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Empreender é sempre difícil, independentemente do segmento. É uma decisão que exige grande capacidade de gestão, olhar crítico e esforço diário para fazer o negócio decolar. No ramo da contabilidade, essas exigências são ainda maiores, muito por conta da complexidade da área.

Quem quer começar um escritório de contabilidade do zero precisa estudar o mercado com profundidade e desenvolver vários conhecimentos de gestão. É preciso conquistar colaboradores de alta qualidade, buscar parcerias estratégias, investir em marketing e estar atento às grandes oportunidades do mercado.

O Grupo Infoco começou a sua trajetória como um escritório de contabilidade. Hoje, com muito trabalho, criamos uma rede de empresas voltadas para a certificação digital. Neste artigo, vamos dar 5 dicas para quem quer iniciar um escritório de contabilidade e construir uma história no mercado. Vamos lá!

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1) Plano de negócios

Quando atende clientes empreendedores, o contador sempre dá aquele conselho fundamental: faça um plano de negócios. Esse conselho vale também para quem está montando um escritório de contabilidade.

Não dá para chegar no mercado sem um plano traçado, sem uma estratégia definida. O sucesso surge muitas vezes da improvisação, é verdade, mas, em geral, empresas com um bom planejamento se dão melhor.

Por isso, antes de começar as atividades é importante reunir os sócios e definir pontos como: quais serviços a empresa vai prestar, qual é o público-alvo do negócio, qual será o serviço e/ou produto diferencial que a empresa vai oferecer, qual é a capacidade de investimento atual e qual é a perspectiva para o futuro, qual será o ramo de atuação do escritório (segmentado ou contabilidade de uma forma geral).

Além de botar o plano de negócios em prática, é importante estudar o mercado para entender como as outras empresas estão atuando. É necessário saber qual o diferencial de cada uma delas, quais são as inovações que estão buscando e como isso pode afetar o mercado no futuro.

Entender a concorrência não serve apenas para “fazer melhor”, mas também para aprender com quem já está há muito tempo no mercado.

2) Equipe de qualidade

Não dá para começar um negócio sem pensar na montagem de uma equipe forte e preparada. Se você começa com um orçamento baixo, essa questão se torna ainda mais importante, afinal, o empreendedor deve ser certeiro em suas escolhas.

É sempre importante apostar em jovens talentos, mas também em gestores competentes, com grande experiência no mercado. Não adianta nada ter ideias inovadoras e disruptivas se você não consegue fazer o básico corretamente. É preciso ter profissionais capacitados para fazer o negócio funcionar, diariamente.

O tamanho da equipe vai depender do porte do escritório que você está montando. Existem empresas de contabilidade que funcionam com muitos colaboradores, divididos em dezenas de departamentos. Outras, contam apenas com uma equipe única, reduzida, com uma equipes de atendimento e comercial separadas de todo o resto.

Também é importante definir quais tarefas serão terceirizadas. Em muitos casos, você não precisa ter determinados serviços dentro da sua própria equipe, principalmente se for um serviço feito de forma ocasional. Por isso, é importante avaliar se a terceirização vale a pena para o seu negócio.

3) Ter uma boa parceria

É muito mais fácil começar um negócio quando você tem uma parceria de sucesso. Empresários experientes, empresas com mais tempo de estrada… todos podem te ajudar a alcançar o seu objetivo mais rápido e não estamos falando apenas do aspecto financeiro.

Ter uma empresa de referência é muito importante para quem está começando. Em alguns casos, parcerias fortes oferecem até mesmo uma estrutura de trabalho, que pode envolver uma parte logística presencial (espaço físico) ou digital (implementação de sistemas).

O Grupo Infoco é um exemplo disso. A empresa, que começou apenas como Infoco Digital, se expandiu e construiu parcerias fortes ao longo dos anos. A parceria com a Soluti, Autoridade Certificadora, no início da trajetória da Infoco, ajudou no crescimento da empresa, que hoje tem um grupo próprio.

Parcerias sólidas são fundamentais para tornar o seu negócio mais profissional e competitivo logo no início. Não é algo obrigatório, mas é uma vantagem muito importante para qualquer empreendedor que está almejando um crescimento duradouro.

Leia também: Conheça as empresas do Grupo Infoco

4) Contar com uma boa agência de marketing

Muitas empresas acham que investir em marketing é algo que deve estar em segundo plano. Esse é um erro bem comum, que prejudica muitos negócios que estão começando. O trabalho de comunicação é importante para qualquer segmento. Clínicas, escritórios de advocacia, empresas de engenharia… todos se beneficiam de um bom investimento em marketing e publicidade.

É compreensível que muitas empresas não tenham a mão de obra para dar início a um bom trabalho de marketing. Ter uma equipe forte e competente não é algo simples. É necessário contratar muitos profissionais, como redatores, designers, programadores, etc, para executar o serviço com qualidade.

Uma boa opção é terceirizar esses serviços. Contar com uma parceria voltada para o marketing especializado, como é o caso da Opcevê, empresa do Grupo Infoco que cuida da comunicação de todas as marcas parceiras.

Essa comunicação passa pela criação de um bom site, redes sociais ativas (principalmente no Instagram e no LinkedIn) e produção de conteúdo constante (artigos, e-books, etc.). 

5) De olho nas oportunidades

Por fim, é importante destacar que todas as empresas devem estar de olho nas oportunidades que aparecem. Parece clichê, mas é verdade: empresas que se fecham para as possibilidades podem acabar se tornando obsoletas.

O Grupo Infoco nasceu por conta desse olhar ativo para as oportunidades. Com a popularização do certificado digital no Brasil, a empresa enxergou um caminho muito positivo nessa tecnologia, investindo pesado para se tornar uma referência no segmento. Deu certo.

É claro que ainda há muito para aprender e evoluir, mesmo com mais de uma década de mercado, mas esse é um exemplo importante de como as oportunidades podem moldar o seu negócio. É importante ter foco e saber o que você quer fazer, mas se fechar para novas possibilidades nunca é algo positivo.

O Grupo Infoco está aqui para oferecer soluções. Oferecemos certificação digital via videoconferência, entre outros serviços de tecnologia e contabilidade. Quer fazer parte da mudança? Então seja nosso parceiro (a).