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Após cinco meses do lançamento do Cadastro Inclusão, somente 3% das pessoas que possuem algum tipo de deficiência realizaram a emissão de um certificado digital, documento que facilita o acesso às políticas públicas brasileiras. 

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Pegando os dados desde o dia 21 de março deste ano, aproximadamente 60 mil certificados digitais foram emitidos, dentro de um universo onde temos 2,6 milhões de pessoas que estão dentro da base de dados do programa.

Ernandes Quirino da Silva, presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru, na cidade de Pernambuco, afirmou que ainda não está sabendo de maiores detalhes a respeito da nova iniciativa. 

De acordo com a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, as informações a respeito do Cadastro Inclusão são divulgadas através de vídeos institucionais da própria secretaria. O secretário Cláudio Panoeiro reforça que o programa evita a necessidade de ficar emitindo laudos médicos sempre que se precisa comprovar a condição de pessoa com deficiência.

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Vale destacar que até o momento, só vão poder emitir o certificado digital pelo Cadastro Inclusão, aquelas pessoas que tenham algum tipo de deficiência que estão na base de dados do BPC, Benefício de Prestação Continuada, ou que recebem aposentadoria por invalidez.

O cadastro pode ser realizado através do aplicativo GOV.BR, e a solicitação pelo aplicativo ou portal MEU INSS.

Ainda de acordo com a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência, eles estão em uma fase de estudo, no qual desejam incluir as quase 15 milhões de pessoas com deficiência que ainda não estão na base de dados do Cadastro.

Ao adquirir o seu certificado de pessoa com deficiência, o cidadão terá acesso às 34 políticas públicas federais, como por exemplo:

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Com informações da Agência Brasil