fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

O número de emissões de Certificados Digitais no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), apresentou recorde pelo 22º mês consecutivo. Isso porque o mês de março conseguiu fechar com 694.481 novos certificados emitidos. O resultado é 15,2% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Ebook: 11 grandes funções do Certificado Digital

O resultado do último mês entrou para a história como o terceiro melhor já registrado na história da ICP-Brasil. Lembrando que o maior número de emissões já apresentado foi em agosto de 2021, quando foram registrados 705 mil novos certificados emitidos. Enquanto isso, o segundo maior número apurado foi em junho do mesmo ano, no período foram registrados 697 mil novos certificados digitais.

Ebook: Guia completo do Certificado Digital

“No que depender do trabalho e empenho do ITI, estaremos, mês a mês, contribuindo para o crescimento das emissões de Certificados Digitais ICP-Brasil no país”. Declarou o Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Carlos Fortner.

Só em 2022, já foram emitidos 2.120.764 novos certificados. Até a última quinta-feira (21), o número de Certificados Digitais ativos era de quase 11 milhões.

O que é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), representa um órgão autônomo de esfera federal ligado à Casa Civil. Ele possui a função de controle em relação a ICP-Brasil, sendo considerada a primeira autoridade da cadeia de certificação, a Autoridade Certificadora Raiz, popularmente conhecida como AC Raiz.

Certificados Digitais ICP-Brasil

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), é um conjunto de entidades, regulamentos e procedimentos criados para sustentar o sistema criptográfico brasileiro, que é a base da segurança dos certificados digitais. 

Ela foi criada por meio da Medida Provisória 2.200-2, instituída no dia 24 de agosto de 2001. Com o crescimento das transações eletrônicas, o Governo brasileiro entendeu que havia uma necessidade de regulamentar esse processo, tornando-o mais seguro para as empresas e pessoas físicas envolvidas. Assim surgiu a ICP-Brasil.

A ICP-Brasil é mantida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão coordenado pela Casa Civil, vinculada ao Governo Federal. Desta forma, a ICP-Brasil se estabelece como a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) do Brasil, coordenando todas as outras empresas do mercado da certificação digital.

O que é ICP-Brasil?