fbpx

Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com dados do Estudo de Pagamentos GMattos, o Pix (sistema de pagamento instantâneo) bateu novo recorde como forma de pagamentos no e-commerce, agora a modalidade divide o segundo lugar com os boletos. Em primeiro lugar no ranking, segue o cartão de crédito, no entanto, com menos possibilidades de parcelamento em 12 vezes sem juros.

PIX: Saiba mais sobre o sistema de pagamentos feito pelo Banco Central

Vale destacar que o estudo tomou como base 59 lojas online, quantidade correspondente a 85% do comércio eletrônico do país. 

Segundo alguns analistas, a redução na quantidade de parcelas do cartão de crédito, é vista como uma forma incentivo das lojas para que os cliente passem a optar por pagamentos em uma quantidade menor de parcelas e sempre que possível, possa optar pelo pagamento à vista.

Quando o levantamento começou a ser realizado, no começo de 2021, a quantidade de lojas que aceitavam o Pix como forma de pagamento era de 16,9%. Já no mês de julho deste ano, o percentual aumentou 78%, um aumento bem considerável. De acordo com a avaliação da GMattos, a aceitação do Pix pode chegar a marca de 92%.

E-commerce: Conheça 4 dicas fundamentais sobre o tema 

O aumento da utilização do Pix pode ser explicado pela praticidade e pela rápida popularidade do sistema entre os brasileiros. Além disso, constantemente, os lojistas têm oferecido descontos para os clientes realizarem os pagamentos através do Pix. Essa vantagem tem contribuído, e muito, para o crescimento dessa forma de transferência.

Para finalizar, a consultoria acredita que não vai demorar muito para que o Pix ultrapasse os boletos na quantidade de vendas. Até o momento, mesmo com o crescimento do sistema, o boleto segue estável quando consideradas as formas de pagamentos aceitas no e-commerce.

Ebook: Transformação Digital para contabilidades 

Ranking de formas de pagamento no e-commerce

Um estudo divulgado pela mesma consultoria elaborou um ranking indicando as formas de pagamento das lojas online no mês de maio de 2022, confira:

Agora, confira o estudo mais recente: