fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

QR Code é a abreviação de Quick Response Code, (Código de Resposta Rápido) em português. É um sistema de código em 2D que foi originalmente desenvolvido para utilização na indústria automobilística, com o intuito de rastrear veículos durante o processo de fabricação.  Atualmente essa tecnologia evoluiu e pode ser usada para efetuar o pagamento de contas, acessar sites, blogs, canais digitais, sorteios etc.

Muitas pessoas confundem o QR Code com um código de barras comum, mas existe uma grande diferença entre eles. O código de barras comum possuiu apenas a direção horizontal e somente uma forma de leitura, enquanto o QR Code é composto tanto na forma horizontal, quanto pela vertical (2D), podendo ser lido por câmeras de diversos aparelhos celulares ou aplicativos.

Por formar um código visual, ele pode ser lido de forma digital, estando em um dispositivo eletrônico, por exemplo, ou física, desde que esteja impresso em algum lugar.

Para que serve?

De maneira geral, o QR Code é utilizado para disponibilizar mais informações e conteúdo para aqueles que o utilizam, seja em panfletos, revistas, cardápios, sites etc. Ele possibilita o armazenamento de vários tipos de dados, sendo letras do alfabeto, números e até mesmo símbolos. Donos de estabelecimentos e empresas, podem colocar textos, links, gráficos, vídeos, músicas, entre outros para obter acesso por meio da ferramenta.

Onde o QR Code é utilizado?

 O QR Code está presente em diversas possibilidades. Por exemplo, ingressos de eventos não precisam mais ser comprados fisicamente, pois agora é possível obtê-los em formato de código. A partir do seu escaneamento é possível obter os dados de quem fez a compra e o bilhete é automaticamente validado.

O WhatsApp, um dos principais aplicativos de mensagens instantâneas, aderiu o QR Code em 2015, quando passou a adotar a versão “WhatsApp Web”. Para ter acesso a plataforma o usuário deve validar seu uso através de um código disponibilizado na tela do computador.

Os restaurantes também se tornaram ambientes onde podemos encontrar a utilização do QR Code. Hoje em dia é possível ter acesso ao cardápio do estabelecimento na tela do seu celular. Isso se tornou ainda mais comum em tempos de covid-19, além de ser prático o sistema também evita o contato entre seus clientes.

Cuidados que devem ser tomados com o QR Code

Por ser uma tecnologia de fácil acesso e que cresce a cada dia, criminosos e golpistas estão aproveitando e usando o QR Code para aplicar golpes. Geralmente esse tipo de golpe segue um padrão, o usuário aponta a câmera do seu dispositivo para a leitura e, após isso é redirecionado para um endereço cheio de vírus que acaba infectando seu celular ou tablet.

“Ao acessar um QR Code falso, o usuário poderá ter seus dados roubados, possibilitando que os criminosos apliquem vários golpes, como o de fraude de identidade”, explicou Marcio D´Avilla, especialista em segurança digital.

Confira algumas dicas para evitar possíveis tentativas de golpes:

– O usuário deve evitar usar QR Codes enviados de um remetente desconhecido, seja por e-mail ou mensagem instantânea.

– Após escanear o QR Code, a pessoa deve ficar atenta ao endereço ao qual está sendo direcionada, se houver erros de digitação, domínios desconhecidos ou se o endereço estiver encurtado, a chance de ser golpe é grande.

– Evite usar senhas de fácil identificação em seu dispositivo móvel.

– Usar aplicativos para analisar os links do QR Code. Os mais conhecidos são: “QuickMark Bar Code Scanner”, para Android e “TapReader” para Iphone.

– Se o usuário for levado até algum formulário, nunca deve fornecer senhas ou dados pessoais.

– Mantenha sempre o antivírus do seu celular ou tablet em dia.