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O universo digital veio para ficar. A internet, as redes sociais e todas as ferramentas de vendas on-line são o presente, mas também o futuro. Isso exige que as empresas mudem, se adaptem à nova realidade. Portanto, isso significa que há não só uma demanda, mas também uma necessidade, para a transformação digital em contabilidades.

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O mercado da contabilidade sempre foi tecnológico, por essência. Para captar dados e trabalhá-los de forma eficiente, é necessário aplicar um certo nível de tecnologia. Assim, não é surpresa que o mercado tenha avançado tanto nos últimos anos, com o surgimento de novas ferramentas e métodos de trabalho.

Neste artigo, vamos falar da transformação digital no mercado de trabalho, de uma forma geral, mas também vamos focar na necessidade de transformação nas empresas de contabilidade. Por aqui, você vai saber tudo o que precisa fazer para modernizar seu trabalho como contador, em todos os sentidos. Confira tudo abaixo!

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A importância da transformação digital para empresas

Quem não se adapta, desaparece. O mercado de trabalho sempre foi assim, independentemente do segmento. Hoje, se adaptar significa aderir às novas tecnologias do mercado. Significa automatizar processos, inserir dados lógicos e colocar a internet para trabalhar ao seu favor.

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As empresas que resistem, e querem se manter analógicas, estão desaparecendo. Com a pandemia, muitos negócios faliram, especialmente os pequenos. A crise econômica causada certamente contribuiu para isso, mas existem outros fatores que indicam a queda de várias empresas.

Sem recursos, muitas acabam perdendo competitividade no mercado, justamente por não possuírem condições de investir em marketing digital, softwares modernos, delivery, e-commerce, entre outros processos que se tornaram realidade.

Mas por que é tão importante estar presente na internet e nas redes sociais? Será que essa automatização é tão essencial? É simples: 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais em suas decisões de compra, segundo dados da PricewaterhouseCoopers (PwC).

Ou seja, para obter sucesso, as marcas precisam estar onde o público está. Essa é a importância da transformação digital. Além de modernizar os processos internos das marcas, ela as aproxima dos clientes, parceiros, colaboradores… basicamente, todo mundo!

Como chegar lá?

Chamamos de “transformação digital” esse processo de fazer uma empresa aderir a novas tecnologias, se tornando cada vez mais presente no mundo on-line. Entretanto, apesar de necessário, esse processo pode ser muito demorado. Não é simples mudar a realidade de uma marca.

Para conseguir tornar o seu negócio mais tecnológico, é fundamental entender que a transformação deve ser gradual. Não há como mudar as coisas de uma vez. É preciso ter paciência. 

Mudar tudo de uma vez pode atrapalhar esse processo, que é muito delicado. Erros vão aparecer no caminho e muitos colaboradores não vão entender inicialmente. É preciso se preparar para os problemas.

Portanto, não é fácil dizer “como chegar lá”. Cada empresa vai traçar seu próprio caminho, dependendo do grau de tecnologia já aplicada, do nível dos colaboradores e da necessidade do próprio mercado.

Abaixo, vamos trazer algumas dicas que vão te ajudar no processo de transformação digital da sua marca, em 4 pilares fundamentais. Seguindo essas diretrizes, você terá mais facilidade para fazer uma transição que realmente interessa aos seus colaboradores.

Os 4 pilares da transformação digital

Até agora, falamos muito de tecnologia, modernização e automatização de processos. Porém, a transformação digital não é só isso. A tecnologia, pelo menos do modo em que funciona hoje, existe para servir aos humanos. Atender suas necessidades, anseios e desejos.

Nos 4 pilares da transformação digital, que você verá abaixo, é possível entender como o lado humano e tecnológico se conectam. Para fazer sua marca se tornar mais moderna, eles precisam estar lado a lado, mesmo na contabilidade, que é uma área mais lógica e exata.

1) Pessoas

O primeiro pilar da transformação digital são as pessoas. Antes de aderir a diversas tecnologias, você precisa entender quais são as necessidades das pessoas ao seu redor. Como facilitar a vida do meu cliente? Qual a principal dor de quem entra no meu site, ou nas minhas redes sociais? Tudo isso deve ser levado em conta.

Além disso, é preciso olhar com carinho para os colaboradores. Uma empresa só é forte quando todos os envolvidos estão remando para o mesmo caminho. Pensar em soluções tecnológicas para os colaboradores é uma das formas de obter sucesso.

No fim das contas, você sempre precisa colocar as pessoas na frente. Afinal, são elas que fazem o seu negócio sobreviver.

2) Otimização do seu negócio

Agora, vamos falar um pouco da transformação digital na prática. Além de resolver os problemas das pessoas, a tecnologia serve para facilitar a nossa vida, em todos os sentidos. Portanto, um dos pilares da transformação digital é a otimização do seu negócio.

Para ser organizada, uma empresa precisa de pessoas capacitadas e processos eficientes, que funcionam. Se isso já existe, a tecnologia pode entrar como um fator facilitador do trabalho. 

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Hoje, temos softwares de gestão de processos integrados, que ligam todos os departamentos de uma empresa em um sistema único, com dados abertos. Também temos sistemas de armazenamento e edição de arquivos compartilhados, que são totalmente colaborativos.

Na contabilidade, ainda temos os certificados digitais, que facilitam a assinatura de contratos, emissão de notas fiscais e acesso a portais contábeis. Otimizar seu negócio, seja ele qual for, te ajuda a:

Portanto, investir na otimização do seu negócio traz um diferencial para a sua marca. Mostra que ela está preocupada não só em vender produtos, mas em oferecer uma experiência melhor ao cliente.

3) Engajamento com o cliente

Uma das principais vantagens da tecnologia é a aproximação com o cliente. Com ferramentas tecnológicas, você consegue aumentar o engajamento com o cliente de uma forma profunda, conduzindo-o por aquilo que chamamos de “jornada de compra”.

Com ferramentas do marketing digital, você consegue produzir informações direcionadas, de acordo com seu público-alvo. Isso não só torna o trabalho mais efetivo como um todo, mas também faz com que a chance de engajamento da parte do cliente seja maior. É mais fácil entregar a ele os produtos que ele realmente deseja.

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Isso nos faz retornar para o primeiro pilar: as pessoas. Como uma empresa de contabilidade, você precisa entender exatamente qual é o perfil do seu cliente e quais são os problemas que ele realmente quer resolver. Assim, fica mais fácil oferecer soluções que realmente vão agradar.

Além disso, é importante usar os canais digitais para manter uma comunicação intensa com o seu público. Você precisa estar apto para responder dúvidas, ouvir reclamações, interagir diariamente e de fato entender as necessidades do seu cliente

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4) Local de trabalho

Não há como fugir. A tecnologia também vai transformar o seu local de trabalho. Antigamente, as pessoas mal usavam computadores. Era algo raro, diferenciado. Hoje, se tornou comum. Da mesma forma, seu ambiente de trabalho precisa se adaptar aos novos tempos.

Um exemplo disso é a adesão ao regime remoto, que se popularizou no Brasil em 2020. Hoje, temos ferramentas que possibilitam que vários processos aconteçam sem a necessidade de encontros presenciais. Muita coisa pode ser feita estritamente on-line e as empresas estão começando a perceber isso.

Portanto, é preciso não só modernizar seu local de trabalho, com boa internet, bons computadores e aparelhos, mas também começar a buscar alternativas fora do escritório

Proporcionar que seus colaboradores trabalhem de forma híbrida, ficando em casa alguns dias da semana, é uma das medidas que podem modernizar esses processos, mas existem diversas outras, que podem ser incorporadas no ambiente off e on-line, que devem ser estudadas.

Uma coisa é certa: investir no conforto dos seus colaboradores certamente dará bons resultados. Manter o time motivado e satisfeito é algo fundamental, desde sempre. Com a transformação digital, isso se tornou mais possível e mais fácil de se fazer.

Inserindo a transformação digital na contabilidade

Agora que já falamos dos 4 pilares da transformação digital, vamos trazer o assunto para a realidade da contabilidade. Por muitos anos, a profissão de contador sempre foi algo burocrático, mecânico e até mesmo automático. Hoje, os processos estão muito mais dinâmicos e isso é extremamente positivo.

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Se antes as empresas ficavam sobrecarregadas com tarefas manuais e um grande volume de trabalho, hoje elas podem reduzir o tempo gasto em demandas repetitivas, para focar em coisas mais estratégicas e análises aprofundadas.

Com a transformação digital em contabilidades, as empresas podem se especializar em mais serviços, já que gastam menos tempo fazendo as tarefas básicas da profissão. Além disso, conseguem obter os recursos para fornecer serviços com a menor quantidade de erros possível, já que a tecnologia traz mais ferramentas de revisão.

Graças à tecnologia, hoje o mercado da contabilidade se modernizou totalmente. Assim, surgem duas vertentes da profissão, que podem ser exercidas cada uma à sua maneira. Com o amplo acesso à tecnologia, os contadores podem ir além dos serviços que eram prestados antigamente, oferecendo assim, novas vantagens de mercado.

Abaixo, vamos falar das duas formas mais modernas de contabilidade: a consultiva e a on-line. Ambas foram amplamente beneficiadas pelos processos de transformação digital, que tornaram possível essa integração entre estratégias e dados concretos. Confira!

Contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva é o modelo de negócio em que o contador foca mais na parte estratégica do que nas demandas diárias. Ou seja, atua como um consultor das empresas, um especialista que está por perto para oferecer dicas que ajudam a manter a saúde financeira do negócio.

A transformação digital é um dos grandes facilitadores da contabilidade consultiva, não só por acelerar processos e gerar mais tempo para o contador, mas também por aumentar a eficiência do trabalho desempenhado, dando mais credibilidade ao profissional.

Pela contabilidade consultiva, é possível estreitar as relações com o cliente, criando um ambiente de confiança mútua, em que as ações são tomadas de forma estratégica, sempre com o intuito de gerar crescimento para as empresas.

Assim, é possível gerar valor para os clientes, oferecendo um serviço moderno, que vai além das atividades automáticas do dia a dia, que dá um diagnóstico preciso da situação financeira da empresa e direciona os melhores caminhos para continuar crescendo.

Contabilidade on-line

Já pensou em oferecer serviços de contabilidade sem estar em um escritório físico? Hoje, com a tecnologia que temos, diversas empresas estão seguindo o caminho da contabilidade on-line, processo que dá mais autonomia para clientes e empresas, que podem atuar de forma mais dinâmica.

Muitos negócios oferecem o serviço de contabilidade completo, com gestão financeira, contábil e fiscal, sem qualquer tipo de contato presencial. Para o cliente, basta contratar os serviços e enviar as informações para ter um resultado amplo em mãos.

Os contadores que atuam on-line contam com o apoio de diversos softwares, apps e programas de análise, que não só realizam as atividades contábeis do dia a dia, como a prestação de contas para a Receita Federal, Imposto de Renda, etc, mas também proporcionam uma análise de dados ampla, que muda o patamar dos negócios.

É possível oferecer serviços de orientação fiscal e trabalhista, avaliação do fluxo de caixa e da saúde financeira, escrituração do livro caixa… os processos são inúmeros!

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Agora que você já sabe tudo sobre a transformação digital, é hora de trazer esses conceitos para a sua empresa. É para isso que nós, da Infoco Digital, estamos trabalhando diariamente.

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Somos uma empresa de contabilidade especializada em certificados digitais. Há mais de 10 anos, atuamos como referência nessa área, produzindo certificados para empresas de todos os portes. Nosso trabalho como Autoridade Certificadora (AC) é garantir que os melhores certificados do mercado estejam na mão de nossos clientes, com suporte completo.

Os certificados digitais são essenciais para modernizar qualquer empresa de contabilidade. Com um documento deste, você reduz o gasto de tempo e recursos com encontros presenciais, reuniões longas, documentações, etc.

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