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2021 está quase chegando ao fim. Nesses últimos meses do ano, as empresas devem olhar para o futuro, e definir as estratégias e medidas que serão tomadas no próximo ano. Na contabilidade, ter essas diretrizes em mente é muito importante para obter sucesso. Está na hora de planejar 2022.

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Se planejar é essencial, seja você um empresário autônomo, ou o dono de uma grande empresa de contabilidade. Agora é o momento de traçar as principais estratégias e metas para se preparar para os desafios do próximo ano.

É sobre isso que vamos falar nesse artigo: a importância de se planejar e as principais formas que um contador tem de se organizar para os desafios do futuro. Leia mais abaixo!

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A importância de se planejar

Iniciar um ano sem um planejamento estratégico é como velejar no mar sem um rumo, totalmente à deriva. Sem um objetivo, perdemos tempo e energia investindo em coisas que não funcionam. Não chegamos a lugar algum.

É claro que nem tudo está sob o nosso controle. A pandemia mostrou isso. Em contextos de crise financeira, social e política, planejar se torna ainda mais necessário, porque os imprevistos se tornam ainda mais fatais. Por isso, precisamos nos preparar para enfrentá-los.

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Em uma área como a da contabilidade, planejar é questão de sobrevivência. Lidamos com números concretos, com dados que são sensíveis e essenciais para a saúde financeira de qualquer negócio. Assim, precisamos buscar uma certa previsibilidade, por mais difícil que seja.

A importância de se planejar está nessa busca por ser mais competitivo. Por avaliar o que deu certo no ano anterior e o que precisa melhorar urgentemente no futuro. 

Como planejar 2022

Em 2022, ainda vamos estar em um contexto de pandemia, mas com uma luz no fim do túnel. Apesar das consequências da crise econômica, a vacinação está avançando e o cenário aponta para uma melhora

Entretanto, também precisamos nos preparar para o pior. Lidar com estratégias exige essa visão fria, de olhar para os dados e pensar em todas as possibilidades, todos os cenários diferentes que podem, ou não, prejudicar a sua empresa.

Por isso, abaixo vamos listar algumas medidas que devem ser tomadas na hora de montar o seu planejamento estratégico para 2022. Vamos tocar nos principais pontos que devem ser assunto de discussão nas lideranças do seu negócio, para atingir os objetivos do ano.

Para te ajudar nesse processo de planejamento para 2022, recomendamos o uso da nossa Agenda de Compromissos em 2022. Esse material, que pode ser encontrado no nosso site, traz um calendário com os principais compromissos do ano, que vai te ajudar a estar sempre à frente na hora de executar ações.

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1) Defina objetivos para planejar 2022

Na hora de montar o seu planejamento estratégico, é essencial definir os objetivos do seu negócio. Também é interessante definir não só as metas de curto prazo, que devem ser realizadas nos próximos meses, mas também aquelas de médio e longo prazo.

Qual o objetivo principal do seu negócio? Em cima dele, quais ações você pode tomar em 2022 para chegar mais perto desse objetivo? Como essas ações podem ser distribuídas ao longo dos meses? Tudo isso deve ser definido por você.

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Se você quer, por exemplo, se tornar uma referência em contabilidade no seu estado, dentro dos próximos 10 anos, é preciso definir que atitudes podem ser tomadas em 2022 para aproximar sua marca desse objetivo.

Com metas claras em mente, fica mais fácil para que todos os colaboradores saibam o que deve ser feito, trabalhando em busca de um objetivo em comum.

2) Pense no contexto

Para funcionar, o seu planejamento precisa ser concreto. Precisa estar baseado em dados e situações da realidade. Para isso, ele precisa levar em conta não só o contexto da sua empresa, mas do mundo em que ela está inserida.

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Como está o mercado? Quais são as perspectivas para 2022? Você teve lucro ou prejuízo em 2021? Com base nisso, o quanto você pode investir?

Tudo isso precisa estar alinhado dentro do seu planejamento para 2022. Não adianta nada criar metas grandiosas se você não tem capacidade de cumprir, especialmente se for por conta de um contexto desfavorável, que você não pode mudar sozinho.

3) Renove valores

Antes de tudo, reflita: os valores da sua marca continuam sendo os mesmos? Eles estão alinhados com o que os colaboradores pensam, ou precisam ser alterados para continuarem fazendo sentido?

Parece abstrato, mas não é. Uma marca sempre deve rever seus valores, para saber se eles estão sendo aplicados na prática, se precisam ser reestruturados. Todos os colaboradores devem partilhar desses valores em comum.

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Mais do que isso, é preciso definir ações que vão colocar esses valores da sua marca em evidência.

4) Defina estratégias

Além disso, para atingir os objetivos que citamos acima, é preciso ter boas estratégias de mercado. Se você quer buscar um público-alvo específico, defina uma estratégia de comunicação, produtos e serviços, que funcione de forma integrada, para planejar 2022 e atingir essas pessoas.

O mercado está muito competitivo. Ter um diferencial é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. 

É nesse momento que o seu diferencial deve aparecer. Crie estratégias que valorizam aquilo que sua marca tem de melhor, para construir autoridade no mercado e posicionar seu negócio como um líder do segmento.

5) Trabalhe com metas concretas

Por fim, para terminar de planejar 2022, é importante trabalhar com metas concretas, com dados que podem ser mensurados e estratégias que podem ser ajustadas, de acordo com a necessidade.

É muito importante trabalhar com conceitos como o das KPIs, conhecidos como Indicadores-chave de Desempenho, que são metas baseadas em dados, que são estabelecidas para avaliar se você está tendo sucesso ou não nos objetivos.

Exemplo: se você tem a meta de expandir sua atuação no Brasil, um KPI pode ser conquistar 5 clientes fora do seu Estado ao longo do ano. Da mesma forma, outras metas devem ser definidas com base nesses dados concretos.

Assim, você consegue ter um negócio mais pautado na realidade, com um planejamento que faz sentido e que acima de tudo, é fácil de cumprir.

Aqui na Infoco Digital, trabalhamos com metas que realmente funcionam para nós e para nossos clientes. Somos pautados pela tecnologia, com o uso de ferramentas como o certificado digital.

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