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Sua empresa de contabilidade já está nas redes sociais? Se a resposta para essa pergunta é “não”, temos algo importante para te dizer: você está perdendo tempo!

É possível divulgar uma empresa em diversos canais de mídia. Rádio, televisão, jornal, revistas… todos podem aumentar o alcance de uma marca, mas hoje, em 2021, não há plataforma mais bem-sucedida do que a internet. Além de ser o meio mais barato, é o mais democrático, que abre espaço para que pequenas, médias e grandes empresas participem livremente.

Portanto, a internet é hoje o melhor lugar para divulgar qualquer negócio, especialmente nas redes sociais, que são muito fortes no Brasil. De acordo com a Statista, empresa que coleta dados sobre as redes sociais no mundo, mais de 160 milhões de brasileiros usam alguma rede social em 2021

Neste artigo, vamos te ajudar a se posicionar pela primeira vez nas redes sociais. Além de trazer algumas dicas sobre boas práticas, vamos falar sobre quais plataformas são realmente relevantes e como as redes sociais auxiliam o trabalho do contador no dia a dia. Vamos lá!

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Entrando nas redes sociais

Os perfis corporativos podem fazer muito sucesso nas mídias sociais. Hoje, as grandes marcas promovem campanhas diárias nas principais plataformas, atraindo assim milhões de seguidores, que se tornam clientes em potencial.

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Isso também é verdade para as empresas de contabilidade. Com as estratégias certas, é possível atrair seguidores de diversos perfis, que vão agregar bastante na dinâmica do seu negócio.

Criar uma conta empresarial em uma rede social exige um planejamento. Não basta criar um perfil e sair postando de qualquer jeito. Para ter sucesso, é necessário definir alguns pontos como:

  1. Personalidade e voz da marca;
  2. Plataformas em que o negócio estará presente;
  3. Tipo de conteúdo que será divulgado;
  4. Frequência de postagens;
  5. Qual público-alvo será atingido.

Além desses cinco pontos básicos, há outra etapa primordial: a contratação de uma equipe qualificada, sendo ela terceirizada ou não. É fundamental ter bons designers e redatores trabalhando para construir um bom conteúdo.

Boas práticas

Se você já definiu a personalidade da sua marca nas redes e seguiu todos os passos que citamos acima, é importante ter conhecimento sobre as boas práticas nas redes sociais, ou seja, comportamentos que são considerados positivos. 

É fundamental:

Além dessas regras, que valem para todas as empresas, existem algumas normas específicas para o segmento da contabilidade.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Contabilista, a criação e divulgação de conteúdo, em qualquer veículo de comunicação, que ofenda ou diminua um colega, colaborador e empresa do ramo, está proibida. Todo profissional contábil deve respeitar os concorrentes e agir de forma limpa, sem deslealdade, agressões ou notícias falsas.

Além disso, é importante evitar comparações pejorativas entre empresas e profissionais, promoções infundadas e qualquer tipo de menosprezo a órgãos contábeis.

Ou seja, na hora de entrar nas redes sociais, é importante ter um código de ética exemplar e uma conduta firme, justamente para não sujar a imagem da sua empresa. Essa imagem, inclusive, é amplamente afetada pelas redes em que você está presente e pela forma em que você se manifesta nelas.

Em quais redes sociais minha empresa deve estar presente?

Nem toda rede social é fundamental para a estratégia do seu negócio. Apesar de muito parecidas (em alguns casos) em termos de ferramentas, as redes sociais possuem lógicas diferentes de comunicação. São públicos diferentes, linguagens distintas e propostas diversas. Não dá para usar todas da mesma forma e nem sempre é necessário usar todas para se comunicar.

Porém, há um outro lado nessa moeda. Não é necessário ser ativo em todas as redes, mas é importante se atentar para o fato de que sua empresa sempre estará em todas as plataformas, de uma forma ou de outra. Os usuários conversam sobre empresas, discutem se gostam ou não dos produtos. Mesmo naquelas em que a própria marca não está presente.

Por isso, estar em todas as redes, mesmo que de uma forma passiva, em alguns casos, é uma forma de participar das conversas. De acompanhar o que os usuários pensam sobre o seu negócio e esclarecer dúvidas.

Agora, para produzir conteúdo de qualidade e relevância, recomendamos as seguintes redes sociais para os contadores:

  1. Instagram: é uma rede interativa, com milhões de contas comerciais de sucesso;
  2. Facebook: apesar de não ser tão popular como antes, ainda é relevante;
  3. LinkedIn: é uma rede totalmente voltada para o mundo corporativo;
  4. WhatsApp: é o principal canal de comunicação entre pessoas no Brasil.

Ter conta nessas redes pode levar a sua marca para um outro nível de interação com o público, beneficiando o seu negócio de diversas formas.

Crescendo e interagindo

Não há como fugir: estar nas redes sociais é essencial para qualquer empresa. Para quem está no ramo da contabilidade, é um caminho positivo para ganhar clientes de forma orgânica, sem precisar gastar milhares de reais em publicidades de mídia física.

Além disso, é um espaço fundamental para estabelecer diálogos e esclarecer as dúvidas de milhares de pessoas, que muitas vezes não entendem os processos e termos da contabilidade.

Esperamos que esse texto te ajude a entrar nas redes sociais de forma mais profissional e prática. Para mais dicas sobre o assunto, recomendamos o blog da Opcevê, agência de marketing do Grupo Infoco, que em toda semana traz dicas sobre marketing de conteúdo e comunicação de uma forma geral.

Você também pode ter acesso ao nosso e-book: “Rede Social para contabilidade”, que traz dicas específicas para quem está iniciando sua trajetória nas mídias sociais. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo nosso site. Conheça também todas as nossas soluções em certificação digital!