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Governo Federal: Saiba mais
O Ministério da Economia instituiu o “Tramita.GOV.BR” como sua nova plataforma digital de comunicações entre os sistemas de processos administrativos eletrônicos (SPE). A adoção e expansão da nova solução, possui o objetivo de implementar um padrão para os trâmites totalmente digitais dos processos administrativos eletrônicos, além dos documentos avulsos entre os diferentes órgãos da Administração Pública.
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A plataforma padroniza sistemas para que conversem entre si e substitui o barramento de serviços já utilizado por 129 órgãos e já é aguardado por outros 70 órgãos e entidades em processo de implantação.
Essa solução trará mais agilidade e transparência, tendo em vista que permite a expedição e o acompanhamento 100% digital dos processos administrativos eletrônicos, reduzindo o tempo de tramitação, além de diminuir os custos ambientais e financeiros, uma vez que elimina os gastos com armazenamento, envio físico e impressão.
O Ministério da Economia é o responsável pela centralização da infraestrutura do sistema. Vale ressaltar que o Tramita.GOV.BR poderá ser cedido, através do termo de adesão, aos demais órgãos e entidades dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
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Vantagens que o Tramita.GOV.BR oferece
- Confirmação da realização do trâmite de processos/documentos avulsos;
- Infraestrutura centralizada pelo Ministério da Economia;
- Redução de custos financeiros e ambientais associados à impressão e à tramitação física;
- Redução do tempo de tramitação entre órgãos/entidades;
- Tramitação 100% digital;
- Tramitação segura de processos/documentos avulsos;
- Trâmite eletrônico independentemente da tecnologia e sistema de processo eletrônico adotado, devido à definição e ao estabelecimento de um protocolo comum para tramitação;
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Como aderir
A plataforma Tramita.GOV.BR é ofertada e gerenciada pelo Departamento de Processo Eletrônico em Rede da Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
Órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional que ainda não utilizavam o “Barramento” terão que implementar o Tramita.GOV.BR, a partir do dia 1º de dezembro deste ano.
Acesse o passo a passo para iniciar a implantação do Tramita.GOV.BR no portal do Processo Eletrônico Nacional (PEN).
Com informações dos sites aarb.org.br e contabeis.com.br