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Está pensando em emitir um certificado digital em nuvem Bird ID, mas ainda não sabe como realizar a emissão? Não se preocupe, aqui na Infoco vamos te mostrar todos os passos que você deve seguir para emitir o seu documento eletrônico.
Entre outras vantagens, com o Bird ID o usuário não precisa utilizar mídias criptográficas, como Smatcard e Token. Além disso, será possível usá-lo diretamente no seu celular, através do aplicativo (Bird ID), disponível na App Store e no Google Play.
Lembre-se que o certificado digital é o seu documento de identificação no meio eletrônico, uma espécie de CPF ou CNPJ virtual. Com o certificado, o cidadão consegue acessar vários tipos de serviços e assinar documentos com validade jurídica.
Bird ID – Tudo que você precisa saber sobre este Certificado Digital
Onde utilizar o Bird ID?
Antes de conferir o passo a passo para a emissão do seu certificado digital em nuvem, vamos conferir quando e onde você poderá utilizar o seu Bird ID:
- Acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal do Brasil);
- Acessar serviços de contabilidade online;
- Assinatura de contratos, declarações, procurações, etc;
- Assinatura de controle de câmbio;
- Emissão de notas fiscais;
- Envio da declaração do Imposto de Renda;
- Envio do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital);
- Identificação perante a Conectividade Social, FGTS, etc;
- Transferência de veículos;
Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital
Emita o Bird ID através do aplicativo
- Baixe o aplicativo Bird ID (Disponível na App Store e Google Play);
- Crie sua senha que dará acesso ao aplicativo;
- Selecione a opção “Emitir Certificado”, após isso preencha com os dados do documento reservado; Vale ressaltar que caso a validação tenha sido realizada através de videoconferência, o Documento Reservado não estará disponível para você. Sendo assim, no e-mail que foi enviado para você, verifique o nome de usuário e a senha da emissão que cadastrou no sistema de videoconferência;
- Crie uma senha de acesso ao PORTAL do usuário e informe seu telefone;
- Dê um nome para o seu dispositivo;
- Informe o código de verificação que recebeu por e-mail ou SMS. Após isso, clique em “continuar”;
- Depois do término da emissão, clique em “ok”;
Faça a emissão e a validação do seu Bird ID na Infoco
Em nossa página de suporte para o Certificado Digital Digital Bird ID, oferecemos uma visão geral sobre toda a jornada, desde a compra, passando pela validação até a emissão e utilização do Certificado, tudo 100% online, se preferir.
Emissão para Desktop: Utilize o certificado em nuvem como se fosse um token virtual em seu computador, escolha a melhor opção de sistema operacional abaixo:
- Versão Windows
- Versão Mac OS
- Versão Linux
Após realizar o download e emitir o seu Bird Id, siga o passo a passo a passo para poder utilizá-lo em seu computador:
- Após o download, execute o Assistente Desktop, dê um nome para o seu computador e confirme.
- Você vai precisar gerar o seu código OTP. Para gerar o código OTP, basta acessar o aplicativo em seu celular, digitar o PIN (senha criada durante o seu atendimento) e em seguida, digitar o código de 6 dígitos no computador.
- Depois, é só digitar seu CPF/CNPJ e o código OTP para concluir a instalação.
Atenção, a opção de suporte não se aplica para os sistemas operacionais que foram descontinuados.
Emissão para Mobile: Faça o download do aplicativo no seu celular e emita o seu certificado
Como você pode ver, em nossa página de suporte você encontrará todas as etapas para emitir e validar o seu Bird ID. No entanto, entendemos que podem aparecer algumas dúvidas durante o processo. E nessas horas a Infoco estará sempre presente e preparada para te auxiliar. Disponibilizamos um vídeo em nosso canal no YouTube, lá você também encontrará o passo a passo para emitir o seu certificado digital em nuvem.
Passo a passo para emissão de Certificado em nuvem – Infoco Digital
Na Infoco você pode validar o seu certificado de três maneiras
Videoconferência: A Instrução Normativa n° 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, proporcionou nosso novo serviço de videoconferência, com ele você não precisa sair de casa para adquirir o seu Certificado Digital, pode fazer a compra online e a validação por videoconferência, veja quem pode aproveitar essa modalidade:
- Se você já possui um Certificado Digital de qualquer Certificadora, está apto a realizar a videoconferência.
- Se você possui uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também está apto.
Após adquirir o Certificado Digital faça o agendamento da videoconferência clicando aqui. Você precisará do número do voucher do Certificado adquirido.
Validação VIP: A validação presencial está acontecendo com agendamento prévio. Recomendamos que ligue antes para verificar possíveis alterações de funcionamento.
A validação VIP é mais um serviço disponibilizado pela Infoco, onde nosso atendente irá até sua residência ou empresa para fazer a validação de seu Certificado Digital. É só ligar para consultar valores e disponibilidade.
Validação Presencial: Nessa modalidade você escolhe a unidade mais próxima, pode agendar um horário para a visita e já emite o seu certificado na hora com a ajuda de nosso atendente.