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No dia 7 de fevereiro de 2022, o Banco Central anunciou que será criada uma nova página na internet para o serviço de consultas a recursos que estão “esquecidos” nos bancos.

As consultas estavam suspensas após uma grande demanda de acessos derrubar a página do Banco Central na internet, no dia 25 de janeiro. Na última segunda-feira (14/02), a consulta de valores foi retomada

A partir de agora, o endereço para consultar os valores esquecidos será o valoresareceber.bcb.gov.br. Sendo assim, não será mais possível realizar a consulta através do site do Banco Central.

De acordo com a instituição, os valores que estão esquecidos nos bancos vão ser devolvidos a partir do dia 7 de março de 2022. Para acessar o sistema de consultas, o usuário deverá fazer um cadastro pelo site sso.gov.br ou através do aplicativo gov.br.

O Banco Central explicou que apenas depois de acessar o sistema, e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.

Após o restabelecimento do serviço, em uma página específica, o primeiro acesso do cliente será utilizado apenas para verificar se existem ou não recursos disponíveis. No primeiro momento, basta informar o CPF ou CNPJ.

Depois de realizar a primeira consulta, o cliente do banco receberá uma data e um período estabelecido para consultar e poder solicitar o resgate do saldo existente. As datas vão ser agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da fundação da empresa.

Confira o calendário:

Na primeira etapa do serviço, aproximadamente R$ 3,9 bilhões vão ser devolvidos para 24 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Os valores são consequência de:

No total, o Banco Central projeta que os clientes vão receber cerca de R$ 8 bilhões. Deste montante, R$ 900 mil foram resgatados. Enquanto o restante, será disponibilizado ao decorrer de 2022.

Como realizar a consulta:

Como criar uma conta no gov.br

Se você ainda não possui uma conta no gov.br, saiba que você pode realizar o cadastro pelos seguintes caminhos:

Como aumentar a segurança da conta do gov.br

Existem três níveis de segurança na página do gov.br:

Após ser criada, a conta é iniciada no nível bronze, que oferece apenas o acesso parcial aos serviços digitais do governo, e que possui o grau de segurança estabelecido como básico.

Ao entrar na conta, o usuário é informado sobre o nível da conta. Caso queira aumentar o nível, é preciso seguir as instruções ou clicar em “Privacidade/Selos de Confiabilidade”.

Como passar para o nível prata

Nível ouro

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