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No dia 7 de fevereiro de 2022, o Banco Central anunciou que será criada uma nova página na internet para o serviço de consultas a recursos que estão “esquecidos” nos bancos.
As consultas estavam suspensas após uma grande demanda de acessos derrubar a página do Banco Central na internet, no dia 25 de janeiro. Na última segunda-feira (14/02), a consulta de valores foi retomada
A partir de agora, o endereço para consultar os valores esquecidos será o valoresareceber.bcb.gov.br. Sendo assim, não será mais possível realizar a consulta através do site do Banco Central.
De acordo com a instituição, os valores que estão esquecidos nos bancos vão ser devolvidos a partir do dia 7 de março de 2022. Para acessar o sistema de consultas, o usuário deverá fazer um cadastro pelo site sso.gov.br ou através do aplicativo gov.br.
O Banco Central explicou que apenas depois de acessar o sistema, e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.
Após o restabelecimento do serviço, em uma página específica, o primeiro acesso do cliente será utilizado apenas para verificar se existem ou não recursos disponíveis. No primeiro momento, basta informar o CPF ou CNPJ.
Depois de realizar a primeira consulta, o cliente do banco receberá uma data e um período estabelecido para consultar e poder solicitar o resgate do saldo existente. As datas vão ser agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da fundação da empresa.
Confira o calendário:
Na primeira etapa do serviço, aproximadamente R$ 3,9 bilhões vão ser devolvidos para 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Os valores são consequência de:
- Contas correntes e/ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados referentes a grupo de consórcio finalizados;
- Tarifas e parcelas, ou obrigações relativas a operação de crédito cobradas de forma indevida. Para isso, a devolução deve estar prevista no “Termo de Compromisso” assinado pelo banco com o BC;
No total, o Banco Central projeta que os clientes vão receber cerca de R$ 8 bilhões. Deste montante, R$ 900 mil foram resgatados. Enquanto o restante, será disponibilizado ao decorrer de 2022.
Como realizar a consulta:
- Entre no site https://valoresareceber.bcb.gov.br/;
- De acordo com o BC, os clientes devem informar o CPF, no caso das pessoas físicas, e o CNPJ, no caso das empresas;
- Será informado uma data para consultar os valores e solicitar o saque;
- Retorne a página https://valoresareceber.bcb.gov.br/;
- Use seu login do gov.br para acessar o sistema;
- Depois do acesso, consulte o valor e solicite a transferência;
Como criar uma conta no gov.br
Se você ainda não possui uma conta no gov.br, saiba que você pode realizar o cadastro pelos seguintes caminhos:
- Site: (https://sso.acesso.gov.br)
- App IOS: link IOS
- App Android: link Android
Como aumentar a segurança da conta do gov.br
Existem três níveis de segurança na página do gov.br:
- Bronze
- Prata
- Ouro
Após ser criada, a conta é iniciada no nível bronze, que oferece apenas o acesso parcial aos serviços digitais do governo, e que possui o grau de segurança estabelecido como básico.
Ao entrar na conta, o usuário é informado sobre o nível da conta. Caso queira aumentar o nível, é preciso seguir as instruções ou clicar em “Privacidade/Selos de Confiabilidade”.
Como passar para o nível prata
- Através da validação facial no aplicativo do gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH)
- Se o cidadão for um servidor público federal, será necessário realizar a validação dos dados com usuário e senha do Sigepe
- Validação dos dados pessoais através do internet banking de um banco credenciado
Nível ouro
- Validação facial através do app gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral
- Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil
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