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Você está na página de Perguntas Frequentes da Infoco.
Aqui oferecemos respostas para as principais dúvidas sobre os nossos produtos e processos. Para começar, escolha uma das categorias abaixo:

PERGUNTAS FREQUENTES PARA CERTIFICADOS
DE PESSOA FÍSICA E JURÍDICA

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Existem diferenças quanto ao armazenamento do Certificado e o uso.

O e-CPF A3 é armazenado em Token ou Smartcard (que precisa de leitora) e permite acesso a diversos sistemas governamentais e assinatura de documentos através do Adobe. Entretanto, não está integrado aos sistemas de prontuário eletrônico e prescrição médica impossibilitando a assinatura de documentos como laudos, exames, receitas e atestados.

O Bird ID é um Certificado Digital em nuvem e precisa apenas do aplicativo para assinar documentos. Além de todas as funções do e-CPF A3, é integrado aos principais sistemas médicos de prescrição e prontuário eletrônico. Esse modelo pode ser usado diretamente no smartphone ou tablet.

De modo geral, existem três formas para adquirir o Certificado:

 – Emissão Online: confira a pergunta “EM QUAIS CASOS É POSSÍVEL FAZER A EMISSÃO ONLINE?

 – Videoconferência: de acordo com Instrução Normativa N.05 de 22 de Fevereiro de 2021, a modalidade de validação por videoconferência está disponível para todos os Certificados Digitais Pessoa Física e Jurídica, desde que atenda aos critérios informados na normativa. Para compra, basta clicar aqui.

 – Presencial e VIP: A validação presencial está acontecendo com agendamento prévio. Recomendamos que ligue antes para verificar possíveis alterações de funcionamento. Confira aqui as unidades abertas.
A validação VIP é mais um serviço disponibilizado pela INFOCO, onde nosso atendente irá até sua residência ou empresa para fazer a validação de seu Certificado Digital. É só ligar para consultar valores e disponibilidade.

Confira aqui as unidades abertas para aquisição do Certificado Digital presencialmente.

Primeiramente, para fazer a emissão online, você precisa ter um Certificado PF A3 ou Bird ID válido. Assim sendo, através desse processo é possível:

  • Renovar o Certificado PF A3
  • Emitir um novo Certificado PF A1
  • Emitir ou renovar o Bird ID
  • Emitir um novo Certificado PJ A3
  • Emitir um novo Certificado PJ A1

É possível apenas para Certificados PJ. Entretanto, a procuração precisa ser pública, específica ao Certificado Digital e deve estar dentro do prazo de 90 dias.

O Certificado Digital emitido por procuração tem o uso limitado e permite apenas a emissão de Nota Fiscal eletrônica. Com ele, não é possível, por exemplo, acessar o sistema da Receita Federal.

O Certificado indicado é o PF A3.

Se for renovação e já possuir a mídia, o Certificado pode ser adquirido com desconto clicando aqui. 

Se for primeira compra, você pode adquirir o Certificado e Token com desconto e ir até uma loja Infoco. Clique aqui para comprar.

Se a compra foi feita por boleto, você receberá o e-mail após a compensação dele, que acontece em 1 dia útil após o pagamento. Se feita em cartão, o e-mail será enviado após a aprovação da operadora de cartão, que pode até entrar em contato para confirmar a compra. Em ambos os casos é possível acompanhar também dentro da conta que foi criada na loja virtual.

É importante que fique atento a caixa de entrada e verifique também a caixa de SPAM.

Será preciso que envie um e-mail para contato@infocodigital.com.br com o assunto “Estorno compra”.  No corpo do e-mail escreva o número do pedido.

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VALIDAÇÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA

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Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, proporcionou nosso novo serviço de videoconferência, com ele você não precisa sair de casa para adquirir o seu Certificado Digital, pode fazer a compra online e a validação por videoconferência, veja quem pode aproveitar essa modalidade: – Se você já possui um Certificado Digital de qualquer Certificadora, está apto a realizar a videoconferência. – Se você possui uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também está apto.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA DE PESSOA FÍSICA

Documento de identificação pessoal, frente e verso, como:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Registro Geral (RG), passaporte, carteiras de classe profissionais (OAB, CRM, CRC, etc); ou
  • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), se estrangeiro domiciliado no Brasil; ou
  • Passaporte, se estrangeiro não domiciliado no Brasil.
  • CPF, caso o outro documento apresentado não conste o número do CPF.

Observação:

  • Ao anexar o documento de identificação original, certifique-se que o mesmo tenha conservado todas as suas características, incluído as cores.
  • Em casos de alteração de nome, caso haja divergência do documento de identificação com a Receita Federal, apresente o documento que a comprove. Seja, certidão de casamento, certidão de averbação, reconhecimento de paternidade, entre outros.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA DE PESSOA JURÍDICA

1 – Documento de identificação pessoal, como:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Registro Geral (RG), passaporte, carteiras de classes profissionais (OAB, CRM, CRC, etc); ou
  • Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), se estrangeiro domiciliado no Brasil; ou
  • Passaporte, se estrangeiro não domiciliado no Brasil.
  • CPF, caso o outro documento apresentado não conste o numero do CPF

Observação:

Em casos de alteração de nome, caso haja divergência do documento de identificação com a Receita Federal, apresente o documento que a comprove. Seja, certidão de casamento, certidão de averbação, reconhecimento de paternidade, entre outros.

Documentos empresariais, como:

  • Ato constitutivo da empresa devidamente registrado no órgão competente, como por exemplo: contrato social (ou última alteração contratual consolidada), requerimento de empresário, leis de criação, estatutos sociais e atas de eleição ou posse que indiquem o representante legal, quando for o caso ou;
  • Certidão simplificada emitida pela Junta Comercial que seja possível comprovar os atuais representantes legais.

Observação:

Só será possível a emissão por Videoconferência para atos constitutivos que estejam possíveis realizar a verificação eletrônica do registro de aplicação oficial do órgão competente!

Depois de realizar a compra do seu Certificado e receber o número do voucher por e-mail, você deve usá-lo para acessar o sistema e agendar um horário para atendimento clicando aqui.

É nessa etapa que será solicitado que envie seus documentos através de imagens (scaneadas) ou fotos dos próprios documentos.

Após o agendamento, o cliente receberá imediatamente um e-mail com o link da videoconferência. É importante que verifique se o e-mail não caiu na caixa de SPAM. 

Para reagendar ou reenviar os documentos,  acesse esta página, insira o número de protocolo recebido por e-mail após o primeiro agendamento e a senha de emissão. Caso não lembre a senha é necessário refazer todo o processo de agendamento.

No dia e horário agendado, basta acessar a videoconferência através do link recebido no e-mail. É preciso que o cliente tenha em mãos o celular cadastrado e os documentos cujo as imagens ou fotos foram enviadas durante o agendamento. Sem eles não será possível prosseguir.

Se o acesso a videoconferência acontecer:

  • No computador: o navegador precisa ser Chrome ou Firefox
  • No celular: iPhone: navegador Safari | Android: navegador Chrome (não funciona em navegadores Samsung).

Nesse caso, pode ser um problema de conexão. Siga as seguintes orientações:

  • Verifique a conexão e se possível utilizar o cabo de rede;
  • Se estiver dentro de uma empresa que tenha bloqueios na internet (muito comum para médicos que estão fazendo o Certificado dentro do hospital), utilize outra rede de conexão ou tente realizar pelo celular usando a internet móvel.
  • Saia e entre novamente na sala de videoconferência.
  • Acesse através de outro navegador (Chrome e Firefox).
  • Fique atento ao telefone, pois o atendente entrará em contato.

Após a conferência dos documentos enviados você receberá um e-mail confirmando a data e horário da videoconferência. Caso prefira, você pode reagendar.

A equipe que realiza a videoconferência enviará a você um e-mail de NÃO COMPARECIMENTO, solicitando um novo agendamento.

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VALIDAÇÃO PRESENCIAL OU VALIDAÇÃO VIP

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Diante das restrições de atendimento impostas pelo COVID-19, será preciso entrar em contato com uma de nossas unidades abertas ou de nossos parceiros para saber mais informações sobre essa possibilidade. Todos os pontos de atendimentos abertos estão listados aqui.

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APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO DO CERTIFICADO

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Após a videoconferência realizada, você receberá um e-mail de aprovação dentro de 12h com o assunto “Solicitação de Certificado Aprovada“.  É importante que o cliente se atente a caixa SPAM também.

Nesse e-mail constará o número USUÁRIO. Trata-se de uma sequência de 30 dígitos, necessária para baixar o certificado.

A equipe responsável entrará em contato para explicar os motivos da recusa.

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BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO

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Basta seguir as orientações dos vídeos a seguir:

Instalação do Java.

Emissão do A1.

Emissão do A3.

Emissão do Bird ID.

Caso ainda não consiga realizar o procedimento, entre em contato com o suporte técnico pelos números 0800 000 0011 (apenas ligações de telefone fixo) ou pelo chat em nosso site

A partir da compra, é possível reutilizar o voucher em até 14 dias e realizar todo o processo novamente, ou seja: cadastrar as senhas, agendar, enviar documentos, realizar a videoconferência. Não é possível recuperar a senha de emissão, conforme regimentos do ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação) para garantia de segurança.

Para auxilio, acesse o Chat em nosso site.

Ao cadastrar a senha é informado “Essa é a senha que será usada para *emitir* o Certificado. Guarde-a em um lugar seguro e não esqueça que em caso de perda, a emissão *não* poderá ser realizada”.

Acesse a página de revogação clicando aqui, informe a senha de revogação cadastrada no momento da solicitação do Certificado Digital e confirmar a revogação.

Caso não se recorde da senha cadastrada, será necessário comparecer a um dos pontos de atendimento Infoco com um documento de identificação original e solicitar a revogação do Certificado ao atendente.

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USO DO CERTIFICADO DIGITAL

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Siga os passos do MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (MAC)

Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução de assinaturas da Infoco. Acesse clicando aqui.

Se você for médico, a Infoco oferece uma plataforma gratuita e possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse clicando aqui.

Siga os passos do  MANUAL DE ASSINATURA PDF PELO ADOBE DC (WINDOWS)

Outra opção é utilizar o Assine Online, uma solução para assinatura de documentos digitais da Infoco. Acesse aqui.

Para médicos, a Infoco oferece uma plataforma gratuita que possui todos os documentos disponibilizados pelo CFM: assinatura de receituário simples, receituário de controle especial, relatório, pedido de exame, prescrições de antimicrobianos e atestado médico de saúde. Acesse aqui.

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PROBLEMAS COM USO DO CERTIFICADO DIGITAL – A1 OU A3

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Teste o Certificado através do nosso sistema clicando aqui e teste também em outro sistema, como e-CAC.

Se o Certificado funcionar em nosso teste ou no e-CAC, procure o suporte da plataforma que está dando o erro. Caso não funcione, entre em contato com o suporte técnico da Infoco pelos números: 0800 000 0011 | (31)98501-4748 | (31)97178-5276 | (31)9 9298-0754

Entre em contato com o suporte técnico da Infoco pelos números: 0800 000 0011 | (31)98501-4748 | (31)97178-5276 | (31)9 9298-0754

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PROBLEMAS COM USO DO CERTIFICADO DIGITAL – BIRD ID

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Caso o Bird ID não tenha sido emitido ou deu erro, é necessário refazer o processo de emissão. Veja aqui o vídeo explicativo.

Se o problema for PIN inválido é necessário sincronizar novamente. Clique aqui para assistir o vídeo tutorial

Após 3 tentativas erradas irá aparecer a opção “Recuperar senha”. Escolha essa opção para solicitar uma nova. Confira aqui nosso vídeo explicativo.

Se o e-mail informado estiver correto, confira na caixa de entrada e na caixa de SPAM, busque pelo remetente: no-reply@birdid.com.br ou ainda pelo assunto: Bird ID.

Basta o cliente excluir o aplicativo, baixar novamente e em seguida criar um novo PIN.

Basta seguir as orientações do vídeo clicando aqui.

Ainda precisa de ajuda?

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Canto inferior direito

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(62) 4000.1807

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