fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

Dinheiro esquecido: Saiba mais

Em 2022, o Banco Central deu início a campanha de devolução dos “valores esquecidos” pelos brasileiros em seus respectivos bancos. Vale destacar que a iniciativa atende pessoas físicas (CPF), e pessoas jurídicas (CNPJ).

Banco Central e dinheiro “esquecido”: Como consultar e a importância do Certificado Digital para garantir a segurança do acesso

A campanha que foi anunciada no começo do ano, mais precisamente no mês de fevereiro, teve a sua primeira fase encerrada no mês de abril, após 27,5 milhões de pessoas e 270 mil empresas descobrirem as quantias que estavam esquecidas nos bancos, e resgatarem o valor.

Após o fim da primeira fase de resgate dos valores a receber, o Banco Central chegou a comunicar uma nova rodada de consulta e liberação. A intenção era que a 2ª fase pudesse ter início no dia 2 de maio.

No entanto, após 48 dias, ainda não existe nenhuma definição da data de quando a nova fase terá início. Vale lembrar que a nova fase deverá devolver até R$ 4,1 bilhão para a população brasileira.

A operação foi prejudicada pela greve dos servidores

Um dos grandes motivos que justifica o adiamento da segunda fase do sistema de valores a receber, é a greve dos servidores do Banco Central.

Banco Central: Mesmo com a greve, autoridade monetária afirma que existe um plano para manter sistemas críticos 

A greve, que se intensificou no final do mês de abril, ainda ocorre sem nenhum tipo de previsão de encerramento. Sendo assim, a operação segue sendo adiada e não possui nenhum tipo de previsão quanto à sua volta.

Na última terça-feira (14), o Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal), comunicou que os servidores do órgão aprovaram a continuidade da greve por um período indeterminado. Portanto, mesmo após o governo afirmar que os servidores não terão nenhum tipo de reajuste salarial em 2022, a greve segue de pé.

Lembrando que a informação de que não haveria nenhum tipo de reajuste salarial, já havia sido informada aos funcionários do órgão, por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

Dinheiro esquecido: Segunda fase

Estão previstas novas situações de consultas para a segunda fase. Sendo assim, até quem consultou, e teve dinheiro ou não para resgatar, vão poder participar da nova operação. 

Para finalizar, a segunda fase de consultas não irá exigir o agendamento para a realização da consulta. Agora, tudo será feito na primeira consulta. O cidadão irá identificar os valores a receber, e logo em seguida solicitar o resgate. 

Como criar uma conta no gov.br

Se você ainda não possui uma conta no gov.br, saiba que você pode realizar o cadastro pelos seguintes caminhos:

Clique aqui e emita o seu Certificado Digital na Infoco