fbpx

Tempo de leitura: 4 minutos

Vai precisar declarar o Imposto de Renda em 2023, mas ainda não sabe como entregar a declaração? Então você está no lugar certo! Aqui na Infoco, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, além de te mostrar todas as possibilidades.

Através de um passo a passo didático e intuitivo, você irá aprender a realizar a declaração do seu imposto de renda, seja através de um computador, de um celular e com o auxílio de um Certificado Digital.

Clique aqui e compre o seu Certificado Digital com a Infoco!

Vamos lá, em algum momento da nossa vida financeira, todos precisamos pensar na declaração do Imposto de Renda. A entrega do documento é obrigatória para grande parte da população, e esse é um compromisso que precisa ser cumprido anualmente pelos contribuintes.

Pode parecer um grande desafio, mas com paciência e organização, esse processo se mostra menos complicado do que pensamos. Acompanhe o nosso conteúdo e conheça algumas possibilidades para te ensinar a emitir a declaração.

Clique aqui e baixe o nosso Guia completo do Imposto de Renda 2022

Como é feita a declaração do Imposto de Renda

A Declaração de Imposto de Renda é feita em um programa chamado DIRPF. Ele pode ser baixado para computador ou celular, pelo aplicativo “Receita Federal”. Dentro dele, você encontra uma espécie de formulário, com vários itens que devem ser preenchidos de acordo com a sua situação trabalhista.

O programa é super fácil de usar além de ser muito intuitivo! No entanto, algumas questões podem acabar gerando dúvidas, especialmente para os contribuintes que possuem rendimentos mais complexos.

Imposto de Renda 2023: Que tal se planejar?

Preencha e revise todos os dados

Preencha todas as informações do documento. Você precisa inserir seus dados pessoais, lista de dependentes (caso tenha algum), rendimentos isentos (poupança, indenização de seguro, lucros e dividendos), rendimentos tributáveis (salários e benefícios), pagamentos e doações (basta escolher na lista apresentada, caso você tenha algo para declarar).

Em geral, o programa é bem explicativo, além de ser fácil de preencher e identificar onde estão todas as informações.

Veja como realizar a declaração do Imposto de Renda pelo programa de computador

Aqueles contribuintes que já realizaram a declaração em anos anteriores, contam com a vantagem de já terem os seus dados registrados no programa gerador do Imposto de Renda 2023. Sendo assim, eles possuem mais facilidade para preencher o documento.

Através do programa do Imposto de Renda 2023, ficará bem mais rápido e prático para todas as pessoas realizarem suas declarações pelo computador.

Confira o passo a passo:

Existem três maneiras de realizar a declaração do seu Imposto de Renda!

Após selecionar a opção, será aberta uma nova janela! Nela, você terá que informar todos os dados solicitados pelo sistema.

Imposto de Renda: O que precisa ser declarado e documentação necessária

Veja como realizar a declaração do Imposto de Renda pelo celular

Para poder ter acesso ao sistema, o cidadão precisa baixá-lo de forma atualizada no site oficial da Receita Federal. O programa que leva o nome de “Meu Imposto de Renda”, pode ser acessado por celulares do sistema Android e iOS.

Depois de baixar a versão atualizada, o contribuinte poderá optar pelo modelo de declaração pré-preenchida, que já consta os dados do contribuinte, ou dar início ao processo desde as primeiras informações.

Após preencher tudo aquilo que é solicitado para a declaração do IRPF, o próprio sistema irá gerar a guia de pagamento do Imposto de Renda 2023. Uma outra opção, é pagar com desconto no salário, ou através de débito automático, todos os pedidos podem ser realizados pelo aplicativo.

Também existe a possibilidade do pagamento ser realizado em até oito cotas. Para isso, as parcelas mínimas precisam ser de R$ 50,00 e na cobrança máxima de R$ 100,00 esta precisa ser quitada em cota única.

Declare o Imposto de Renda com um Certificado Digital 

Para utilizar o certificado digital no preenchimento da declaração, basta acessar o portal e-CAC, da Receita Federal, que é o Centro Virtual de Atendimento da instituição.

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital

Por lá, você conseguirá obter todos os dados da sua declaração do ano anterior, armazenando-os no seu certificado digital.

Após acessar o portal, é necessário solicitar a cópia da declaração do ano anterior, que será emitida como um extrato, possibilitando que o seu certificado digital registre essas informações.

Depois, é só preencher a Declaração de Imposto de Renda direto no site, ou usar o certificado no programa IRPF, criado pela Receita.

Veja o passo a passo para realizar o procedimento:

Ebook: Guia completo do Certificado Digital

O Certificado Digital exerce um papel muito importante na realização da Declaração do Imposto de Renda. Com ele, é possível captar informações de declarações anteriores, agilizando assim, todo o processo.

Desta forma, poupa-se tempo, já que o cidadão não precisará preencher todos os dados do zero. Além disso, é um jeito mais seguro de fazer a declaração, já que seu trabalho é apenas atualizar informações e revisar erros.

Certificado Digital é na Infoco

Aqui na Infoco, nossos especialistas estão sempre preparados para oferecer o melhor atendimento para os nossos clientes. Vale destacar que oferecemos várias opções de compras, ou seja, você pode vir até uma de nossas unidades, ou solicitar o atendimento vip ou online. 

No entanto, lembre-se que tão importante quanto a escolha e a compra do certificado digital, é o seu processo de validação.

Todo certificado digital deve ser autenticado por uma Autoridade de Registro (AR), que irá realizar a verificação da documentação do solicitante e conferir se está dentro daquilo que é exigido pela lei. Lembrando que somente depois da validação, será possível utilizar o seu documento eletrônico de forma plena para a assinatura de compromissos, emissão de notas fiscais, entre outras funções usadas no dia a dia.

Benefícios de ser uma AR da AC Infoco

Principais tipos de Certificados do mercado

A1: Arquivo eletrônico onde o usuário poderá armazenar em seu próprio computador, celular ou tablet. Ele não é instalado em nenhum dispositivo físico, e possui validade de 12 meses.

A3: Software que fica armazenado em uma mídia física, como cartão (smart card) ou token. Sua validade é maior, podendo chegar a 36 meses (3 anos).

A Infoco trabalha com os dois modelos e suas variações. Oferecemos opções para pessoas jurídicas, com documentos como o e-CNPJ, e o e-PJ  para pessoas físicas, que podem ter um e-CPF ou e-PF.