020, foi autorizado o uso da videoconferência também para a aquisição do primeiro Certificado Digital, para Pessoa Física e Jurídica, porém, restrito a validade de 12 meses.
Esse Certificado pode ser do tipo: A1 (instalado no computador), A3 (armazenado em smartcard ou token) ou o Bird ID (armazenado em nuvem) que é o modelo ideal para médicos.
Caso seja preciso um Certificado com validade superior a 12 meses, é necessário adquiri-lo presencialmente na unidade de atendimento mais próxima. Todos os pontos de atendimentos abertos estão listados aqui.
QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO POR VIDEOCONFERÊNCIA?
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA DE PESSOA FÍSICA
A etapa de validação presencial consiste na apresentação da documentação (original) e na coleta e registro dos dados biométricos (foto e impressões digitais), Resolução 114, do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Apresentação obrigatória para certificado de pessoa física:
- Documento de identificação com foto: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Identidade de Estrangeiro, bem como os documentos com foto, carteiras profissionais como por exemplo a OAB, CRC, CRM, etc.
- Dados para preenchimento do termo de titularidade:
Email, endereço e telefone.
Observação:
-Não é aceito carteira de trabalho com documento de identificação.
– Dados de preenchimento adicionais devem ser informados antes do processo de validação como: CEI, PIS, título de eleitor…etc.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA DE PESSOA JURÍDICA
- Documento de identificação com foto: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Identidade de Estrangeiro, bem como os documentos com foto, carteiras profissionais como por exemplo a OAB, CRC, CRM, etc.
Observação: não é aceito carteira de trabalho com documento de identificação.
- Documentação da pessoa jurídica:
– Contrato social (última alteração consolidada),
– Ata de eleição
– Ato constitutivo
– Convenção
– Requerimento de empresário
- Cartão CNPJ
- Dados para preenchimento do termo de titularidade:
Email, endereço e telefone.
NÃO RECEBI O E-MAIL COM LINK DA VÍDEOCONFERÊNCIA. COMO FAZER?
Após o agendamento, é enviado um e-mail automático com o link da videoconferência. É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a sua caixa de SPAM.
Caso não localize, entre em contato pelo nosso chat, lá você pode conferir se o e-mail foi cadastrado corretamente.
COMO AGENDAR A VIDEOCONFERÊNCIA?
Depois de realizar a compra do seu Certificado e receber o número do voucher por e-mail, você deve usá-lo para acessar o sistema e agendar um horário para atendimento clicando aqui.
É nessa etapa que será solicitado que envie seus documentos através de imagens (scaneadas) ou fotos dos próprios documentos.
Após o agendamento, o cliente receberá imediatamente um e-mail com o link da videoconferência. É importante que verifique se o e-mail não caiu na caixa de SPAM.
COMO REAGENDAR A VIDEOCONFERÊNCIA OU REENVIAR OS DOCUMENTOS?
Para reagendar ou reenviar os documentos, acesse esta página, insera o número de protocolo recebido por e-mail após o primeiro agendamento e a senha de emissão. Caso não lembre a senh,a é necessário refazer todo o processo de agendamento.
Vídeo tutorial reenvio de documentos ou agendamento em novo horário.
COMO REALIZAR A VIDEOCONFERÊNCIA?
No dia e horário agendado, basta acessar a videoconferência através do link recebido no e-mail. É preciso que o cliente tenha em mãos o celular cadastrado e os documentos cujo as imagens ou fotos foram enviadas durante o agendamento. Sem eles não será possível prosseguir.
Se o acesso a videoconferência acontecer:
- No computador: o navegador precisa ser Chrome ou Firefox
- No celular: iPhone: navegador Safari | Android: navegador Chrome (não funciona em navegadores Samsung).
ACESSEI O LINK, MAS O ATENDENTE NÃO ESTAVA.
Nesse caso, pode ser um problema de conexão. Siga as seguintes orientações:
- Verifique a conexão e se possível utilizar o cabo de rede;
- Se estiver dentro de uma empresa que tenha bloqueios na internet (muito comum para médicos que estão fazendo o Certificado dentro do hospital), utilize outra rede de conexão ou tente realizar pelo celular usando a internet móvel.
- Saia e entre novamente na sala de videoconferência.
- Acesse através de outro navegador (Chrome e Firefox).
- Fique atento ao telefone, pois o atendente entrará em contato.
AGENDEI A VIDEOCONFERÊNCIA, MAS ESQUECI O DIA E HORÁRIO. COMO CONSULTAR?
Após a conferência dos documentos enviados você receberá um e-mail confirmando a data e horário da videoconferência. Caso prefira, você pode reagendar. Veja o vídeo explicativo aqui.
O QUE FAZER QUANDO NÃO COMPARECI NA VIDEOCONFERÊNCIA?
A equipe que realiza a videoconferência enviará a você um e-mail de NÃO COMPARECIMENTO, solicitando um novo agendamento.
VALIDAÇÃO PRESENCIAL OU VALIDAÇÃO VIP
QUERO EMITIR O CERTIFICADO PRESENCIALMENTE. QUAIS LOJAS ESTÃO FUNCIONANDO?
Todos os pontos de atendimentos abertos estão listados aqui.
QUERO EMITIR POR VALIDAÇÃO VIP. COMO AGENDAR?
Diante das restrições de atendimento impostas pelo COVID-19, será preciso entrar em contato com uma de nossas unidades abertas ou de nossos parceiros para saber mais informações sobre essa possibilidade. Todos os pontos de atendimentos abertos estão listados aqui.
APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO CERTIFICADO
QUAL O PRAZO PARA APROVAÇÃO DO CERTIFICADO?
Após a videoconferência realizada, você receberá um e-mail de aprovação dentro de 12h com o assunto “Solicitação de Certificado Aprovada“. É importante que o cliente se atente a caixa SPAM também.
Nesse e-mail constará o número USUÁRIO. Trata-se de uma sequência de 30 dígitos, necessária para baixar o certificado.
CASO O CERTIFICADO SEJA RECUSADO. COMO PROCEDER?
A equipe responsável entrará em contato para explicar os motivos da recusa.
BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO
COMO REALIZAR A BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO?
Basta seguir as orientações dos vídeos a seguir:
Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o suporte técnico pelos números 0800 000 0011 (apenas ligações de telefone fixo) ou pelo chat em nosso site
O QUE FAZER QUANDO ESQUECER A SENHA DE EMISSÃO E PRECISA REVOGAR O CERTIFICADO PARA REALIZAR UM NOVO AGENDAMENTO?
A partir da compra, é possível reutilizar o voucher em até 14 dias e realizar todo o processo novamente, ou seja: cadastrar as senhas, agendar, enviar documentos, realizar a videoconferência. Não é possível recuperar a senha de emissão, conforme regimentos do ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) para garantia de segurança.
Para auxilio, acesse o Chat em nosso site.
Ao cadastrar a senha é informado “Essa é a senha que será usada para *emitir* o Certificado. Guarde-a em um lugar seguro e não esqueça que em caso de perda, a emissão *não* poderá ser realizada”.
COMO REVOGAR O CERTIFICADO EM CASO DE PERDA?
Acesse a página de revogação clicando aqui, informe a senha de revogação cadastrada no momento da solicitação do Certificado Digital e confirmar a revogação.
Caso não se recorde da senha cadastrada, será necessário comparecer a um dos pontos de atendimento Infoco com um documento de identificação original e solicitar a revogação do Certificado ao atendente.
USO DO CERTIFICADO DIGITAL
TENHO UM COMPUTADOR MAC E QUERO ASSINAR NO ADOBE. COMO FAZER?
Siga os passos do MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (MAC)
Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução de assinaturas da Infoco. Acesse clicando aqui.
Se você for médico, a Infoco oferece uma plataforma gratuita e possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse clicando aqui.
TENHO UM COMPUTADOR WINDOWS E QUERO UTILIZAR O BIRD ID PARA ASSINAR NO ADOBE. COMO FAZER?
Siga os passos do MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (WINDOWS)
Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução para assinatura de documentos digitais da Infoco. Acesse aqui.
Para médicos, a Infoco oferece uma plataforma gratuita que possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse aqui.
PROBLEMAS COM USO DO CERTIFICADO DIGITAL – A1 OU A3
O CERTIFICADO PAROU DE FUNCIONAR?
Teste o Certificado através do nosso sistema clicando aqui e teste também em outro sistema, como e-CAC.
Se o Certificado funcionar em nosso teste ou no e-CAC, procure o suporte da plataforma que está dando o erro. Caso não funcione, entre em contato com o suporte técnico da Infoco pelos números: 0800 000 0011 | (31)98501-4748 | (31)97178-5276 | (31)9 9298-0754
ESQUECI OU BLOQUEEI A SENHA DO CERTIFICADO.
Entre em contato com o suporte técnico da Infoco pelos números: 0800 000 0011 | (31)98501-4748 | (31)97178-5276 | (31)9 9298-0754
PROBLEMAS COM USO DO CERTIFICADO DIGITAL – BIRD ID
ESQUECI A SENHA DO PORTAL DO BIRD ID. COMO PROSSEGUIR?
Após 3 tentativas erradas irá aparecer a opção “Recuperar senha”. Escolha essa opção para solicitar uma nova. Confira aqui nosso vídeo explicativo.
TENTEI RECUPERAR A SENHA DO PORTAL, MAS NÃO RECEBI O E-MAIL. COMO PROSSEGUIR?
Se o e-mail informado estiver correto, confira na caixa de entrada e na caixa de SPAM, busque pelo remetente: no-reply@birdid.com.br ou ainda pelo assunto: Bird ID.
ESQUECI O PIN DE ACESSO AO APLICATIVO. O QUE FAZER?
Basta o cliente excluir o aplicativo, baixar novamente e em seguida criar um novo PIN.
PRECISO SINCRONIZAR UM NOVO APARELHO. O QUE FAZER?
Basta seguir as orientações do vídeo clicando aqui.